domingo, 24 de outubro de 2010

ABIGAIL: SENHORA DAS CIRCUNSTÂNCIAS



Lição 5
23 a 30 de outubro

Verso para Memorizar: “No coração do prudente, repousa a sabedoria, e o que há no interior dos insensatos vem ao conhecimento de todos”. Provérbios. 14: 33.

A sabedoria dos chamados homens intelectuais não merece confiança, a menos que tenham aprendido e diariamente estejam aprendendo lições na escola de Cristo. Em sua pretensa sabedoria, homens podem planejar e inventar teorias e sistemas de filosofia, mas o Senhor os chama insensatos e vãos. O Senhor declara: "A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens". E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 136.

As mentes que se ocupam com leituras frívolas, com contos incitantes, ou com a busca de divertimentos, e não demoram o pensamento em Cristo não podem regozijar-se na plenitude de Seu amor. A mente que encontre prazer em pensamentos insensatos e conversação fútil é tão destituída da alegria que vem de Cristo como eram as colinas de Gilboa do orvalho e da chuva. Mente Caráter e Personalidade. Vol. I. Pág. 315.

Pessoa alguma, seja rica, seja pobre, pode glorificar a Deus por uma vida de indolência. Se aos homens cristãos falta sabedoria para trabalhar da maneira mais proveitosa, e fizer cuidadoso emprego de suas faculdades físicas e mentais, deveriam ter humildade e mansidão de espírito para receber conselhos de seus irmãos, de modo que o melhor discernimento deles lhes possa suprir as deficiências. Conselhos Sobre Mordomia. Pág. 121.

DOMINGO: ALGUÉM QUE OUÇA

1ª Como as Escrituras destacam a necessidade de ouvir? Isaias. 28: 23; Mateus. 15: 10; Tiago. 1: 19.

O profeta Isaias certa ocasião pediu ao povo que inclinassem os ouvidos, e ouvissem a sua voz; e que escutassem, e ouvissem o seu discurso. Jesus também conclamou as pessoas para darem atenção ao que Ele estava apresentando. Disse Ele: O profeta Isaias profetizou pelo Senhor a respeito de vocês dizendo, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. E, clamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina.

Os ensinos de Cristo eram tão diferentes das explicações bíblicas feitas pelos escribas e fariseus que prendiam a atenção do povo. Os rabis apegavam-se à tradição, às teorias e especulações humanas. Em todas as oportunidades, despertando-se em um amigo ou adversário qualquer interesse, Ele apresentava a Palavra. Proclamava a mensagem evangélica de maneira clara e poderosa. Suas palavras derramavam abundante luz sobre os ensinos dos patriarcas e profetas, e as Escrituras chegavam aos homens como uma nova revelação. Nunca antes haviam os Seus ouvintes percebido na Palavra de Deus tal profundeza de sentido. A Ciência do Bom Viver. Pág. 21.

O Espírito Santo é um mestre divino. Se prestarmos atenção a Suas lições, tornar-nos-emos sábios para a salvação. Precisamos, porém, guardar bem o nosso coração, pois muitas vezes nos esquecemos das instruções celestiais que recebemos e procuramos agir de acordo com as inclinações naturais de nossa mente não santificada. Cada um deve travar a sua própria batalha contra o eu. Prestai atenção aos ensinos do Espírito Santo. Caso isto seja feito, eles serão constantemente repetidos até as impressões estarem, por assim dizer, para sempre gravadas na rocha. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 35.

2ª Por que Davi ficou tão ofendido pela resposta de Nabal? O que Davi entendeu? I Samuel. 25: 1 – 11.

O que decepcionou e ofendeu a Davi foi à falta de consideração. Davi e seus homens tinham sido como uma muralha protetora aos pastores e rebanhos de Nabal; e agora pediam àquele homem rico que fornecesse de sua abundância algum recurso para suprir a necessidade daqueles que lhe haviam prestado tão valioso serviço.

Davi e seus homens poderiam ter-se servido dos rebanhos e gado; mas não o fizeram. Portaram-se honestamente. Sua bondade, entretanto, nada valera junto a Nabal. A resposta que este enviou a Davi indicava o seu caráter: "Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? Muitos servos há hoje sob seu controle, e cada um foge da sua presença por ser ele um mal senhor. Tomar-me-ia, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?”“. Patriarcas e Profetas. Pág. 665.

Um dos servos de Nabal foi apressadamente a Abigail, esposa de Nabal, depois que este despedira os moços de Davi, e contou-lhe o que tinha acontecido. "Eis que Davi enviou mensageiro”, disse ele, "desde o deserto a saudar o nosso amo, porém ele se lançou (ou os tratou mal) a eles. Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bom, e nunca fomos agravados deles, e nada nos faltou em todos os dias que conversamos com eles quando estávamos no campo. De muro em redor de nós nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas.
“Olha, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque já de todo determinado está o mal contra o nosso amo e contra toda a sua casa”. Patriarcas e Profetas. Pág. 665 e 666.

SEGUNDA: AÇÕES FALAM MAIS ALTO QUE PALAVRAS

3ª Leia I Samuel 25. Qual é a essência da história de Abigail? Que lições podem ser imediatamente tiradas dela? Que perguntas permanecem?

No capitulo 25 de I Samuel encontramos alguém que deixou uma marca registrada como instrumento divino. Em resposta a Davi e sem consultar o esposo, ou contar-lhe sua intenção, Abigail fez um amplo suprimento de provisões, que, posto sobre jumentos, enviou adiante sob o cuidado de servos, e ela partiu para encontrar-se com o grupo de Davi. Encontrou-os no encoberto de um monte. "Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou a terra. E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos." Abigail dirigiu-se a Davi com tanta reverência como se falasse a um rei coroado. Nabal tinha escarnecedoramente exclamado: "Quem é Davi?". Mas Abigail chamara-o "senhor meu". Com amáveis palavras ela procurou abrandar-lhe os sentimentos irritados, e pleiteou com ele em favor de seu esposo. Nada tendo de ostentação ou orgulho, antes cheia da sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou a força de sua devoção para com sua casa, e esclareceu a Davi que o procedimento indelicado de seu marido de nenhuma maneira fora premeditado contra ele como uma afronta pessoal, mas que simplesmente tinha sido a explosão de uma natureza infeliz e egoísta. Patriarcas e Profetas. Pág. 666.

Está revelado que Deus pesa as ações, e todos os que têm sido infiéis em sua mordomia, que têm deixado de remediar os males que estava em seu poder remediar, serão de nenhuma estima nas cortes do Céu. Os que são indiferentes às necessidades dos desvalidos serão considerados mordomos infiéis, sendo registrados como inimigos de Deus e do homem. Os que se servem mal dos meios que Deus lhes confiou para que ajudassem aqueles que necessitam de ajuda, mostram com isto não ter nenhuma relação com Cristo, pois deixam de manifestar a simpatia de Cristo por aqueles que estão em necessidade. Beneficência Social. Pág. 19.

Se nós habitamos em Cristo, se o amor de Deus habita em nós, nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas ações estão em harmonia com a vontade de Deus tal como se expressa nos preceitos de Sua santa lei. Caminho a Cristo. Pág. 61.

4ª O que ensinam os versos a seguir sobre o significado de nossas ações? Mateus. 7: 21; 25: 31 – 46; Tiago. 2: 14 – 17.

Jesus advertiu de que ninguém seja enganado por que nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Portanto, não basta apenas praticar boas obras, é muito importante que estas boas obras estejam em conformidade com a vontade de Deus.

Há muitos que ouvem os ensinos de Cristo, mas não os praticam. Fazem profissão de fé, mas seus frutos são de molde a desgostar aos que não são membros. São jactanciosos, e oram e falam orgulhosamente, exaltando-se a si mesmos, contando suas boas ações e, como os fariseus, agradecendo por assim dizer a Deus porque não são como os outros homens. No entanto esses mesmos supostos crentes são fraudulentos, aproveita-se de outros nos negócios. Não dão bons frutos. Suas palavras e atos são injustos, e ainda eles parecem cegos à própria condição destituída e miserável. Testemunhos Seletos. Vol. I. Pág. 165.

A fé e as obras nos conservarão bem-equilibrados, e nos trarão êxito na obra de aperfeiçoar um caráter cristão. Vivemos num importante e interessante período da história terrestre. Necessitamos de mais fé do que jamais tivemos; precisamos maior firmeza, vinda do alto. Não existe desculpa para o pecado, ou para a indolência. Jesus abriu o caminho, e deseja que Lhe sigamos as pegadas. Se nós desejamos em nosso coração obedecer a Deus, e se fazemos esforços nesse sentido, Jesus aceita essa disposição e esforço como o melhor serviço do homem, e supre a deficiência com Seu mérito divino. Reavivamento e seus Resultados. Pag. 37.

O amor de Cristo é profundo e ardente, fluindo como uma irreprimível torrente para todos que o aceitarem. Não há egoísmo em Seu amor. Esse amor, nascido no Céu, é um princípio permanente no coração, e que se tornará conhecido não apenas daqueles que consideramos mais queridos no relacionamento sagrado, mas de todos com quem entramos em contato. Ele nos levará a expressá-lo em pequenos atos de cortesia, a fazer concessões, a realizar ações de bondade, a falar palavras ternas, verdadeiras e encorajadoras. Levar-nos-á a simpatizar com aqueles cujo coração anseia por simpatia. Cartas a Jovens Namorados. Pág. 17.

TERÇA: TEMPO DE FALAR

5ª Leia cuidadosamente o discurso de Abigail em I Samuel 25: 23 – 31. Contraste com a resposta de Nabal. (v. 10, 11). Qual é a diferença entre as duas?

A sensibilidade cristã que Abigail possuía deu a ela a condição para reconhecer quem era Davi não por medo mais por entender que Deus o havia escolhido como seu ungido e que governaria sobre Israel. Por isso vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, inclinando-se a terra, e, prostrada a seus pés, lhe disse: Ah, senhor meu, minha seja a iniqüidade! Deixa a tua serva falar aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.

Aceita agora este presente que a tua serva trouxe a meu senhor; seja ele dado aos mancebos que seguem ao meu senhor. Perdoa, pois, a transgressão da tua serva; porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, pois meu senhor guerreia as guerras do Senhor; e não se achará mal em ti por todos os teus dias. Quando o Senhor tiver feito para com o meu senhor conforme todo o bem que já tem dito de ti, e te houver estabelecido por príncipe sobre Israel, então, meu senhor não terá no coração esta tristeza nem este remorso de teres derramado sangue sem causa, ou de haver-se vingado o meu senhor a si mesmo. E quando o Senhor fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva.

Estas palavras só poderiam ter vindo dos lábios de quem tivesse participado da sabedoria do alto. A piedade de Abigail, semelhante ao perfume de uma flor, exalava de seu rosto, de suas palavras e ações, sem que disso ela se apercebesse. O Espírito do Filho de Deus habitava em sua alma. Seu discurso, adubado pela graça, e cheio de bondade e paz, derramava uma influência celestial. Melhores impulsos vieram a Davi, e ele tremeu ao pensar quais poderiam ser as conseqüências de seu intuito precipitado. "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus". Oxalá houvesse muitos outros como esta mulher de Israel, que abrandassem os sentimentos irritados, que controlassem impulsos temerários, e com palavras de calma e bem dirigida sabedoria evitasse grandes males! Patriarcas e Profetas. Pág. 667.

Uma vida cristã consagrada está sempre a derramar luz, consolação e paz. Caracteriza-se pela pureza, tato, simplicidade e utilidade. É dirigida por aquele amor abnegado que santifica a influência. Está repleta de Cristo, e deixa um rasto de luz aonde quer que seu possuidor vá. Abigail tinha sabedoria para reprovar e aconselhar.
A paixão (ou o desejo descontrolado de vingança) de Davi esvaiu-se, sob o poder de sua influência e raciocínio. Ele ficou convicto de que assumira uma conduta imprudente, e perdera o domínio de seu próprio espírito. Patriarcas e Profetas. Pág. 667.

A princípio a influencia de Nabal havia contaminado Davi e o descontrole de um atingiu o outro, a reação de Davi com relação à Nabal era a de quem sem pensar iria se nivelar por baixo. Ao enviar Abigail para se encontrar com Davi o Senhor pretendia mostrar para Davi que quando ele foi escolhido era para ser o melhor, agir diferente ser um homem justo e preparado para as adversidades.

Quando Abigail voltou para casa, encontrou Nabal e seus hóspedes em um grande banquete, que tinham convertido em cenas de orgia e embriaguez. Não foi senão na manhã seguinte que ela relatou a seu esposo o que ocorrera em sua entrevista com Davi. Nabal era de ânimo covarde; e, quando se compenetrou de quão perto de uma morte súbita o havia trazido a sua loucura, pareceu achar-se atacado de paralisia. Receoso de que Davi ainda prosseguisse com seus intuitos de vingança, encheu-se ele de terror, e prostrou-se em uma condição de irremediável insensibilidade. Dez dias depois, morreu. A vida que Deus lhe dera tinha sido apenas uma maldição para o mundo. Em meio a seu regozijo e alegria, Deus lhe dissera como disse ao homem rico da parábola: "Esta noite te pedirão a tua alma". Patriarcas e Profetas. Pág. 667.

6ª Qual foi à primeira coisa que Abigail disse a Davi? O que suas palavras nos fazem recordar? O que ela tentou fazer? Êxodo 32: 32; Ester. 7: 2 – 4; Isaias. 53: 12; Daniel. 9: 15 – 19; Romanos. 8: 34.

Abigail intercedeu diante de Davi por seu marido mesmo sabendo que ele era um instrumento de satanás. E disse ela: Ah, senhor meu, minha seja a iniqüidade! Deixa a tua serva falar aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. Rogo-te, meu senhor, que não faças caso deste homem de Belial, a saber, Nabal; porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; mas eu, tua serva, não vi os mancebos de meu senhor, que enviaste. Temos dois personagens em destaque: E Abigail fez corno Moisés que vindo perante o Senhor disse: Oh Senhor! Este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito.

Na oração (intercessora) de Moisés, nosso espírito é dirigido para os registros celestiais, nos quais estão inscritos os nomes de todos os homens, e fielmente registradas as suas ações, quer sejam boas quer sejam más. A intercessão de Moisés em prol de Israel ilustra a mediação de Cristo pelo homem pecador. Patriarcas e Profetas. Pág. 326.

Jesus não deseja que fiquem desprotegidos ante as tentações de Satanás os que por tal preço foram adquiridos. Hoje, está Ele ao altar da misericórdia, apresentando perante Deus as súplicas dos que Lhe desejam o auxílio. Não repele nenhuma criatura chorosa e arrependida. Perdoa abundantemente a todos quantos vão ter com Ele em busca de perdão e restauração. Ele não conta a ninguém tudo quanto poderia revelar, mas manda a toda alma tremente que tenha ânimo. Quem quiser pode apoderar-se da força de Deus, e fazer paz com Ele, e Ele fará paz. A Ciência do Bom Viver. Pág. 90.

QUARTA: O QUE ABIGAIL SE RECUSOU A FAZER

7ª Abigail foi muito franca a respeito do marido. O que isso revela sobre ela? Como esse fato torna sua intercessão em seu favor ainda mais notável? I Samuel. 25: 25 e 26.

Abigail pediu a Davi, não faças caso deste homem de Belial, a saber, Nabal; porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele. Esta atitude de Abigail revela que não tem nenhum valor as orações intercessorias quando feitas por alguém que não anda segundo o propósito divino e que está sob o controle de Belial. Como a oração de intercessão deve ser em favor dos fiéis, então Abigail mencionou o fato de que ela não tinha culpa pelo mau procedimento de seu marido. E argumentou: Eu tua serva, não vi os mancebos de meu senhor, que enviaste.

Então Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!

Que compreende uma intercessão? A intercessão é uma corrente que liga o homem finito ao trono do infinito Deus. O ser humano para cuja salvação Cristo morreu interessa ao trono de Deus, e sua petição é levada por Jesus, que o comprou com o próprio sangue. Nosso grande Senhor e Sumo Sacerdote coloca Sua justiça do lado do suplicante sincero, e a oração de Cristo mistura-se com a do suplicante humano. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 307.

O povo de Deus deve fazer poderosa intercessão junto dele agora em busca de auxílio. Quando é concedido o beneficio o conselho é que os beneficiados devem pôr todas as suas energias no esforço de proclamar a verdade durante o adiamento que foi concedido. ... Evangelismo. Pág. 704.

Aprendei a exercer fé na apresentação do vosso próximo perante o trono da graça, e na intercessão com Deus para que lhes toque o coração. Desse modo pode ser feito trabalho missionário eficaz. Testemunhos Seletos. Vol. III. Pág. 249.

QUINTA: DENTRO E FORA

8ª No contexto do estudo desta semana, o que as últimas palavras de Abigail registradas na Bíblia nos dizem sobre ela? Que outros exemplos bíblicos expõem o mesmo principio em ação? I Samuel. 25: 41.

Quando Davi ouviu que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que me vingou da afronta que recebi de Nabal, e deteve do mal ao seu servo, fazendo cair à maldade de Nabal sobre a sua cabeça. Depois mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por mulher. Vindo, pois, os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos mandou a ti, para te tomarmos por sua mulher. Ao que ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos servos de meu senhor.

"A mulher prudente vem do Senhor". "O coração do seu marido confia nela". "Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida". "Abre sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e reconhecem que ela é bem-aventurada, assim também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas és superior". "Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor". Cartas a Jovens Namorados. Pág. 20.

Se homens e mulheres têm o hábito de orar duas vezes ao dia antes de pensar no casamento, devem fazê-lo quatro vezes quando pensam em dar esse passo. O casamento é uma coisa que influenciará e afetará sua vida, tanto neste mundo como no porvir. O cristão sincero não avançará os seus planos nesta direção sem ter o conhecimento de que Deus aprova seu proceder. Mensagens aos Jovens, pág. 460.

9ª Abigail era uma mulher influente. Apesar de ter cinco servas, ela estava disposta a servir. Quem mais expôs o mesmo dever? Mateus. 20: 28.

Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Toda a vida de Cristo fora de abnegado serviço. "Não... para ser servido, mas para servir". Fora a lição de cada ato Seu. Mas ainda os discípulos não haviam aprendido a lição. Nessa última ceia pascoal, Jesus repetiu Seus ensinos mediante uma ilustração que os gravou para sempre na mente e no coração deles.

Mais de uma vez procurou Jesus estabelecer este princípio entre Seus discípulos. Quando Tiago e João pediram um lugar de preeminência, Ele disse: "Todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a Sua vida em resgate de muitos". Atos dos Apóstolos. Pág. 359.

Para Meditar. Embora possam surgir dificuldades, perplexidades e desânimo, nem o marido nem a esposa abriguem o pensamento de que sua união é um erro ou uma decepção. Resolva cada qual ser para o outro tudo que é possível. Continuai as primeiras atenções. De todos os modos, anime um o outro nas lutas da vida. Procure cada um promover a felicidade do outro. Haja amor mútuo, mútua paciência. Então, o casamento, em vez de ser o fim do amor, será como que seu princípio. O calor da verdadeira amizade, o amor que liga coração a coração, é um antegozo das alegrias do Céu. A Ciência do Bom Viver. Pág. 360.

Embora as mulheres desejem homens de caráter forte e nobre, a quem possam respeitar e amar, essas qualidades precisam estar combinadas com ternura e carinho, paciência e tolerância. A esposa, por sua vez, deve ser alegre, bondosa e dedicada, assemelhando seu gosto ao de seu marido até onde for possível, sem perder sua individualidade. Os dois devem cultivar paciência e bondade, assim esse terno amor de um para com o outro tornará a vida de casados deleitosa e agradável. Cartas a Jovens Namorados. Pág. 31.

Nenhum comentário: