domingo, 24 de outubro de 2010

AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE



Uma parábola viva do Fim do Mundo

Apocalipse

1° Capítulo (continuação)

Verso 9 Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino (João revela aqui que por participar junto a seus irmãos da esperança que há em Cristo, sofria pressão por parte daqueles que eram usados pelo inimigo de Deus), e na paciência de Jesus Cristo (quando temos um relacionamento intimo e decidido com Deus, desenvolvemos uma esperança capaz de suportar quaisquer ataques do inimigo que anseia por fazer-nos abandonar a “fé que uma vez foi dada aos santos” {Judas 1:3}), estava na ilha chamada Patmos (João revela o meio usado por Satanás para isolá-lo da sociedade que tanto necessitava de seu testemunho e seus ensinamentos), por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo.

De novo a mão da perseguição caiu pesadamente sobre o apóstolo. Por decreto do imperador foi João banido para a ilha de Patmos, condenado "por causa da Palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo". Apoc. 1:9. Aqui, pensavam seus inimigos, sua influência não mais seria sentida, e ele morreria, afinal, pelas privações e sofrimentos.
Atos dos Apóstolos, 570.

1) O que Cristo revelou sobre o futuro daqueles que se dispõe a servi-Lo incondicionalmente?
Lucas 21:16 e 17.

Resposta: ______________________________
______________________________________
_____________________________________

O mundo não está hoje em maior harmonia com os princípios de Cristo, do que esteve no dia dos apóstolos. O mesmo ódio que motivou o clamor: "Crucifica-O! Crucifica-O!" (Luc. 23:21), o mesmo ódio que levou a perseguição aos discípulos, ainda opera nos filhos da desobediência. O mesmo espírito que nos séculos escuros enviou homens e mulheres à prisão, ao exílio, e à morte; que concebeu as atrozes torturas da inquisição; que planejou e executou o massacre de São Bartolomeu e acendeu as fogueiras de Smithfield, está ainda agindo com maligna energia em corações não regenerados. A história da verdade tem sido sempre o relato da luta entre o direito e o erro. A proclamação do evangelho sempre tem sido levada avante neste mundo em face de oposição, perigos, perdas e sofrimentos.
Atos dos Apóstolos. 85.

Verso 10
Eu fui arrebatado em espírito (isto é, em um relacionamento intimo com a Divindade através de uma visão), no dia do Senhor (no Sábado, que é o dia estabelecido por Deus para comunhão plena), e ouvi detrás de mim uma grande voz (representa valor e intensidade da mensagem), como de trombeta (advertência, mas sem ameaça),

2) Qual é a promessa Divina para aqueles que são pressionados pelo inimigo de Deus?
I Coríntios 10:13; Salmos 32:8.

Resposta: ________________________
____________________________________
______________________________________

A Tentação não é pecado. Jesus era santo e puro; contudo foi tentado em todas as coisas como nós, mas com uma força e veemência que não há de ser por nenhum de nós experimentada. Na Sua bem-sucedida resistência deixou-nos um belo exemplo a imitar. Se formos confiantes em nós mesmos ou justos aos nossos próprios olhos, Deus nos deixará cair sob a força da tentação; mas se olharmos para Jesus e nEle confiarmos, chamaremos em nosso auxílio um poder que venceu ao arquiinimigo em campo aberto e Ele para nossa tentação dará também o escape. Quando Satanás sobre nós vem como uma avalanche, devemos enfrentar suas tentações com a espada do Espírito, e Jesus, que é o nosso auxílio, levantará por nós um pendão contra ele. O pai da mentira se abala e treme quando a verdade de Deus lhe é lançada em rosto com todo o seu irresistível poder. II Testemunhos Seletos 135 e136.

Verso 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro (João passa agora a testemunhar fatos importantes e recebe a ordem Divina para registrar o que via com o propósito de passar a informação às gerações futuras) e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia (essas gerações passariam por sete fazes distintas, e receberiam por meio de João, instruções para “ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”
{II Timóteo 3:15 e 16}).

Verso 12 E virei-me para ver quem falava comigo (João reconhece a voz tão familiar a si e volta-se repentinamente com total interesse não só na mensagem como também e rever Aquele que
prometera “Virei outra vez” {João 14:3}). E, virando-me, vi sete castiçais de ouro (estes castiçais representam o povo estabelecido por Deus para trazer luz a este mundo tenebroso {Mateus 5:14}, e o ouro aqui representa o valor atribuído por Deus à Sua Igreja);

Verso 13 e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem (trata-se aqui da pessoa de Cristo, o representante legitimo da humanidade perante o Universo, e o andar entre os castiçais representa o cuidado e atenção que presta ao Seus servos), vestido até aos pés de uma veste comprida (símbolo de Sua dignidade) e cingido pelo peito com um cinto de ouro (figura do esforço feito por Cristo para vencer e o valor que esta vitória representa para a humanidade).

3) Como Deus demonstra seu cuidado e atenção para com Seus servos?
Lucas 22:31 e 32.

Resposta: __________________________
_______________________________
_____________________________

Verso 14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve (a cabeça branca aqui representa os planos perfeitos e puros de Cristo para Sua Igreja e os cabelos brancos simboliza a experiência adquirida na árdua batalha contra o mal que o capacita a ser um Sumo Sacerdote eficiente e compassivo {hebreus 4:15}), e os olhos, como chama de fogo (olhar que revela Seu interesse em purificar aqueles que necessitam, a despeito de Seus erros {Lucas 22:61 e62});

Verso 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente (destaca-se aqui o caminho trilhado pelo Salvador que O torna o verdadeiro exemplo de vida para as nações), como se tivesse sido refinado numa fornalha (referindo-se ao sofrimento infligido por Satanás a Cristo, e com isso ficou caracterizado Seu valor moral diante das Suas criaturas, pois “ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”. {Isaias 53:5}); e a sua voz, como a voz de muitas águas (comando sereno e firme que trás benefícios sem fim, revelando Sua imponência e majestade).

Verso 16 E ele tinha na sua destra (isto é, sob Seu comando e cuidado) sete estrelas (representantes fiéis comissionados para direcionar a Igreja); e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios (revela autoridade para julgar com base em Sua Palavra, firmeza e plena consciência das decisões tomadas); e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece (demonstrando a clareza e imparcialidade de Suas atitudes para conosco).

4) A que é comparada a Palavra de Deus e qual a sua eficácia?
Hebreus 4:12.

Resposta_______________________
___________________________
__________________________

Verso 17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto (reconhecendo Aquele que é divino, em sua indignidade, João sentiu sua impotência ); e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas (este é o conforto oferecido por Deus a todos que reconhecem sua total dependência dEle); eu sou o Primeiro e o Último (estou no controle de toda a Historia humana)

Verso 18 e o que vive (o que tem a vida em si mesmo); fui morto (me entreguei à morte para te salvar), mas eis aqui estou vivo para todo o sempre (mas venci pelo poder de Deus). Amém! E tenho as chaves da morte (poder para ressuscitar) e do inferno (poder para resgatar das mãos do Diabo todos que crêem em Meu nome).

5) O que Cristo revelou sobre Si mesmo e que esperança isto nos trás?
João 11:25 e 26.
Resposta__________________________
________________________________
________________________________

Verso 19 Escreve as coisas que tens visto (experiência do profeta com Deus), e as que são (vontade Divina revelada), e as que depois destas hão de acontecer (futuro das nações sob o comando da Divindade):

Verso 20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas (nas revelações dadas por Deus não há mistérios incompreensíveis àqueles que se dispõe a buscar a verdade revelada em Cristo Jesus nosso Senhor).


Olá amigo(a) leitor(a) estamos editando um estudo sobre o APOCALIPSE e gostariamos da sua participação.

Você viu que temos algumas perguntas e gostariamos de sua resposta envie para
prado.7@hotmail.com, basta copiar e colar o estudo no microsoft office word e encaminhar para o endereço de email que teremos o prazer de tirar suas dúvidas com respeito ao estudo do APOCALIPSE.

Nenhum comentário: