domingo, 22 de maio de 2011

O QUE PROMOVE A ATUAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DO INSTRUMENTO HUMANO?

Vocês sabem tudo o que aconteceu em toda a terra de Israel, começando na Galiléia, depois que João pregou a sua mensagem a respeito do batismo. Vocês sabem também como Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Vocês sabem que dotado desse poder Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo, e vocês sabem que Jesus fazia isso porque Deus estava com Ele. Atos. 10: 38.

Portanto, nada façam uns pelos outros por “contenda” (que significa fazer por obrigação) ou fazer para se vangloriar, mas com humildade, e cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o seu próprio problema, porque isso é egoísmo, mas cada um olhe também para o problema que é dos outros, procurando ajudá-lo a superar.

Tenha cada um de vocês em relação ao próximo o mesmo sentimento que possuiu Jesus Cristo. Por que embora Ele fosse Deus não exigiu ser tratado em forma de Deus, Jesus não considerou o ser igual a Deus uma coisa que Ele devia se apegar como prioridade na vida, para Jesus ajudar ao próximo era o Seu compromisso maior junto ao Pai e, portanto, era mais importante do que ele se apresentar como Deus.

Está revelado que Jesus ao contrario de querer ser reconhecido como Deus, Ele abriu mão de todas as prerrogativas que lhe diziam respeito e tomando a forma de servo, tornou-se semelhante aos homens; e, estando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente ao plano divino até a morte, e morte de cruz. Filipenses. 2: 3 – 8.

QUAL É A FUNÇÃO DOS PAIS?

O Lar é o Coração (ou centro) de ensinamento de Toda Atividade Produtiva


A sociedade compõe-se de famílias, e a família é o que os chefes de família ensinam. O coração (ou centro) da sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, e a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas. O Lar Adventista. 15.

Nunca vocês esqueçam de que devem tornar o lar alegre e feliz para vocês mesmos e para vossos filhos, absorvendo sempre os atributos do Salvador. Se vocês introduzirem a Cristo no lar, irão discernir o bem do mal. E estarão aptos para ajudar vossos filhos a serem árvores de justiça, dando os frutos do Espírito. O Lar Adventista. 17.

O lar embelezado pelo amor, a simpatia e a ternura entre os componentes, é um lugar que os anjos gostam de visitar, e onde Deus é glorificado. A influência de um lar cristão cuidadosamente protegido (pelos pais) nos anos da infância e juventude (dos filhos) é a mais segura salvaguarda contra as corrupções do mundo. Na atmosfera de um lar assim, as crianças aprenderão a amar tanto a seus pais terrestres como a seu Pai celestial. O Lar Adventista. 19.

“OS PAIS DEFINIEM O CARÁTER DOS FILHOS!

O que significa a palavra caráter? “Caráter é uma característica” que você desenvolve ao longo da vida e que diz quem você é, o que pensa a quem você está servindo e aonde você quer chegar.

O caráter é a forma materializada de nós dizermos se amamos ou não, pelo caráter da pessoa nós sabemos quem são nossos amigos e quem está fingindo ser. Pelo “caráter” dos amigos dos seus filhos você vai determinar se eles continuam ou não com essa amizade. É bom saber que é na formação do caráter que o filho se torna homossexual, ou um ladrão, um usuário de droga, irresponsável, desobediente, e etc. E a filha se tornará uma lésbica, uma prostituta, vitima de maus tratos, será rejeitada, será usuária de drogas, e etc. Toda criança nasce com uma personalidade distinta e que nunca muda, a personalidade da pessoa vem de Deus, mas nenhuma criança quando nasce tem o caráter formado, esta é uma responsabilidade ou um dever dos pais e é adquirido ou desenvolvido ao longo da vida. Isso mostra que no processo de existência Deus cumpre com a Sua parte e espera que os pais cumpram com a sua, pois, é a união do divino com o humano que salva os filhos.

E são os pais que criam em alto grau a atmosfera do círculo doméstico, e quando há desinteligência entre os pais, os filhos participam do mesmo espírito. Tornai fragrante a atmosfera do lar mediante terna solicitude. Se vos alienastes e deixastes de serem cristãos bíblicos, convertei-vos; pois o caráter que apresentardes no tempo de graça que é hoje, será o caráter que tereis por ocasião da vinda de Cristo. Se desejardes ser santos no Céu, deveis sê-lo primeiro na Terra. Os traços de caráter que nutrirdes na vida não se mudará pela morte ou pela ressurreição. Aqueles que dormirem sairão do sepulcro com a mesma disposição que manifestavam no lar e na sociedade. Jesus não muda o caráter em Sua vinda. A obra de transformação precisa ser feita agora. Nossa vida diária está determinando nosso destino. O Lar Adventista. 16.

Todo lar cristão deve ter regulamentos; e os pais, em palavras e comportamento de um para com o outro, devem dar aos filhos um exemplo precioso e vivo do que desejam que eles sejam. A pureza da linguagem e a verdadeira cortesia cristã devem ser constantemente praticadas.
Ensinai as crianças e aos jovens se respeitarem a si mesmos, a serem leais para com Deus, leais aos princípios; ensinai-os a respeitar e obedecer à lei de Deus. Esses princípios lhes regerão a vida e serão guiados em suas relações com os demais.Eles criarão uma atmosfera pura, cuja influência encorajará as almas débeis no caminho ascendente que conduz à santidade e ao Céu. Seja cada lição de molde a elevar e enobrecer o caráter, e os registros feitos nos livros do Céu será de tal natureza que não vos envergonhareis de contemplá-los no juízo. O Lar Adventista. 16.

A elevação ou decadência do futuro da sociedade serão determinadas pelos costumes e a moral da juventude que cresce ao nosso redor. Como a juventude é educada e como é moldado o seu caráter na infância em hábitos virtuosos, domínio próprio e temperança, assim será sua influência na sociedade. Se os jovens são deixados sem esclarecimento e sem controle, isso os torna em conseqüência, voluntariosos, intemperantes em apetite e paixão, e assim será sua influência futura em moldar a sociedade. As companhias que a juventude mantém agora, os hábitos que forma, os princípios que adota, é uma indicação da espécie de sociedade do futuro. O Lar Adventista. 15.

“QUE O SENHOR ABEMÇOE OS PAIS E LEVANTE O SEU ROSTO SOBRE A SUA FAMÍLIA E LHES DÊ PAZ”.

Os temas sobre o lar e família falam a respeito de segurança, prosperidade, a função dos pais e a formação do caráter

"O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA ATUANTE E EFICIENTE"

O ESPÍRITO SANTO é apresentado na Bíblia como sendo uma pessoa ativa que trabalha em função de servir aos que querem ser fiéis a Deus.

Vejamos o que é apresentado em João 14:25, sobre as atividades do ESPÍRITO SANTO. Neste contexto Ele é chamado de "Auxiliador" ou "Consolador" que atua com o propósito de ensinar para fazer a pessoa aprender e depois se lembrar das coisas importantes para a sua salvação.

Assim podemos entender que só uma pessoa inteligente e que tem um conhecimento profundo sobre o plano da redenção pode ajudar de forma prática a alguém que quer usufruir das promessas divinas.

Leia Romanos 8: 26. Então você verá que existe uma demonstração clara sobre as atividades de um ser divino chamado de ESPÍRITO SANTO e que tem interesse no bem estar das pessoas quando elas buscam respostas para suas necessidades.

Leia João 16: 8. Este texto é uma declaração divina afirmando que quando o ESPÍRITO SANTO vier atuar na pessoa que buscar sua atuação Ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Convencer é uma obra que requer muita habilidade, conhecimento, capacidade para argumentar, só falar o que é verdade, materializar os benefícios, conceder as promessas e fazer a pessoa entender o seu próprio futuro. Esta é a obra do ESPÍRITO SANTO que está à disposição de todos os interessados em uma mudança de vida, e o ESPÍRITO SANTOS só atua plenamente nas pessoas que querem mudar de vida.

O ESPÍRITO SANTO é apresentado em alguns momentos sobre formas que não são comuns e parecem irreais, mas tudo tem o propósito de ensinar sobre a atuação do ESPÍRITO SANTO. No pentecostes o ESPÍRITO SANTO é apresentado atuando como fogo.
Leia Atos 2: 3. Neste texto está revelado que naquele momento apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada discípulo pousou uma. ** O fogo sempre é sinônimo de purificação e capacitação, por isso é importante saber que naquela ocasião os discípulos estavam buscando a sua purificação e a capacitação para fazerem a obra a eles designada por Jesus.
Portanto, o ESPÍRITO SANTO se manifestou de uma forma que trazia esta característica, deixando claro para as gerações seguintes que o ESPÍRITO SANTO tem esta função.

Leia Mateus 3: 16. A declaração do texto diz que após ser batizado Jesus saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e foi visto o ESPÍRITO SANTO de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele. É importante saber que a pomba representava a oferta mais simples dentro do ritual judaico e a única ave aceita como sacrifico.
Em Sua simplicidade de atuação Jesus também foi aceito com uma demonstração simples deixando claro para os pobres que Jesus também representava a oferta mais simples oferecida pelos pobres. As palavras este é o meu “Filho Amado” confirmava a aceitação divina do que é simples, mas oferecido com um coração puro e agradecido.

O ESPÍRITO SANTO também foi exemplificado pela chamada chuva temporã e serôdia em Joel 2: 28 e 29. Isso significa que o ESPÍRITO SANTO tem para o cristão a mesma característica que tem a chuva para a terra, ou seja, primeiro vamos tratar da intensidade que é derramar a chuva temporã, (a forte) e serôdia, (a fina) elas têm em sua intensidade o dever de fazer germinar, nascer, crescer e produzir.
É exatamente isso o que faz o ESPÍRITO SANTO quando atua em uma pessoa que tem o desejo de ser transformado. Ele convence essa pessoa a aceitá-Lo para germinar, trabalha para que essa pessoa passe pelo processo de nascer de novo, ser uma nova criatura, atua para que a pessoa cresça na graça e no conhecimento e assim esteja apta para produzir o fruto do ESPÍRITO relatado em Gálatas 5: 22 e 23.

Está relatado em João 3: 5. Jesus respondeu a pergunta de Nicodemos dizendo: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da “água” e do ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus.
Nascer da “água” que é o batismo isso simboliza que a pessoa está limpa por fora, ou seja, não tem do que ser acusada pelas outras pessoas e não tem do que se envergonhar. II Timóteo. 2: 15.
Nascer do ESPÍRITO simboliza a entrega da mente ao controle de Deus, e significa possuir a atuação sobrenatural do “auxiliador” divino para que a pessoa que aceitou a Deus por meio de Sua palavra seja perfeita, e esteja perfeitamente preparada para toda boa obra. II Timóteo. 3: 16 e 17.

O ESPÍRITO do Senhor Deus está sobre mim diz o profeta Isaias, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; enviou-me para apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; fui enviado para consolar todos os tristes; e para ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda ao invés de cinzas, óleo de gozo ao invés de pranto, vestidos de louvor ao invés de espírito angustiado; para que essas pessoas sejam chamadas árvores de justiça, plantação do Senhor, e que assim Ele seja glorificado. Isaias. 61: 1 – 3.
E em cumprimento a esta profecia e para confirmar que todos os profetas eram símbolo de Jesus, Ele quando foi ao templo fazendo referencia a si mesmo leu a mesma passagem. Veja Lucas. 4: 16 – 19.
Isso mostra que o ESPÍRITO SANTO capacita a qualquer pessoa que queira servir de instrumento divino para fazer o bem ao próximo.

Leia Gênesis 1: 2. Neste texto existe uma declaração importante sobre o ESPÍRITO SANTO que diz: A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o ESPÍRITO de Deus pairava sobre a face das águas.
É este ESPÍRITO que hoje atua no desenvolvimento das criaturas obedientes para mostrar de forma materializada como a divindade trabalha unida para a salvação de todos os que neles crêem.
Leia a expressão batismal contida em Mateus 28: 19. Com esta declaração Jesus deixou clara a participação do ESPÍRITO SANTO na vida religiosa dos que buscam servir de exemplo prático sobre os benefícios de andarmos com Deus.
Após o batismo o ESPÍRITO SANTO acompanhou Jesus até o deserto aonde Ele foi tentado e o protegeu de cair na tentação do diabo, isso é exatamente o que o ESPÍRITO SANTO faz hoje após você ser batizado para que você não caia em tentação de forma voluntariosa como alguns fazem.