domingo, 1 de agosto de 2010

Expondo a fé

Lição 6 31 de julho a 6 de agosto

Verso para Memorizar: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1 e 2).

SÁBADO Á TARDE

Paulo sabia que os sacerdotes e príncipes fixaram-se numa rotina de cerimonialismo. Estavam eles satisfeitos com uma religião legal e era-lhes impossível dar a outros as vivas verdades do Céu. Consideravam suficiente sua própria justiça e não desejavam a intromissão de um novo elemento em sua religião. A boa vontade de Deus para com os homens não era por eles aceita como algo à parte deles próprios, mas a relacionavam com seus próprios méritos por causa de suas boas obras. A fé que opera por amor e purifica a alma não achava lugar na união com a religião dos fariseus, feita de cerimonialismo e injunções humanas. Atos dos Apóstolos. Pag. 15.

Ao pecador arrependido, faminto e sedento de justiça, o Espírito Santo revela o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. "Ele... há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar", disse Cristo. "Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito". Atos dos Apóstolos. Pag. 52.

Cumpre-nos guardar-nos do primeiro desvio da justiça; pois uma transgressão, ou uma negligência em manifestar o espírito de Cristo, abre caminho para outra transgressão e outra negligência ainda, até que a mente é dominada pelos princípios do inimigo. Beneficência Social. Pag. 37.

DOMINGO: JUSTIFICADOS, POIS...

1ª Qual é o resultado de termos sido justificados? Que sentimentos tomam conta daquele que alcança essa condição? Romanos. 5: 1 – 5.

Abundante graça foi provida para que o crente possa manter-se livre do pecado; pois todo o Céu, com seus recursos ilimitados, foi posto à nossa disposição. Devemos servir-nos da fonte da salvação. Cristo é o fim da lei, (ou o cumprimento dela) para justiça a todo aquele que crê. Em nós mesmos somos pecadores; mas em Cristo somos justos. Tendo-nos feitos justos, mediante a imputada justiça de Cristo, Deus nos pronuncia justos e nos trata como justos. Considera-nos Seus filhos amados. Cristo atua contra o poder do pecado, e onde este abundava muito mais abundante é a graça. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 394.

A providência tomada é completa, e a eterna justiça de Cristo é colocada ao crédito de toda alma crente. As vestes, preciosas e sem mácula, tecidas nos teares do Céu, foram providas para o pecador arrependido e crente. "Somos todos justificados gratuitamente pela graça de Deus, e pela redenção que há em Cristo Jesus. "Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus". Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 394.

Aquele cuja mente é esclarecida pela revelação da Palavra de Deus e tem entendimento, compreenderá a responsabilidade que tem para com Deus e o mundo, e sentirá que seus talentos se devem desenvolver de maneira a produzir os melhores resultados; pois ele deve anunciar "as virtudes daquele" que o "chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz". Este é o sentimento que tomam conta daquele que alcança a condição de justificado. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 37.

Nada é mais necessário em nossos trabalhos do que os resultados práticos da comunhão com Deus. Devemos mostrar, em nossa vida diária, que temos paz e descanso no Senhor. Esta paz no coração resplandecerá na fisionomia. Imprimirá à voz uma força persuasiva. A comunhão com Deus refletir-se-á no caráter e na vida. Os homens reconhecerão em nós, como nos primeiros discípulos, que estivemos com Jesus. Eis o que dá ao obreiro um poder que nada mais será capaz de lhe comunicar. Jamais devemos permitir sermos privados de tal poder. Carecemos de viver uma dupla vida - vida de pensamento e de ação, de silenciosa prece e infatigável trabalho. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 123.

SEGUNDA: DEUS EM BUSCA DO HOMEM

2ª Qual era a nossa condição quando cristo nos buscou? O que esses versos nos dizem sobre o caráter de Deus? Por que eles são tão cheios de esperança?Romanos 5: 6 – 8.

Está evidenciado que Deus dá prova do seu amor para conosco, porque, quando nós éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Não foi porque nós O amássemos primeiro que Cristo nos amou; mas, "sendo nós ainda pecadores", Ele morreu por nós. O caráter de amor do Senhor é de não nos tratar segundo os nossos merecimentos. E embora nossos pecados mereçam condenação, Ele não nos condena. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 161.

O Senhor Deus, por intermédio de Jesus Cristo, estende o dia todo a Sua mão num convite aos pecadores e caídos. A todos Ele receberá. O Senhor dá as boas-vindas a todos que se achegam a Ele. É Sua glória perdoar ao maior dos pecadores. O Senhor tomará a presa da mão do valente, libertará o cativo, e tirará do fogo o tição. O Senhor baixará a áurea cadeia de Sua misericórdia às mais baixas profundezas da ruína humana, e erguerá a degradada alma, contaminada pelo pecado. A Ciência do Bom Viver. Pag. 161.

A condição de vida eterna é hoje justamente a mesma que sempre foi - exatamente a mesma que foi no paraíso, antes da queda de nossos primeiros pais - perfeita obediência à lei de Deus, perfeita justiça. Se a vida eterna fosse concedida sob qualquer condição inferior a essa, estaria correndo perigo a felicidade do Universo todo. E estaria aberto o caminho para que o pecado, com todo o seu cortejo de infortúnios e misérias, fossem imortalizados. Caminho a Cristo. Pag. 62.

Romanos. 5: 9 diz que podemos ser salvos da ira de Deus por meio de Jesus. O que significa isso?

Significa que as palavras de Deus são a fonte da vida. E que ao buscardes essas vivas fontes haveis de, mediante o Espírito Santo, ser postos em comunhão com Cristo. Verdades familiares apresentar-se-ão ao vosso espírito sob novo aspecto; como o clarão de um relâmpago, novas significações cintilarão de textos familiares da Escritura; vereis a relação de outras verdades com a obra da redenção, e sabereis que Cristo vos está guiando; que tendes ao lado um Mestre divino. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 20.

Para os que foram salvos da ira de Deus, Jesus disse: "A água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". À medida que o Espírito Santo vos descerre a verdade, haveis de entesourar as mais preciosas experiências, e falareis longamente a outros das confortadoras coisas que vos têm sido reveladas. Quando com eles vos reunirdes haveis de comunicar qualquer novo pensamento com relação ao caráter ou à obra de Cristo. Tereis nova revelação de Seu piedoso amor para comunicar aos que O amam, e aos que não O amam. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 20.

Obediência a toda palavra de Deus é outra condição de sucesso. As vitórias não são alcançadas por meio de cerimônias ou ostentação, mas mediante a simples obediência ao mais exaltado General, o Senhor Deus do Céu. Aquele que confia neste Líder jamais conhecerá a derrota. A derrota vem em conseqüência da confiança em métodos e planos do homem, deixando o plano divino em segundo lugar. Obediência era a lição que o Capitão dos exércitos do Senhor procurou ensinar ao extenso exército de Israel - obediência naquilo em que não podiam ver nenhum sucesso. Quando houver obediência à voz de nosso Líder, Cristo conduzirá Suas batalhas de tal modo que surpreenderá os maiores poderes da Terra. Conselhos Sobre Educação. Pag. 126.

4ª Que outras razões nos são dadas para nos regozijar? Romanos. 5: 10 e 11.

Uma das razões para nos regozijarmos é que quando éramos inimigos, (ou desobedientes a Deus) fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais agora já estando reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.
Existe Alguma reconciliação entre mim e Deus? Cristo, tão-somente, é capaz de isso fazer, pois "convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque, naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados".

Reconciliação quer dizer que se removeu toda barreira entre a alma e Deus, e que o pecador reconhece o que significa o amor perdoador de Deus. Por motivo do sacrifício feito por Cristo pelos homens caídos, Deus pode com justiça perdoar ao transgressor que aceite os méritos de Cristo. Cristo foi o conduto pelo qual a misericórdia, amor e justiça puderam fluir do coração de Deus para o coração do pecador. "Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Reavivamento e seus Resultados. Pag. 26.


TERÇA: A MORTE TRAGADA


5ª Qual foi o resultado mais funesto do pecado? O que isso explica? Romanos. 5: 12.

A explicação é que assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Este realmente é um resultado muito funesto do pecado deixado como herança para os humanos.

A imortalidade que fora prometida pelo Senhor ao homem sob condição de obediência, foi perdida pela transgressão. Adão não poderia transmitir à sua posteridade aquilo que não possuía; e não poderia haver esperança alguma para a raça decaída, se, pelo sacrifício de Seu Filho, Deus não houvesse trazido a imortalidade ao seu alcance. Uma vez que "a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram", Cristo "trouxe a luz para a vida e a incorrupção pelo evangelho". E unicamente por meio de Cristo pode a imortalidade ser obtida. O Grande Conflito. Pag. 533.

O coração de Deus anseia por Seus filhos terrestres com amor mais forte que a morte. E entregando Seu Filho nesse único Dom derramou sobre nós todo o Céu. A vida, morte e intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, e o pleitear do Espírito, bem como o Pai operando acima de tudo e por tudo, e também o interesse incessante dos seres celestiais - tudo se empenha em favor da redenção do homem. Caminho a Cristo. Pag. 21.

A transgressão da lei de Deus trouxe miséria e morte em sua esteira. Em virtude da desobediência, perverteram-se as faculdades do homem, tomando o egoísmo o lugar do amor. Sua natureza ficou tão enfraquecida, que lhe era impossível resistir ao poder do mal; e o tentador viu satisfeito seu intento de impedir o plano divino na criação do homem, e de encher a Terra de miséria e desolação. Os homens haviam escolhido um governador que os encadeava (ou prendia) a seu carro como cativos. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 33.

QUARTA: A LEI DESPERTA A NECESSIDADE

6ª Que outros textos revelam a realidade do pecado antes do Sinai?

Temos motivo para incessante gratidão a Deus porque Cristo, por Sua perfeita obediência, reconquistou o paraíso que Adão perdeu pela desobediência. Adão pecou, e os filhos de Adão partilham de sua culpa e suas conseqüências; mas Jesus assumiu a culpa de Adão, e todos os filhos de Adão que correrem para Cristo, o segundo Adão, podem livrar-se da penalidade da transgressão. Fé e Obras. Pag. 88.

O que escolhe uma conduta de desobediência à lei de Deus está decidindo seu futuro destino; está semeando para a carne, ganhando o salário do pecado - a destruição eterna, o contrário da vida eterna. Fundamentos da Educação Cristã. Pag. 376.

Ao se afastarem os homens cada vez mais de Deus, Satanás recebe permissão para dominar sobre os filhos da desobediência. Ele (satanás) lança a destruição entre os homens. Há calamidades em terra e mar. Propriedades e vidas são destruídas pelo fogo e por inundações. Satanás resolve atribuir isto aos que recusam curvar-se diante do ídolo estabelecido por ele. Seus agentes apontam para os adventistas do sétimo dia como a causa da perturbação. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 174.

Não é a grandeza do ato de desobediência que constitui o pecado, mas a discordância com a vontade expressa de Deus no mínimo particular; pois isto mostra que ainda existe comunhão entre a alma e o pecado. O coração está dividido em seu serviço. Há uma virtual negação de Deus, uma rebelião contra as leis de Seu governo. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 51.

7ª Com que propósito Deus Se revela mais completamente na lei? Romanos. 5: 20, 21.

O pecado extinguiu o amor que Deus colocara no coração do homem. O trabalho da igreja é reacender esse amor. A igreja deve cooperar com Deus na tarefa de erradicar do coração humano o egoísmo, pondo em seu lugar a benevolência que estava no coração do homem em seu estado de perfeição original. Beneficência Social. Pag. 15.

Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosa oração e da entrega pessoal a Deus, que os primeiros discípulos se prepararam para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O mesmo trabalho, só que em grau mais elevado, deve ser feito agora. Então o agente humano apenas teve de pedir a bênção e esperar que o Senhor aperfeiçoasse a obra a seu respeito. Foi Deus quem começou a obra, e Ele terminará Sua obra, tornando o homem completo em Jesus Cristo. Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Somente os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. E Recebereis Poder – Meditação. Pag. 27.

O propósito de Deus era colocar todas as coisas sobre uma base de eterna segurança. O Propósito divino Para Sua Igreja é torna ela o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Como propósito divino, os membros da igreja a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, devem manifestar Sua glória. Como propósito de Deus a igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos "principados e potestades nos Céus", a final e ampla demonstração do amor de Deus. Atos dos Apóstolos. Pag. 9.

O propósito de Deus ao confiar a homens e mulheres a missão que Ele confiou a Cristo é libertar Seus seguidores de todo procedimento mundano e dar-lhes uma obra idêntica à que Cristo realizou. Medicina e Salvação. Pag. 25.

QUINTA: O SEGUNDO ADÃO

Romanos. 5: 18, 19. Paulo declara que por um ato de desobediência entrou no mundo a conseqüência da morte para todos os nascidos de mulher, assim como por providência divina pela obediência do representante humano a graça (ou uma nova chance) passou para todos os nascidos de mulher que aceitarem esta oferta.

8ª Que contraste nos é apresentado no texto acima? Que esperança nos é oferecida em Cristo?

O contraste se dá pelo fato de que está revelado que a divindade veio fazer pelos humanos aquilo que Adão não fez. Cristo veio pagar a divida que Adão deixou como herança para os seus descendentes. O Senhor veio oferecer para a humanidade a segurança que Adão não deu. Jesus veio trazer a salvação que a humanidade não herdou em Adão. Então nosso Salvador veio fazer o contrario do que fez Adão.

9ª Como são contrastados os atos de Adão e de Cristo em Romanos 5: 15 – 19?

Adão trouxe morte, Jesus trouxe vida. Adão nos deu como herança a desobediência, Jesus veio nos ensinar como sermos obedientes. Adão nos deixou condenados, Cristo veio trazer justificação. Por meio de Adão nós herdamos deficiência e limite, na estatura, na qualidade de relacionamento, na disposição de ser fiel, na sinceridade, na pratica da moralidade. Etc.

A queda do homem encheu o Céu todo de tristeza. O mundo que Deus fizera estava manchado pela maldição do pecado, e habitado por seres condenados à miséria e morte. Não parecia haver meio pelo qual pudessem escapar os que tinham transgredido a lei. Os anjos cessaram os seus cânticos de louvor. Por toda a corte celestial havia pranto pela ruína que o pecado ocasionara. Patriarcas e Profetas. Pag. 63.

A SACUDIDURA o que é isso?

INTRODUÇÃO

O estudo o qual se refere vai abordar a forma como o homem deve pensar e agir daqui pra frente. No principio Deus criou o homem pré-destinado a vida eterna em gozo, paz e alegria, mas por conseqüência de uma desobediência o homem agora deve tomar algumas decisões que será para a vida ou morte. Isso se trata de uma escolha, (sacudidura), um novo lar (reforma), uma nova forma de viver (reavivamento) e concretização (selamento).

A SACUDIDURA (a escolha)

A Sacudidura

Em 20 de novembro de 1857 foi-me mostrado o povo de Deus, e vi-o fortemente sacudido. Alguns, com viva fé e agonizantes brados, pleiteavam com Deus. Tinha o semblante pálido e assinalado por profunda ansiedade, expressiva de suas lutas internas. Firmeza e grande fervor se exprimiam em seu semblante, enquanto grossas gotas de suor lhes caíam da fronte. De quando em quando seu rosto resplandecia com o sinal da aprovação de Deus, e de novo sobre eles pousava aquele olhar solene, fervoroso e ansioso.

Anjos maus se aglomeravam em torno deles, circundando-os de trevas, para lhes afastar da vista a Jesus, a fim de que seus olhos fossem atraídos para as trevas que os cercavam, e eles desconfiassem de Deus e contra Ele murmurassem. Sua única segurança estava em manterem os olhos fitos no alto. Anjos de Deus eram encarregados da guarda de Seu povo, e quando a atmosfera intoxicada, da parte dos anjos maus, era impelida em volta daquelas pessoas ansiosas, os anjos sobre eles agitavam continuamente as asas, para afugentar as densas trevas.

Vi que alguns não participavam dessa obra de súplica intensa. Pareciam indiferentes e descuidosos. Não resistiam às trevas que os rodeavam, e os envolvia qual densa nuvem. Os anjos de Deus deixaram-nos, e vi-os apressar-se em auxílio dos que lutavam com todas as energias para resistir aos anjos maus, procurando ajudar-se a si mesmos invocando perseverantemente a Deus. Mas os anjos abandonaram os que não se esforçavam por ajudar-se a si mesmos, e perdi-os de vista. Enquanto os que oravam prosseguiram em seus clamores fervorosos, um raio de luz, provindo de Jesus, sobre eles incidia de quando em quando, a fim de encorajá-los, e iluminar-lhes o semblante.

Perguntei (Ellen White) qual o sentido da sacudidura que eu acabava de presenciar e foi-me mostrado que fora causada pelo positivo testemunho motivado pelo conselho da Testemunha fiel (Jesus Cristo e seu Sacrifício), aos laodiceanos. Esse testemunho terá o seu efeito sobre o coração do que o recebe, levando-a a exaltar a norma e declarar a positiva verdade. Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus.

O testemunho da Testemunha fiel (Jesus Cristo e seu Sacrifício) não foi atendido nem pela metade. O solene testemunho do qual depende o destino da igreja foi subestimado, se não rejeitado por completo. Esse testemunho tem que operar arrependimento profundo, e todos os que de fato o receberem obedecer-lhe-ão e serão purificados.

Como podemos ver nesse relato no livro Testemunho Seleto Vol. 1 mostra-nos como é a guerra entre o bem e o mau.
As hostes inimigas trabalhando em atrapalhar a visão daqueles que buscam de Deus auxilio. Mas, busquem primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6: 33.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7: 7.

O auxilio vindo dos céus, as suplicas fervorosas dos fiéis é mandada por Deus imediatamente para combater o inimigo.
DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmo 46: 1.
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam”. Sal. 23: 4. "Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. Isa. 40: 29.

Recomenda-nos o Salvador: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Marcos 14: 38. Se encontrarmos dificuldades, é no poder de Cristo, que as vencemos; se nos defrontamos com inimigos, é no poder de Cristo, que nos pomos em fuga; se aceitarmos responsabilidades, é na força de Cristo, que delas nos desempenhamos fielmente, então estamos adquirindo preciosa experiência. Como não poderíamos fazer de outro modo, aprendemos que nosso Salvador é socorro bem presente em todo tempo de necessidade.

A sacudidura se inicia a partir do momento em que o ser humano sente a necessidade de se colocar em uma posição.
Em apocalipse dá-nos uma idéia do que vem a ser essa escolha no capitulo 3: 15 e 16. Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera fora frio ou quente! Assim, porque és morno, e não é frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

A morna condição espiritual da igreja de Laodicéia era mais perigosa do que se tivesse estado fria. O cristianismo morno retém a forma e até o conteúdo do Evangelho em quantidade suficiente para adormecer as faculdades de percepção do espírito. Isto faz que os crentes esqueçam o esforço diligente que é necessário fazer para atingir o alto ideal de uma vida vitoriosa em Cristo. O típico cristão laodicense está contente com o rotineiro decorrer das coisas e se orgulha do pouco progresso que faz.

João ao escrever estas palavras através do Espírito Santo estava dizendo que muitas pessoas se acomodaram um uma situação na qual não agrada a Deus. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

Pode entender-se literal ou espiritualmente. Laodicéia era uma cidade próspera, e sem dúvida alguns dos cristãos que viviam ali tinham recursos. No ano 60 d.C., quando toda a região sofreu um devastador terremoto, Laodicéia se negou a aceitar a ajuda que Roma ofereceu para a reconstrução. Seus cidadãos se sentiram suficientemente ricos como para defrontar aos gastos de levantar os edifícios caídos.

Esta igreja evidentemente não tinha sofrido nenhuma grave perseguição. O orgulho produzido por sua prosperidade levava naturalmente à complacência espiritual. A riqueza não é má em si mesma; o que sucede é que as riquezas fazem que seu possuidor se sinta tentado a ceder ao orgulho e à complacência própria. Contra esses males a única proteção segura é a humildade espiritual.

A igreja de Laodicéia não só afirma que é rica, senão que também comete o erro fatal de considerar que estas riquezas são o resultado de seus próprios esforços.
O cúmulo da vaidade dos laodicenses é que pretendem que sua situação não pode ser melhorada. Este envaidecimento ou convencimento é fatal porque o Espírito de Deus nunca entra onde não se sente necessidade de sua presença; mas sem essa presença é impossível que tenha novidade de vida.

Todos nós sabemos que quando se fala Igreja (se refere às pessoas). O orgulho de cada pessoa mostra seus pensamentos em relação ao que Cristo apresenta como solução para os problemas, e Ele quer tirar-nos desta condição.

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

De mim compres.
A "igreja" de Laodicéia não pode sem este esforço chegar à altura que Cristo deseja que atinja. As coisas que ele lhe oferece têm seu preço ainda que a salvação é sempre gratuita. Deve abandonar sua velha maneira de viver para que seja verdadeiramente rica, para que seja sã e para que esteja vestida; para que ainda que não tenha nada de dinheiro, possa comprar.

Ouro.
Representa as riquezas espirituais que se oferecem como o remédio de Cristo para a pobreza espiritual dos laodicenses. Este "ouro" simbólico representa a "fé que faz pelo amor" (Gálatas 5:6) e as obras que resultam da fé (I Timóteo 6: 18).

Refinado em fogo.
Isto é, o ouro que saiu do fogo depois de consumir-se toda sua escória. Sem dúvida se refere à fé que foi provada e purificada pelo fogo da aflição.

Vestimentas brancas.
Oferece-se como um contraste com a nudez dos laodicenses, a qual se destacava tão horrivelmente frente a sua vaidade de que não tinham necessidade de nada. As vestimentas brancas é a justiça de Cristo.

Vergonha de tua nudez.
Não é suficiente que a oferenda seja feita com um motivo puro; deve ser oferecida de uma maneira pura e reverente. Ainda que esta ordem fosse dirigida especialmente contra as indecências carnais relacionadas com a idolatria, ilustra uma verdade eterna. Deus requer decência e ordem em seu culto (I Coríntios 14: 40).

Deus olha o caráter, mas também demanda que o caráter corresponda com a conduta. Demandam-se decoro adequado, vestimenta apropriada e a devida atitude no culto de Deus (Eclesiastes 5: 1 e 2).

As instruções detalhadas que Deus deu a Israel acerca da forma de render-lhe culto fazem ressaltar o fato importante de que nada é baladí (insignificante de pouco valor) à vista divina. Com freqüência a fidelidade no que parece "muito pouco" determina se "o mais” nos pode ser confiado (Lucuas 16: 10).

Colírio.
O colírio simbólico que se lhe oferece aos laodicenses é o antídoto celestial para sua cegueira espiritual. Seu propósito é abrir-lhes os olhos a sua verdadeira condição. Esta é a obra do Espírito Santo (João 16:8-11); só por meio de sua obra convincente no coração pode eliminar-se a cegueira espiritual. Também pode considerar-se que este colírio representa a graça espiritual que capacita ao cristão para distinguir entre a verdade e o erro, entre o bem e o mau.

Que vejas.
Isto é, vejas o pecado como o vê Deus e compreenda tua verdadeira condição, como requisito prévio para o arrependimento.

Logo depois de haverem começado seu fervoroso clamor, os anjos, compassivos, desejavam acudir em seu livramento. Mas um anjo alto e majestoso não lho permitiu. Disse ele: "A vontade de Deus não se cumpriu ainda. Eles têm que sorver a taça. Têm que ser batizados com o batismo."

Logo ouvi a voz de Deus, que abalou Céus e Terra. Houve grande terremoto. Edifícios ruíram por todos os lados. Ouvi então um triunfante brado de vitória, alto, harmonioso e claro. Contemplei aquele grupo que, pouco tempo antes, estivera em aflição e cativeiro. Estavam livres. Uma luz resplandecente brilhava sobre eles. Como pareceram formosos então! Haviam desaparecido toda fadiga e sinais de ansiedade; saúde e beleza viam-se em todos os semblantes. Seus inimigos, os gentios que os cercavam, caíram por terra, como mortos. Não suportavam a luz que brilhava sobre os santos, libertos. Essa luz e resplendor sobre eles permaneceram até que Jesus foi visto nas nuvens do céu, e o grupo de fiéis e provados foi transformado num momento, num abrir e fechar de olhos, de glória em glória. Abriram-se os sepulcros e revestidos de imortalidade, surgiram os santos, bradando: "Vitória sobre a morte e a sepultura!" e em companhia dos santos vivos foram arrebatados, para encontrar seu Senhor nos ares, enquanto belos e harmoniosos brados de glória e vitória procediam de todos os lábios imortais.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. (Apocalipse. 1: 7)

A Reforma (um novo lar)

Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possui da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? I Coríntios 6: 19.

"Vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo”. II Coríntios 6: 16.

O mundo necessita atualmente daquilo que tem sido necessário já há mil e novecentos anos - a revelação de Cristo. É preciso uma grande obra de reforma, e é unicamente mediante a graça de Cristo que a obra de restauração física, mental e espiritual se pode efetuar.

Em lugar algum são tais instruções mais necessárias, e em nenhum lugar produzem elas maior benefício que no lar. Os pais têm que ver com o próprio fundamento do hábito e do caráter. O movimento reformador deve começar por apresentar-lhes os princípios da Lei de Deus como influindo tanto sobre a saúde física como sobre a moral. Mostrai que a obediência à Palavra de Deus é nossa única salvaguarda contra os males que estão compelindo o mundo à destruição. Fazei clara a responsabilidade dos pais, não só quanto a si mesmos, mas quanto a seus filhos. Eles dão a esses filhos um exemplo, seja de obediência, seja de transgressão. Por seu exemplo e ensino, é decidido o destino de sua casa. Os filhos serão aquilo que os pais os fizerem.

Ensinando os princípios de saúde, mantende diante do povo o grande objetivo da reforma - que seu desígnio é assegurar o mais alto desenvolvimento do corpo, da mente e da alma. Mostrai que as leis da natureza, sendo as Leis de Deus, são designadas para nosso bem; que a obediência às mesmas promove a felicidade nesta vida, e contribui no preparo para a vida por vir.

• A reforma falada hoje por todos tem que ser colocada como reforma completa em todas as áreas do ser humano físico, mental e espiritual. Todos vão passar pela reforma seja ela para sua saúde ou até mesmo para sua destruição.

• A reforma leva o ser humano a agir de forma diferente por causa de suas escolhas como vimos na questão da sacudidura à escolha do individuo é de se colocar numa vida de harmonia ou não com o Deus dos céus.

• A reforma também esta ligada no nosso procedimento com as pessoas ao nosso redor família, amigos irmãos da igreja, pois nosso proceder revela a nossas escolhas de pensamentos e atitudes.

A verdadeira religião é prática. Sem lugar a dúvidas, inclui os ritos e as cerimônias da igreja, mas a presença ou a ausência da verdadeira religião se manifesta na vida que se vive diante do próximo. Não se trata tanto de abster-se de alimentos como de compartilhá-los com os famintos. A piedade prática é a única classe de religião que se reconhecerá no juízo divino.

O Reavivamento (uma nova forma de vida)

Tenho sido profundamente impressionada por cenas recentemente passadas diante de mim durante a noite. Parecia estar ocorrendo em muitos lugares um grande movimento - uma obra de reavivamento. Nosso povo cerrou fileiras correspondendo ao chamado de Deus. Meus irmãos, o Senhor está a falar-nos. Não Lhe atenderemos à voz? Não prepararemos nossas lâmpadas, e agiremos como pessoas que aguardam a vinda de seu Senhor? A Igreja Remanescente pág. 73.

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. Mateus 25:1-13.

O reino dos céus.
Esta parábola faz ressaltar a importância da preparação para a vinda de Cristo e destaca a importância de estar preparado.

Dez Virgens.
Ao que parece, não corresponde atribuir-lhe nenhuma importância especial ao número dez, que Jesus empregou em outras passagens como número redondo. Nesta parábola as dez virgens representam a todos os que professam a fé pura de Jesus. Crêem, ademais, na pronta vinda de Jesus.

Insensatas.
As cinco insensatas não são hipócritas. São insensatas porque não se entregaram à obra do Espírito Santo. Neste sentido são homem que não se pôs o vestido de casamentos. O Evangelho os atrai, mas o egoísmo impede que a verdade se arraigue em sua vida e leve o fruto de um caráter semelhante ao de Cristo. Estarão entre os que respondam a quem clamam "paz e segurança".

Azeite.
O azeite representa ao Espírito Santo, do qual carecem os membros de igreja representados pelas cinco virgens insensatas. Conhecem a teoria da verdade, mas o Evangelho não efetuou nenhuma mudança em sua vida.

As prudentes.
As virgens prudentes ,da parábola representam àqueles cristãos que compreendem, apreciam, e recebem o benefício do ministério do Espírito Santo. Prudentes são, em verdade, aqueles cristãos que hoje recebem ao Espírito Santo em sua vida e cooperam com ele na tarefa que Deus lhes assinala.

Demorando-se.
Esta parábola era uma advertência para os que "pensavam que o reino de Deus se manifestaria imediatamente". Jesus não regressaria tão cedo como eles o esperavam. Mas se Jesus tivesse dito isto de uma maneira clara e específica, se teriam desanimado.
Os cristãos hoje deveriam recordar que a demora do Noivo celestial não se deve a que ele não está preparado. Cristo poderia ter vindo tempo tem se seu povo tivesse estado pronto para recebê-lo e se tivesse sido fiel no cumprimento de sua tarefa de preparar ao mundo para a vinda do Senhor

À meia-noite.
À hora quando mais sonho tinham as jovens, cansadas de esperar. A meia-noite representa a escuridão espiritual. Se nos diz que uma grande escuridão espiritual cobrirá a terra nos últimos dias.

Disseram às prudentes.
As virgens insensatas não tinham aprendido a importante lição de aceitar a responsabilidade do que elas faziam. Tinham adquirido o hábito de confiar em outros para que suprissem sua falta de previsão.

De vosso azeite.
Isto é, "parte de vosso azeite". A preparação das virgens insensatas não tinha sido cabal e sincera, senão superficial. Tinha chegado o momento de prova, mas sua preparação resultou ser superficial e inadequada. Não tinham reservas para defrontar à emergência inesperada. Tinham começado bem, mas não estavam preparadas para resistir até o fim.

Comprai para vocês mesmas.
Se as virgens prudentes tivessem dado às insensatas suficiente azeite para a ocasião, se teriam ficado sem nada. As prudentes não foram egoístas. Simplesmente ocorre que um cristão não pode fazer por outro o que este deve fazer por si mesmo em preparação para a crise que se aproxima. Nenhum pode receber o Espírito em lugar de outro, nem também não pode transferir-lhe o caráter que é fruto da obra do Espírito.

Iam comprar.
Depois de que acabe o tempo de graça, será demasiado tarde como para receber o Espírito Santo. E sem a comunhão do Espírito, ninguém pode ser apto para participar na celebração da festa de casamentos.

Fechou-se a porta.
As cinco insensatas tinham ficado excluídas da festa de casamentos como resultado de sua própria e consciente eleição.

Abre-nos.
As cinco virgens insensatas procuravam o galardão de quem tinham servido fielmente, sem ter prestado um serviço fiel.

Não vos conheço.
Seguramente, estavam tentando entrar quando não tinham o direito de fazê-lo. Se tivessem estado prontas para entrar quando a porta estava aberta, se lhes teria dado as boas vindas, mas agora a porta estava fechada. Sua falta de previsão não tinha perdão, e sua perda era irreparável. Com referência à terrível decepção de quem têm a intenção de estar entre os salvos, mas não fazem os preparativos necessários. Entre todas as tristezas possíveis, não há uma maior do que a de lamentar-se por algo que poderia ter sido, mas não foi.

Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:26.

Uma das principais funções do Espírito Santo é ensinar. Jesus dedicou muito de sua obra ao ensino. Durante três anos os discípulos tinham estado recebendo instruções do Grande Maestro, mas tinha ainda muitas coisas que deviam aprender. Não podiam compreender muitas das verdades no estado mental em que se encontravam. Precisariam instruções adicionais, e se as daria o Espírito Santo. O Espírito de Deus conhece "as coisas de Deus" e, pode dar essas "coisas" a quem estão dispostos a ser instruídos.

O Reavivamento Espiritual Ainda é Necessário

Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser a nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Compete-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção.
Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração. Enquanto o povo se acha tão destituído do Espírito Santo de Deus, não pode apreciar a pregação da Palavra; mas quando o poder do Espírito lhes tocar o coração, então os sermões não ficarão sem efeito. Guiados pelos ensinos da Palavra de Deus, com a manifestação de Seu Espírito, no exercício de sã discrição, os que assistem a nossas reuniões adquirirão preciosa experiência e, voltando ao lar, acham-se preparados para exercer saudável influência. E Recebereis Poder - Meditação Matinal pág. 285.

O reavivamento nada mais é do que uma nova forma de viver.
Ao passarmos por um momento de decisão mostraremos ao universo de que lado nós estamos nesta guerra entre o bem e o mau.
Isso ocorrerá individualmente e sem nenhuma percepção humana, mas todo aquele que passar por esse momento será definido se ele preparou sua lâmpada para a chegada do noivo ou não.

O Selamento (Concretização)

Satanás está agora usando cada artifício neste tempo de selamento a fim de desviar a mente do povo de Deus da verdade presente e levá-los a vacilar. Primeiros Escritos pág. 42 e 43.

Meus queridos irmãos e irmãs, que os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus estejam de contínuo em vossas mentes, expulsando assim cuidados e pensamentos mundanos. Quando vos deitais e quando vos levantais, sejam eles a vossa meditação. Vivei e agi inteiramente em relação com a vinda do Filho do homem. O tempo do selamento é muito curto, e logo passará. Agora, enquanto os quatro anjos estão contendo os ventos, é o tempo de fazer firme a nossa vocação e eleição. Primeiros Escritos pág. 58.

O Tempo da Graça Terminará Quando For Concluído o Selamento. Pouco antes de entrarmos...[no tempo de angústia], todos nós recebemos o selo do Deus vivo. Eventos Finais pág. 228.

NAQUELE tempo se levantará Miguel o grande príncipe que está de parte dos filhos de teu povo; e será tempo de angústia, qual nunca foi desde que teve gente até então; mas naquele tempo será libertado teu povo, todos os que se achem escritos no livro (selados). Daniel 12:1.

Anjos estão cingindo o mundo, opondo-se às pretensões de supremacia da parte de Satanás, feitas por causa da vasta multidão de seus adeptos. Não ouvimos as vozes, não vemos com a visão natural a obra desses anjos, mas suas mãos estão unidas ao redor do mundo, e com insone vigilância eles estão mantendo em xeque os exércitos de Satanás até ser concluído o selamento do povo de Deus. Maranata! – Meditação Matinal pág. 264.

É chegado o tempo em que podemos esperar que o Senhor faça grandes coisas por nós. Nossos esforços não devem afrouxar nem enfraquecer. Devemos crescer em graça e no conhecimento do Senhor. Antes de a obra encerrar-se e terminar o selamento do povo de Deus, receberemos o derramamento do Espírito de Deus. Anjos do Céu, encontrar-se-ão em nosso meio. O presente é um tempo de adaptação para o Céu, quando precisamos andar em inteira obediência a todos os mandamentos de Deus. Mensagens Escolhidas Vol. I pág. 111.

Digo-vos no nome do Senhor Deus de Israel que todas as influências maléficas e desalentadoras estão sendo dominadas por mãos de anjos invisíveis, até que todos os que labutam no temor e amor de Deus sejam selados em suas frontes. Mensagens Escolhidas Vol. III pág. 409.