domingo, 5 de setembro de 2010

A eleição da graça


Lição 11
4 a 11 de setembro
Sábado à Tarde

Verso para Memorizar: “Pergunto, pois; terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo? De maneira nenhuma! Porque eu também sou Israelita da descendência de Abraão, da tribo de benjamim”. Romanos. 11: 1.

A fim de que Deus o pudesse habilitar para a sua grande obra, como guardador dos oráculos sagrados, Abraão devia desligar-se das relações de sua vida anterior. A influência de parentes e amigos incompatibilizar-se-ia com o ensino que o Senhor Se propunha a dar a Seu servo. Agora que Abraão estava, em sentido especial, ligado ao Céu, devia habitar entre estranhos. Seu caráter devia ser peculiar, diferindo de todo o mundo. Ele não podia nem mesmo explicar sua maneira de proceder, de modo que fosse compreendido por seus amigos. As coisas espirituais são discernidas espiritualmente, e seus intuitos e ações não eram entendidos por seus parentes idólatras. Patriarcas e Profetas. Pág. 126.

A indiferença, o formalismo e a incredulidade com que alguns fazem o seu trabalho constituem ofensa grave ao Espírito de Deus. Diz o apóstolo Paulo: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a Palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Testemunhos Seletos. Vol. III. Pág. 420.

Em um dos Seus milagres disse Jesus para um pai aflito que solicitou que o terno amor e a compaixão de Cristo fossem exercidos em favor de seu atribulado filho: "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê". Todas as coisas são possíveis para Deus, e pela fé podemos apoderar-nos de Seu poder. Mas a fé não é visão, (ou não podemos mostrar) a fé não é sentimento, (ou nunca vamos expressar em palavras) a fé não é realidade (fé não se materializa). "Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem". Viver pela fé significa pôr de lado os sentimentos e os desejos egoístas, andar humildemente com o Senhor, apoderar-se de Suas promessas e aplicá-las a todas as ocasiões, crendo que Deus executará Seus planos e propósitos em nosso coração e vida pela santificação de nosso caráter; significa depender inteiramente da fidelidade de Deus e nela confiar implicitamente. Se for tomada essa atitude, outros verão em nós os frutos especiais do Espírito manifestados na vida e no caráter. Fundamentos da Educação Cristã. Pág. 341.

DOMINGO. O FIM DA LEI

1ª Qual é a principal mensagem de Paulo em Romanos 10: 1 – 14? Como corremos, hoje, o perigo de buscar estabelecer “nossa própria justiça”?

Paulo revelou sua preocupação em relação ao povo Israelita (ou judeu) por serem muito zelosos quanto à religiosidade, mas sem o entendimento correto. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, (que é Jesus) e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram (ou não aceitaram) à justiça de Deus.


Porque Cristo é o fim (ou a conclusão) da lei (cerimonial) para justificar a todo aquele que crê. Porque, todo aquele que confessar que Jesus é o Senhor, e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Está revelado nas Escrituras que: Ninguém que nele crê será confundido. Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

O PERIGO DE SE BUSCAR JUSTIÇA PROPRIA.

Pela história do passado, nós sabemos que alguns homens podem ocupar sagradas posições, e ainda assim lidar enganosamente com a verdade de Deus. Não podem eles erguer a Deus mãos santas "sem ira nem contenda". Isto só é assim porque Deus não tem domínio sobre a mente deles. A verdade nunca foi impressa no coração deles. Testemunhos Seletos. Vol. II. Pág. 208.

A presente atividade de Satanás operando nos corações, nas igrejas e nações, deve assustar a todo estudante da profecia. O fim está próximo. Despertem nossas igrejas. Seja o poder convertedor de Deus experimentado no coração dos membros individualmente, e então veremos a profunda atuação do Espírito de Deus. Não é o perdão dos pecados o único resultado da morte de Jesus. Ele fez o infinito sacrifício, não somente para que o pecado fosse removido, mas para que a natureza humana pudesse ser restaurada, reembelezada, reconstruída de suas ruínas, e preparada para a presença de Deus. Testemunhos Seletos. Vol. II. Pág. 208 e 209.

O arrependimento associa-se à fé, e o evangelho insiste em que ele é necessário para a salvação. Sem arrependimento não há salvação. Nenhum pecador impenitente pode crer com o coração para a justiça. O arrependimento não tem em si coisa alguma da natureza do mérito, mas prepara o coração para a aceitação de Cristo como único Salvador, única esperança do pecador perdido. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pág. 365.

SEGUNDA: A ELEIÇÃO DA GRAÇA

2ª Que ensino comum esta mensagem nega clara e inquestionavelmente? Que evidencia da Paulo de que Deus não rejeitou Seu povo? Romanos. 11: 1 – 7.

Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu afirmou Paulo. Ou não sabeis o que a Escritura diz a respeito de Elias, e como ele fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, eles mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e procuraram tirar-me a vida? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim em Israel sete mil varões que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também no tempo presente entre os Judeus ficou o remanescente segundo a eleição da graça.

Muito embora houvesse Israel rejeitado o Filho de Deus, Deus não os rejeitou. Israel tinha tropeçado e caído, mas isto não tornara impossível para eles se levantarem outra vez. Uma pergunta foi feita: "Porventura tropeçaram, para que caíssem?" O apóstolo responde: "De modo nenhum, mas pela sua queda veio à salvação aos gentios, para incitá-los à emulação. E, se na queda Israel é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, imaginem o alcance da riqueza da sua plenitude! Atos dos Apóstolos. Pág. 375.


A mensagem divina é que todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o Meu concerto com eles, quando Eu tirar os seus pecados. Sendo que com relação ao evangelho os gentios são meus inimigos por causa do mal testemunho de vocês; mas, com relação à eleição, eles são amados por causa do testemunho dos vossos pais. Atos dos Apóstolos. Pág. 378.

O cristão visa a atingir as mais altas realizações com o intuito de beneficiar os outros. O conhecimento harmonicamente misturado com o caráter cristão fará do homem uma luz no mundo. Deus opera com os esforços humanos. Os que fazem toda diligência para tornar firme sua vocação e eleição sentirão que um conhecimento superficial não os habilitará para uma posição de utilidade. A educação equilibrada por sólida experiência religiosa habilita o filho de Deus para executar a obra que lhe é designada de maneira sistemática, firme, inteligente. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes. Pág. 505.

O RESULTADO DA REJEIÇÃO DO POVO

A cada rejeição da verdade o espírito do povo se tornará mais entenebrecido, mais obstinado o coração, até que fique entrincheirado em audaciosa incredulidade. Em desafio às advertências que Deus deu, continuarão a calcar a pés um dos preceitos do decálogo, até que sejam levados a perseguir os que o têm como sagrado. Cristo é desprezado com o desdém que se lança à Sua Palavra e a Seu povo. Sendo os ensinos do espiritismo aceitos pelas igrejas, removem-se as restrições impostas ao coração carnal, e o professar religião se tornará um manto para ocultar a mais vil iniqüidade. A crença nas manifestações espiritualistas abre a porta aos espíritos enganadores e doutrinas de demônios, e assim a influência dos anjos maus será sentida nas igrejas. O Grande Conflito, pág. 603 e 604.

O SENHOR NUNCA REJEITA SEU POVO SE HOUVER ARREPENDIMENTO.

Pouco nós sabemos de nosso próprio coração, e pouca intuição temos de nossa própria necessidade da misericórdia de Deus. Por isso é que tão pouco nós acariciamos aquela suave compaixão que Jesus manifesta para conosco, e que devemos também manifestar uns para com os outros. Devemos lembrar-nos de que nossos irmãos são fracos e falíveis mortais, tais como nós mesmos. Suponhamos que um irmão, por falta de vigilância, tenha sido arrastado pela tentação; e que, contrariamente à sua conduta geral, tenha cometido algum erro; que procedimento nós devemos ter para com ele? Testemunhos Seletos. Vol. II. Pág. 88.

Aprendemos da história bíblica, que homens que Deus empregara para realizar uma grande e boa obra, cometeram pecados graves. O Senhor não os passou por alto, sem repreensão, tampouco ele rejeitou Seus servos. Quando se arrependeram, Ele graciosamente lhes perdoou, revelando-lhes a Sua presença e por eles operando. Testemunhos Seletos. Vol. II. Pág. 88.


3ª Paulo está dizendo que Deus cegou propositalmente para a salvação a parte de Israel que rejeitou a Jesus? O que está errado com essa idéia? Romanos. 11: 7 – 10.

Paulo faz uma afirmação importante. O que Israel (como nação) buscou isso não o alcançou; mas os eleitos (dentre o povo) alcançaram; e os outros (que não se elegeram) foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.

Com severas e solenes palavras o profeta (chamou a atenção de Saul) e varreu o refúgio de mentiras, e pronunciou a irrevogável sentença: "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti, para que você não seja rei". Patriarcas e Profetas. Pág. 631.

Satanás está continuamente procurando vencer o povo de Deus, derribando as barreiras que os separam do mundo. O antigo Israel foi enredado no pecado quando se aventurou a associação proibida com os gentios. De modo semelhante se transvia o Israel moderno. ...Todos os que não são decididos seguidores de Cristo, são servos de Satanás. No coração não regenerado há amor ao pecado e disposição para acariciá-lo e desculpá-lo. No coração renovado por Deus há ódio e decidida resistência ao pecado. Quando os cristãos escolhem a sociedade dos ímpios e incrédulos, expõem-se à tentação. Satanás esconde-se das vistas, e furtivamente estende sobre os olhos deles seu véu enganador. Não podem ver que tal companhia é calculada a fazer-lhes mal; e ao mesmo tempo em que constantemente vão assimilando o mundo, no que diz respeito ao caráter, palavras e ações, mais e mais cegas as pessoas se tornam.
O Grande Conflito. Pág. 508.

TERÇA: O RAMO ENXERTADO

4ª Que grande esperança Paulo alimenta para os Israelitas, tanto para os daquele tempo quanto para os de hoje? Romanos. 11: 11 – 15.

No antigo Israel Jesus olhava aos aflitos e desalentados, aqueles cujas esperanças se haviam desvanecido, e que procuravam, com alegrias terrenas, acalentar os anseios da alma, e convidava a todos eles para nele buscarem descanso. Entre esses estava o paralítico de Cafarnaum. Como o leproso, esse paralítico perdera toda esperança de restabelecimento. Sua doença era o resultado de uma vida pecaminosa, e seus sofrimentos eram amargurados pelo remorso. Em vão apelara para os fariseus e os doutores em busca de alívio; e eles pronunciaram que era incurável o seu mal, declararam que ele havia de morrer sob a ira de Deus. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 71 - 73.

Mas o paralítico ouviu então as pessoas contar sobre as obras de Jesus. Outros tão pecadores e desamparados como ele, haviam sido curados, e foi animado a crer que também ele o poderia ser, se fosse levado ao Salvador. Sua esperança quase se desvaneceu ao lembrar-se da causa de seu mal, todavia não podia rejeitar a possibilidade da cura. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 73.

Para a igreja remanescente a vida em Cristo é uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve existir uma constante e serena confiança. Vossa esperança não está em vós mesmos; está em Cristo. Vossa fraqueza se acha unida à Sua força, vossa ignorância à Sua sabedoria, vossa fragilidade ao Seu eterno poder. Não deveis, pois, olhar para vós mesmos, nem permitir que o pensamento se demore no próprio eu, mas olhai para Cristo. Que os nossos pensamentos demorem em Seu amor, na formosura e perfeição de Seu caráter. Cristo em Sua abnegação, Cristo em Sua humilhação, Cristo em Sua pureza e santidade, Cristo em Seu incomparável amor - este é o tema para a contemplação da alma. É amando-O, imitando-O, confiando inteiramente nele, que haveis de ser transformados na Sua semelhança. Caminho a Cristo. Pág. 70 e 71.

5ª Em lugar do enfoque étnico, que outro critério usa Deus para determinar quem lhe pertence? Romanos. 11: 16 – 24.

*** Se nós temos Cristo habitando conosco, seremos cristãos tanto no lar como fora. Aquele que é cristão terá palavras bondosas para seus parentes e para aqueles com quem mantém relações. Será bondoso, cortês, amoroso, simpático, e estará se educando para pertencer à família do Céu. Se for um membro da família real, representará o reino para o qual irá. Falará amavelmente com seus filhos, e compreenderá que eles também são herdeiros de Deus, e membros da corte celestial. Entre os filhos de Deus não reina nenhum espírito de aspereza; pois "o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei". O espírito que é acalentado (ou vivido) no lar é o espírito que será manifestado na igreja. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 77.

Os cristãos da igreja remanescente devem manter-se distintos e separados do mundo, de seu espírito e influências. Deus é perfeitamente capaz de guardar-nos no mundo, mas nós não devemos pertencer ao mundo. O amor de Deus não é incerto e vacilante. Ele vigia sempre sobre Seus filhos com desmedido cuidado. Aos que pertencem ao Senhor se requer submissão integral. Profetas e Reis. Pág. 59.


O Senhor Jesus Cristo tem infinita ternura para com os que Ele comprou à custa de Seus próprios sofrimentos na carne, a fim de que não perecessem com o diabo e seus anjos, mas pudessem ser por nós reclamados como Seus escolhidos. São eles a reivindicação de Seu amor, de Sua propriedade, e Ele os contempla com inexprimível afeto, dando a fragrância de Sua própria justiça aos Seus amados que nele crêem. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pág. 80 e 81.

Necessitamos de ter um constante sentimento do poder enobrecedor dos pensamentos puros. É nos bons pensamentos que reside à única segurança para cada alma. O homem "como imaginou na sua alma, assim o é". A faculdade de se dominar desenvolve-se pelo exercício. O que parecia a princípio difícil torna-se fácil pela repetição constante, até que os retos pensamentos e ações acabam por ser habituais. Se quisermos podemos afastar-nos de tudo o que é baixo e inferior, e elevar-nos para uma alta norma; podemos ser respeitados pelos homens e amados por Deus.
A Ciência de o Bom Viver, pág. 491.

QUARTA: UM MISTÉRIO REVELADO (O QUE ERA MISTÉRIO FOI REVELADO)

6ª Que grande esperança tinha Paulo a respeito de seu povo? Romanos. 11: 25 – 27.

A maior esperança de Paulo era ver o verdadeiro Israelita salvo em Cristo, por isso ele buscou ensinar tudo sobre aquilo que o povo considerava como sendo um mistério.

“Paulo manifestou sua preocupação em não querer que os irmãos ignorem o mistério de que o endurecimento do coração veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios tivesse chegado; e assim todo o verdadeiro Israelita será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados”.

*** No Novo Testamento a palavra (must “ríon) ou (mistério) se refere a algo que Deus deseja fazer conhecer àqueles que estão dispostos a receber sua revelação, e não algo que deseja manter em segredo. Nos escritos de Paulo esta palavra tem o significado de algo que, ainda que não se possa entender plenamente a não ser mediante uma boa razão, agora foi dado a conhecer por meio da revelação divina.
C. B. A.

Paulo considerava que tinha a missão de fazer a igreja conhecer o mistério "que se manteve oculto desde os tempos eternos". O propósito eterno de Deus de perdoar e purificar ao homem em Cristo agora foi declarado no cristianismo. Desse modo Paulo descreve toda a revelação cristã como um mistério. Paulo aplica o termo mistério à encarnação de Cristo, à união de Cristo com sua igreja simbolizada mediante o casamento, aplica também à transformação dos santos quando Cristo voltar pela segunda vez, e à oposição do anticristo Paulo também diz ser um mistério, bem como à admissão dos gentios no reino de Cristo. C. B. A.

Assim mostra Paulo que Deus é abundantemente capaz de transformar o coração de judeus e gentios semelhantemente, e de conceder a cada crente em Cristo as bênçãos prometidas a Israel. Ele repete a declaração de Isaías concernente ao povo de Deus: "Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque o Senhor executará a Sua palavra sobre a Terra, completando-a e abreviando-a. Atos dos Apóstolos. Pag. 379.

A palavra endurecimento aqui indica "embotamento mental", "insensibilidade espiritual". O endurecimento não sobreveio a todo Israel senão só a uma "parte". O "remanente escolhido por graça" não foi afetado. "Alguns dos ramos", não todos, "foram desgarrados". C. B. A.

QUINTA: A SALVAÇÃO DOS PECADORES

7ª Como Paulo mostra o amor de Deus, não só pelos judeus, mas por toda a humanidade? Como ele expressa o poder surpreendente e misterioso da graça de Deus? Romanos. 11: 28 – 36.

Em primeiro lugar todos devem saber que a sua salvação será alcançada "segundo a eleição", (ou avaliação criteriosa). Isto é, de que Deus elegeu a Israel para que fosse seu povo, e de entre eles salvará ao remanescente que crê.

A nação fracassou e foi recusada, mas será salvo um remanescente. Mas, Deus não se arrependeu de ter chamado e dado dons à descendência de Abraão. Os homens podem fracassar, mas não significa que Deus tenha que mudar seu método, o Senhor nunca abandona seu propósito. Paulo expressa esta verdade como uma razão para crer que Deus ainda oferece perdão e salvação ao povo a quem chamou e elegeu e sobre o qual tem concedido tantas bênçãos. C. B. A.

Deus tinha elegido aos judeus para que fossem seus embaixadores no mundo, mas fracassaram miseravelmente em sua missão de evangelizar o mundo. Conquanto no Antigo Testamento haja vislumbres da salvação dos gentis, nos tempos de Paulo o convite se estendeu generosamente a todos os gentis. C. B. A.

Por causa de sua desobediência Israel se tinham colocado ao nível dos gentis. Os judeus perderam o direito aos privilégios da relação como povo do pacto, mas podem ser recebidos de novo dentro dos alcances dessa relação da mesma forma como foram recebidos os gentis. Alguns comentaristas consideram isto como uma referência adicional a que Israel foi impulsionado a experimentar um bendito zelo quando viu que os gentios desfrutavam da misericórdia e das bênçãos de Deus. Deus usa assim a desobediência dos judeus como uma ocasião para estender sua misericórdia aos gentios. Depois, o Senhor usa a revelação de sua misericórdia para os gentios para dar novamente misericórdia aos judeus. C. B. A.

8ª Leia cuidadosamente e em oração o verso 31. Que lição importante nós aprendemos desse texto sobre nosso testemunho, não só aos judeus mas a todos com quem entramos em contato?

Paulo chegou ao ponto culminante de seu tema. Paulo falou da condenação de todos por causa do pecado, mas concluiu falando da misericórdia de Deus para todos. A ira de Deus que foi manifestada "contra toda impiedade e injustiça dos homens", cedeu seu lugar à misericórdia divina que alcança a toda a gente da terra. C. B. A.

Pais que têm negligenciado as responsabilidades que Deus lhes deu, terão de enfrentar essa negligência no juízo. O Senhor inquirirá: "Onde estão os filhos que vos entreguei para os educardes para Mim? Por que eles não estão a Minha mão direita?" Muitos pais verão então que o amor irrazoável cegou-lhes os olhos para as faltas de seus filhos e deixou que estes adquirissem caráter deformado, inadequado para o Céu. Outros pais verão que não deram a seus filhos tempo e atenção, amor e bondade; sua própria negligência do dever fez dos seus filhos o que são. Conselhos Sobre Educação. Pág. 38.

Fidelidade Cristã

Passos importantes para uma alimentação saudável

“Estudando tudo no temor de Deus, acharemos que o melhor para nossa prosperidade tanto física como espiritual é observar o regime alimentar simples”. Regime alimentar pág. 36, parágrafo 41.

O alimento é o material que o organismo recebe para satisfazer suas necessidades de manutenção, crescimento, trabalho e restauração dos tecidos.
Obtendo assim a nutrição do organismo, provindo de cores e formas que cada alimento apresenta, tendo como resultado de uma dieta adequada prevenindo e/ou diminuindo o risco de algumas doenças.
Tais como: Obesidade, Osteoporose, Câncer, Diabetes, doenças cardiovasculares. Etc.

FIDELIDADE NA MANUTENÇÃO DO TEMPLO DO ESPIRITO SANTO

“Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a Sua semelhança, e era seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais plenamente revelasse essa imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador”.

Com o pecado a semelhança divina se deslustrou, quase se obliterando, enfraqueceu-se a capacidade física do homem e sua capacidade mental diminuiu; e ofuscou-se-lhe a visão espiritual. Tornou-se sujeito à morte. Por infinito amor e misericórdia foi concebido o plano de salvação. Restaurar no homem a imagem de seu Autor e levá-lo de novo à perfeição em que fora criado. – tal deveria ser a obra da redenção. “Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida.” Educação pág. 15 e 16.

1-Porque Deus estabeleceu o homem como templo do Espírito Santo? Gênesis 1:27

Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:27

Porque ele pretende Restaurar, Reformar, Transformar, Santificar, Purificar e salvar.

Restaurar e Reformar - Satanás rejubilava por haver conseguido rebaixar a imagem de Deus na humanidade. Então veio Cristo, a fim de restaurar no homem a imagem de seu Criador... Veio para expelir os demônios que haviam dominado a vontade. Veio para nos erguer do pó, reformar o caráter manchado, segundo o modelo de Seu divino caráter, embelezando-o com Sua própria glória. O Desejado de Todas as Nações, pág. 36-38.

Transformar - O Espírito Santo deve ser o instrumento vivo para convencer do pecado. O agente divino apresenta ao orador os benefícios do sacrifício feito na cruz; e ao ser a verdade posta em contato com as almas presentes, ganha-as Cristo para Si mesmo e opera para lhes transformar a natureza. Ele está pronto para nos ajudar nas fraquezas, para nos ensinar, dirigir e inspirar com idéias de origem celestial.
E Recebereis Poder - Meditação Matinal pág. 169.

Santificar - O Espírito Santo produz ações que estejam em harmonia com a lei de Deus. A obra regeneradora do Espírito será vista nas famílias em que são envidados diligentes esforços para manifestar bondade, paciência e amor. O poder onipotente está em atividade, preparando mentes e corações para que se submetam à modeladora influência do Espírito Santo e levando os pais a se santificarem, para que seus filhos também sejam santificados.

Purificar - Justamente na medida em que a Palavra de Deus é recebida e observada, impressionará ela com sua potência e tocará com sua vida toda fonte de ação, toda face do caráter. Purificará todo pensamento, regulará todo desejo. Aqueles que fazem da Palavra de Deus sua confiança, portar-se-ão como homens, e serão fortes. Erguer-se-ão acima de tudo quanto é baixo, a uma atmosfera isenta de contaminação. A Ciência do Bom Viver pág. 136.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9.

Salvar - O amor humano pode mudar; mas o amor de Cristo não conhece variação. Quando a Ele clamamos por socorro, Sua mão está estendida para salvar. A Ciência do Bom Viver pág. 72.

Oh! que certeza esta de que o amor de Deus pode habitar no coração de todos os que nEle crêem! Oh! que salvação é provida; pois Ele pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus... Aquele que teve conhecimento pessoal do comprimento, da largura, da altura e da profundidade desse amor, declarou-nos esse fato surpreendente. Este amor pertence-nos pela fé no Filho de Deus; por isso, a conexão com Cristo significa tudo para nós. Devemos ser um com Ele, assim com Ele o é com o Pai, e então somos amados pelo infinito Deus como membros do corpo de Cristo, como ramos da Videira viva. Devemos estar ligados ao tronco original e receber nutrição da Videira. Fundamentos da Educação Cristã pág. 178.

Os que condescendem com o eu e negligenciam cuidar da alma e do corpo daqueles por quem Cristo deu a sua vida, não estão comendo do pão da vida nem bebendo da água da fonte da salvação. Está estéril e destituídos de seiva, como a árvore que não dá fruto. São anões espirituais, que consomem seus meios consigo mesmo. (REVIEW AND HERALD- 15 de janeiro de 1895).

2- Quais são as conseqüências daqueles que não tem fidelidade com o templo do Espírito Santo? Gálatas 6:7 e 8.

Não vos enganeis; Deus não pode ser burlado: pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito ceifará vida eterna. Gálatas 6:7 e 8.

Aquele que cedeu uma vez à tentação, cederá mais facilmente segunda vez. Cada repetição do pecado diminui seu poder de resistência, cega os seus olhos, e suprime a convicção. Cada semente de condescendência, que é semeada, produzirá fruto. Deus não opera milagre para impedir a ceifa... Aquele que manifesta dura incredulidade, uma obstinada indiferença à verdade divina, não está senão a colher o fruto do que ele próprio semeou. Patriarcas e Profetas pág. 268.

O fato de ter sido objetivo da redenção restaurar a imagem de Deus no homem, levando-o de volta à perfeição em que fora criado, Deus não só é onipotente, mas, também altruísta, não só onisciente, mas, também benevolente, não só justo, mas, também perdoador, e dá muito mais importância ao segundo predicado do que o primeiro. A natureza benevolente, amante e altruísta de Deus era à parte da imagem que Ele mais desejava reproduzir no homem. Para realizar isso, conferiu originalmente o domínio do mundo ao homem. Ele agora atrai a Si homens através de atos de benevolência praticados na vida do mordomo. Um Sacrifício Vivo pg.18 e 19.

3- Deus pela sua misericórdia e benevolência como poderá restaurar aqueles que lhe são fiéis? II Coríntios 3:18.

Por tanto, nós todos, olhando a cara descoberta como num espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18

Olhando . . . como num espelho. É verdadeiro que nossas vidas são como espelhos que recebem a luz de Cristo e a refletem a outros. Bem como o rosto de Moisés refletia a glória de Deus no Sinai, assim também nossas vidas sempre devem refletir a glória do Senhor que brilha no rosto do Salvador para um mundo perdido.

A cara descoberta. No monte Sinai só Moisés recebeu a revelação procedente de Deus sem ter um véu sobre seu rosto. Agora todos podemos acercar-nos a Deus tão efetivamente como o fez Moisés e manter uma íntima comunhão com o Senhor

Somos transformados. O plano da redenção tem o propósito de restaurar a imagem de Deus no homem, transformação que se produz contemplando a Cristo. A contemplação da imagem de Cristo atua sobre a natureza moral e espiritual na mesma forma em que a presença de Deus atuou sobre o rosto de Moisés. O cristão mais humilde que constantemente contempla a Cristo como seu Redentor, reflete em sua própria vida um pouco de a glória de Cristo. Se fielmente continua fazendo-o, irá "de glória em glória" em sua experiência cristã pessoal.

De glória em glória. Esta transformação é progressiva: vai de um estado de glória a outro. Nossa semelhança espiritual com Cristo se produz por meio de sua glória, e dá como resultado o reflexo de uma glória semelhante à dele.

Como pelo Espírito do Senhor. A transformação espiritual que prove de Cristo só tem lugar mediante a ação do Espírito Santo que, ao ter acesso ao coração, renova, santifica e glorifica a natureza, e a recreia à semelhança da perfeita vida de Cristo.

Ao comunicarmos uns com os outros, podemos ser, mutuamente, uma bênção. Se somos de Cristo, nossos mais gratos pensamentos serão em torno dEle. Teremos prazer em falar a Seu respeito; e ao falarmos uns aos outros em Seu amor, nosso coração será abrandado por influências divinas. Contemplando a beleza de Seu caráter, seremos "transformados de glória em glória na mesma imagem". O Desejado de Todas as Nações pág 83.

“Conquanto a imagem moral de Deus fosse apagada pelo pecado de Adão, pelos méritos e poder de Jesus pode ela ser renovada. O homem pode ter a imagem moral de Deus em seu caráter; pois Jesus lhe dará. A menos que se veja no homem a imagem moral de Deus, jamais poderá ele entrar na cidade de Deus como Vencedor.”