domingo, 12 de setembro de 2010

“AMOR E LEI”


Lição 12
11 a 18 de setembro

Sábado à Tarde

Verso para Memorizar: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos. 12: 2.

O apóstolo Paulo exorta os cristãos a não se conformarem com o mundo, mas se transformarem pela renovação do entendimento. Alguns que professam serem filhos de Deus, no entanto, não sentem escrúpulos de se adaptarem aos costumes do mundo no uso de ouro e pérolas e vestidos preciosos. Os que se apegam aos adornos proibidos na Palavra de Deus nutrem orgulho e vaidade no coração. Quando a mente está firme na idéia de apenas agradar a Deus, desaparecem todos os desnecessários embelezamentos pessoais. Testemunhos Seletos. Vol. I. Pág. 599.

Deus põe perante nós a eternidade, com suas realidades solenes, e concede-nos a posse de temas imortais, imperecíveis. Deus apresenta para nós uma verdade valiosa e enobrecedora, a fim de que avancemos numa vereda segura e certa, na realização de um objetivo merecedor do fervoroso empenho de todas as nossas faculdades.
A Ciência do Bom Viver. Pág. 397.

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos;... e não toqueis nada imundo;... e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso".

DOMINGO: SACRIFICIOS VIVOS

1ª Que semelhanças Paulo destaca entre os “sacrifícios” do Antigo Testamento e do Novo? Que diferenças existem? Romanos. 12: 1 e 2.

A santificação apresentada nas Escrituras compreende o ser inteiro: espírito, alma e corpo. No tempo do antigo Israel, toda oferta trazida como sacrifício a Deus era cuidadosamente examinada. Se, se descobria qualquer defeito no animal apresentado, este era rejeitado; pois Deus recomendara que a oferta fosse "sem mancha". Assim se ordena aos cristãos que apresentem o corpo "em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus". A fim de fazerem isto, todas as faculdades devem ser conservadas na melhor condição possível. Todo uso ou costume que enfraquece a força física ou mental inabilita o homem para o serviço de seu Criador. E agradar-Se-á Deus com qualquer coisa que seja menos do que o melhor que podemos oferecer?
O Grande Conflito. Pág. 473.

No Antigo Israel o culto cotidiano racional consistia no holocausto da manhã e da tarde, na oferta de incenso suave no altar de ouro, e nas ofertas especiais pelos pecados individuais. E também havia ofertas para os sábados cerimoniais, luas novas e solenidades especiais. *** O apóstolo Paulo aponta para esses sacrifícios como uma ilustração do que os seguidores de Cristo devem tornar-se hoje. Devemos entregar-nos ao serviço de Deus e procurar que a oferta se aproxime o máximo possível da perfeição. Deus não Se agradará de coisa alguma inferior ao melhor que podemos oferecer. Patriarcas e Profetas. Pág. 352.

Se o teu procedimento, no dia-a-dia, está te causando enfermidade, devido a teus maus hábitos. O apóstolo insiste com os irmãos que consagrem a Deus o corpo. Teus esforços devem ser fervorosos, exatos e perseverantes, a fim de teres êxito. Como seguidor de Cristo, deves aprender a controlar toda e qualquer expressão de impaciência e paixão. Mente Caráter e Personalidade. Vol. I. Pág. 275.

Os homens poluíram o templo da alma e Deus os conclama a despertarem e esforçar-se com todas as suas energias para reconquistar sua varonilidade dada por Deus. Coisa alguma a não ser a graça de Deus pode convencer e converter o coração; somente dele podem os escravos dos hábitos obter força para romper as algemas que os prendem. É impossível ao homem apresentar o seu corpo em “sacrifício vivo”, santo e agradável a Deus, enquanto persistir na condescendência com hábitos que o privam do vigor físico, mental e moral. Por isso diz o apóstolo: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que vocês experimentem qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Conselhos Sobre o Regime Alimentar. Pág. 119.

O MUNDO VIVE EM VOLUNTÁRIA IGNORANCIA SOBRE AS LEIS DA VIDA.

Assim as faculdades morais são enfraquecidas, porque os homens e as mulheres não vivem em obediência às leis da saúde, nem fazem deste assunto um dever pessoal. Os pais não fazem “sacrifício” para mudar e transmitem a seus descendentes seus próprios hábitos pervertidos, e enfermidades repulsivas poluem o sangue e deprimem o cérebro dos filhos. *** A maioria dos homens e mulheres permanecem na ignorância das leis de seu ser, e condescendem com o apetite e as paixões a despeito do intelecto e da moral, e parecem dispostos a permanecer na ignorância do resultado de sua violação das leis da Natureza. Toleram o depravado apetite no uso de venenos lentos, que contaminam o sangue e solapam as forças nervosas, e em conseqüência disso acarretam sobre si enfermidade e morte. *** Seus amigos chamam ao resultado desta conduta a dispensação da Providência, (ou seja, culpam a Deus dizendo que Ele sabe o que faz, ou quis assim). Nisto insultam o Céu. Rebelaram-se contra as leis da Natureza, e sofreram a punição deste procedimento abusivo e afirmam que a culpa é de Deus. Sofrimento e mortalidade predominam agora por toda parte, especialmente entre as crianças. Quão grande é o contraste entre esta geração e os que viveram durante os primeiros dois mil anos! Conselhos Sobre o Regime Alimentar. Pág. 120.

SEGUNDA: PENSANDO EM SI MESMO

2ª Como devemos revelar esse amor aos outros? Romanos. 12: 3 – 21.

Em primeiro lugar o “amor” que Deus quer que tenhamos pelo nosso próximo não deve ser fingido. Devemos aborrecer o que é mal e nos apegar ao bem. O amor deve ser cordial de uns para com os outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns dos outros; alegrem-se todos na esperança da promessa, sejam todos pacientes na tribulação, perseverantes na oração; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.

Um dos critérios do amor diz que sendo possível, no que depender de vós tende paz com todos os homens. Sendo que quem ama ao próximo tem a disposição incondicional de servir. Então se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

O amor e a simpatia que Jesus deseja que tenhamos para com os outros, não tem o sabor de sentimentalismo, porque se torna uma cilada para a alma; deve ser um amor que é de extração celestial, e que Jesus exemplificou em Sua vida tanto por preceito como pelo exemplo. Mas em vez de manifestar esse amor, quantas vezes nos achamos alienados e separados um do outro! ... O resultado disso é nosso afastamento de Deus, é uma vida definhada, e uma atrofia do crescimento cristão. “Filhos e Filhas de Deus, (Meditações Matinais, 1956), pág. 145”.

Deus queria que Seu povo fosse disciplinado e levado à harmonia de ação, de maneira a terem o mesmo ponto de vista, e serem de um mesmo espírito, julgando da mesma forma. A fim de produzir este estado de coisas, muito há por se fazer. O coração natural deve ser submetido e transformado. É desígnio de Deus que haja sempre um vivo testemunho na igreja. Será necessário reprovar e exortar, e alguns precisarão ser incisivamente repreendidos, segundo o caso o exigir. Ouvimos a alegação: "Oh! eu sou tão sensível! Não posso suportar a mínima repreensão”. Exprimissem essas pessoas devidamente o caso, e diriam: "Sou tão voluntarioso, tão presunçoso, de espírito tão orgulhoso, que ninguém me ditará o que devo fazer; ninguém me censurará. Testemunhos Seletos. Vol. I. Pág. 344.

TERÇA: RELACIONAMENTO COM O GOVERNO

3ª Que princípios básicos podemos tirar sobre nosso relacionamento como cristãos com o poder civil? Romanos. 13: 1 – 7.

Paulo revela que todas as pessoas devem estar sujeitas (no Senhor) às autoridades civis superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade (das leis civis) resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. Dai a cada um, o que lhe é devido: a quem tributo o tributo; a quem imposto o imposto; a quem temor o temor; a quem honra a honra.

O poder dos magistrados fora a eles dado por Deus, mas para ser exercido apenas de acordo com a lei divina. Ordenando eles o que é contrário à lei de Deus, torna-se pecado obedecer. "As potestades que há foram ordenadas por Deus", mas não devemos obedecer-lhes contrariamente à lei de Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, expõe o princípio pelo qual devemos ser governados. Diz ele: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo". Patriarcas e Profetas. Pág. 719.

QUARTA: RELAÇÕES COM OS OUTROS

4ª Leia Romanos. 13: 8. Como devemos entender este texto? Significa que, se tivermos amor, não teremos a obrigação de obedecer á lei de Deus?

A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. O mundo tem direito de esperar estrita integridade dos que professam serem cristãos bíblicos. Pela indiferença de um homem quanto a pagar suas justas dívidas, todo o nosso povo está em risco de ser considerado indigno de confiança. Testemunhos Seletos, vol. II, pág. 46 e 47.

Alguns membros da igreja não se têm erguido e unido no plano da doação sistemática, desculpando-se de não estarem livres de dívidas. Alguns são conscienciosos quanto a não dever coisa alguma a ninguém, e pensam que Deus nada pode exigir deles enquanto todas as suas dívidas não estiverem pagas. Aí é que eles se enganam. Deixam de dar a Deus o que Lhe pertence. Devemos todos levar ao Senhor uma oferta agradável. Os que têm dívidas devem retirar a quantia que devem do que possuem, e dar uma parte proporcional do restante. Conselhos Sobre Mordomia. Pág. 258.

Enquanto ajudava os pobres, Jesus estudava também os meios de atingir os ricos. Procurava travar relações com o rico e culto fariseu, o nobre judeu e a autoridade romana. Aceitava-lhes os convites, assistia a suas festas, e tornava-Se familiar com os interesses e ocupações deles. Que vida atarefada levou Jesus! Dia a dia podia ser visto entrando nas humildes habitações da miséria e da dor, dirigindo palavras de esperança aos abatidos, e de paz aos aflitos. Cheio de graça, sensível e clemente, andava erguendo os desfalecidos e confortando os tristes. Aonde quer que fosse, levava bênçãos. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 24.

Em todas as nossas relações devemos lembrar que há, na vida dos outros, capítulos fechados às vistas mortais. Há, nas páginas da memória, tristes histórias que são cuidadosamente guardadas de olhares curiosos. Aí se encontram registradas longas, renhidas batalhas com circunstâncias difíceis, talvez perturbações da vida doméstica, que enfraquecem dia a dia o ânimo, a confiança e a fé. Os que estão pelejando o combate da vida em grande desvantagem de condições podem ser fortalecidos e animados por pequeninas atenções que não custam senão um amorável esforço. Para esses, o caloroso e ajudador aperto de mão dado por verdadeiro amigo vale mais que prata ou ouro. As palavras de bondade são recebidas com tanto agrado como o sorriso dos anjos. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 158.

5ª Que Mandamentos Paulo cita para ilustrar o principio do amor na guarda da lei? Por que ele menciona esses em particular? Romanos: 13: 9 e 10.

Os mandamentos citados são: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não tenho eu direito de fazer o que me apraz com meu corpo? - Não, não tendes nenhum direito moral, porque estais violando as leis da vida e da saúde que vos foram dadas por Deus. Você é propriedade do Senhor, Seu pela criação e Seu pela redenção. Quando foi dito "amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Estava sendo feito referencia a lei do respeito a si próprio e à propriedade do Senhor é aqui apresentada. E isto levará a respeitar as obrigações a que cada ser humano está sujeito a fim de conservar o maquinismo vivo, que é tão tremenda e maravilhosamente feito. Temperança. Pág. 213.

Os que possuem constante e viva percepção do dever e se acham nessa relação de responsabilidade com Deus não porão no estômago comida que agrade ao apetite mas prejudica os órgãos digestivos. Não arruinarão a propriedade de Deus por satisfação de impróprios hábitos no comer, beber ou vestir. Terão grande cuidado com o organismo humano, compreendendo que assim devem fazer a fim de trabalharem em colaboração com Deus. Ele quer que eles tenham saúde, sejam felizes e úteis. Mas para que assim possam ser, precisam pôr a vontade ao lado da Sua. Temperança. Pág. 214.

QUINTA: MAIS PROXIMA DO QUE QUANDO CREMOS

6ª Leia Romanos 13: 11 – 14. De que evento Paulo está falando aqui, e como devamos agir na sua expectativa?

Falando sobre a proximidade da volta de Jesus, Paulo aconselhou a igreja que o amor ao próximo deve ser praticado por aqueles que conhecendo o tempo, sabem que já é hora de despertar do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
Paulo faz uma afirmação importante ao dizer que a noite (ou as trevas da ignorância) é passada, e o dia (ou o conhecimento da verdade) é chegado; dispogemo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas (ou do conhecimento) da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em imundícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Revesti-vos, pois, do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado em alimentar a carne em suas concupiscências.

O tempo está realmente muito próximo, mas devemos lembrar que por quarenta anos a incredulidade, a murmuração e a rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. E os mesmos pecados têm retardado a entrada do Israel moderno na Canaã celestial. E em nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus.

É a incredulidade, a mundanidade, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos. Evangelismo, pág. 695 e 696.

Devido à proximidade do tempo Deus pede de cada membro da igreja que dedique sem reservas sua vida ao serviço do Senhor. Ele pede para todos os crentes uma decidida reforma. Sabemos que toda a criação geme sob a maldição da desobediência humana. O povo de Deus deve colocar-se aonde cresça na graça, sendo santificado no corpo, na alma e no espírito, pela verdade. Quando os crentes romperem com toda ruinosa tolerância em matéria de saúde, terão mais clara percepção do que significa verdadeira piedade. Maravilhosa mudança será vista na experiência religiosa de todos os que professam cristianismo. ... Conselhos Sobre Saúde. Pág. 579.

Como o tempo está próximo o Senhor nos esclareceu no tocante ao que sobrevirá a Terra, para que possamos esclarecer a outros, e não seremos tidos por inocentes se nos contentarmos em ficar sentados, com os braços cruzados, falando sobre assuntos sem importância. A mente de muitos se absorveu em discussões, e eles rejeitaram a luz dada por meio dos Testemunhos, porque não estava de acordo com suas próprias opiniões. E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 188.

O fim está perto, aproximando-se furtivamente, imperceptivelmente, como o silencioso aproximar de um ladrão de noite. Conceda o Senhor que não fiquemos por mais tempo a dormir como fazem os outros, mas que vigiemos e sejamos sóbrios. A verdade há de em breve triunfar gloriosamente, e todos quantos agora escolhem serem cooperadores de Deus, com ela triunfarão. O tempo é curto; vem logo à noite, em que homem algum pode trabalhar. Maranata! - Meditação Matinal. Pág. 25.

FIDELIDADE CRISTÃ

Arte de cozinhar saudável

“É pecado por na mesa alimento mal preparado porquanto a questão ao bem estar de todo o organismo. O senhor deseja que seu povo aprecie a necessidade de maneira a não acidificar o estomago, tornando assim azedo o temperamento”. Conselhos sobre regime alimentar pág.251, parágrafo 368.

A arte de cozinhar saudável consiste em proporcionar nutrientes ao organismo, cumprindo com suas necessidades. Evitando frituras e grande consumo de óleo, consultando sempre as informações nutricionais de cada alimento, selecionando as menores porcentagens de gordura, açúcar e sódio. São pequenos detalhes que devem tem um grande cuidado.

Fidelidade no uso do tempo

Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. O Desejados de Todas as Nações pág. 83

1) Qual era o pensamento de Jesus Cristo, e que deve também ser o nosso? Filipenses 4:8.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8.

Temos todavia uma obra a fazer a fim de resistirmos à tentação. Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o assunto que o adversário das almas possa sugerir... Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. "Escondi a Tua Palavra no meu coração", diz o salmista, "para eu não pecar contra Ti." Salmos. 119:9-11. Patriarcas e Profetas pág. 460.

Devemos ter a mente concentrada em Deus e com Ele entreter comunhão. Sempre que se nos ofereça a oportunidade, falemos com outros acerca da verdade. Cumpre-nos em todo tempo estar dispostos a aliviar sofrimentos e ajudar os que sofrem necessidades. Nesses casos Deus requer de nós que façamos uso legítimo do conhecimento e sabedoria que nos deu. Testemunhos Seletos. Vol III pág 26.

Cristo não fez um serviço limitado. Não mediu o trabalho por horas. Seu tempo, Seu coração, Sua alma e força foram dados ao trabalho para o bem da humanidade. Passava os dias em trabalho fatigante; transcorriam longas noites prostradas em oração, pedindo graça e paciência para poder fazer um trabalho mais amplo. Com fortes gemidos e lágrimas, dirigia Suas petições ao Céu, para que fosse fortalecida a Sua natureza humana, a fim de poder estar preparado a lutar contra o inimigo e fortalecido para cumprir a missão de melhorar a humanidade. Cristo disse aos Seus obreiros: "Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também." João 13:15. CBV pág. 500 .

2) Qual deve ser nossa prioridade em relação ao uso de nosso tempo? Mateus 6:33 ; Gálatas 6:10.

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

Somos testemunhas de Cristo, e não devemos permitir interesses mundanos absorverem nosso tempo e atenção por tal forma, que não demos atenção às coisas que Deus disse devem vir em primeiro lugar. Há em jogo os mais altos interesses. Mensagem aos Jovens pág. 314.

Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10.

Em sentido especial, Cristo colocou sobre Sua igreja o dever de cuidar dos necessitados dentre seus próprios membros. Ele consente que Seus pobres se encontrem nos limites de todas as igrejas. Devem achar-se sempre entre nós, e Ele dá aos membros da igreja uma responsabilidade pessoal quanto a cuidar deles.

Como os membros de uma verdadeira família cuidam uns dos outros, tratando dos doentes, sustentando os fracos, ensinando os ignorantes, exercitando os inexperientes, assim cumpre aos que pertencem à "família da fé" atender aos seus necessitados e inválidos. A Ciência do Bom Viver, pág. 201.

O voluntário e abnegado servo de Deus, que trabalha incansavelmente por palavra e doutrina, leva sobre o coração um pesado fardo. Ele não mede sua obra pelas horas. Seu salário não tem influência em seu trabalho, nem se desvia ele de seu dever por causa de condições desfavoráveis. Recebeu do Céu sua missão, e do Céu espera a recompensa quando a obra a ele confiada estiver concluída. Atos dos Apóstolos, págs. 355.

3) Sendo que os dias são maus, qual o conselho divino? Efésios 5:15 -17.

Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5:15 -17.

A fidelidade de vossa parte pode salvar muitas pessoas, ao passo que a negligência e o descuido podem redundar na perda, para vossos semelhantes, tanto da vida presente como futura. Podeis evitar muita aflição e muita transgressão da lei de Deus por vossa fidelidade e estando bem despertos no vosso posto do dever. Devemos levantar-nos como uma só pessoa e, no poder e na força de Deus, abrir nossas faculdades de percepção para as exigências do tempo atual. ... Este dia com Deus – Meditação Matinal 1980 pág. 18

Viver e trabalhar para Deus e fazer de nossas faculdades e de nosso tempo o melhor emprego que nos seja possível, é crescer na graça e no conhecimento. Isto pode fazer, porque é nossa obra. Importa que afasteis vossas interrogadoras dúvidas, e tenhais inteira fé em vossa divina missão, para serdes na verdade bem-sucedido nos labores. Mensagens Escolhidas – vol. II pág. 168 .

O Inicio de um Relacionamento

O Inicio de um Relacionamento

1a Qual é a visão Divina sobre a necessidade de companheirismo do homem? Gêneses 2:18.

Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Gêneses 2:18.

Deus celebrou o primeiro casamento. Assim esta instituição tem como seu originador o criador do universo.Venerado... Seja o matrimonio; foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao homem, e é uma das duas instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo aquém das portas do paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma benção; preservam a pureza e felicidade do gênero humano, prove as necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral. Lar Adventista Pág. 25 e 26.

O homem não foi feito para habitar na solidão; ele deveria ser um ente social. Sem companhia, as belas cenas e deleitosas ocupações do Éden teriam deixado de proporcionar perfeita felicidade. Mesmo a comunhão com os anjos não poderia satisfazer seu desejo de simpatia e companhia. Ninguém havia da mesma natureza para amar e ser amado. Eva foi criada de uma costela tirada do lado de Adão, significando que não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob os pés como se fosse inferior, mas estar a seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deve existir nesta relação. Patriarcas e Profetas pág. 46.

2a Qual a importância da participação dos Pais nas escolhas conjugais dos Filhos? Gêneses 24:2-4.

E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito; mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. Gêneses 24:2-4.

O Próprio Deus deu a Adão uma companheira. Proveu-lhe uma “adjutora” – Ajudadora esta que lhe correspondesse – a qual estava em condições para ser sua companheira, e que poderia ser um com ele, em amor e simpatia. Lar Adventista Pág. 25.

No espírito de Abraão, a escolha de uma esposa para seu filho era assunto de muita importância; estava desejoso de que ele se casasse com uma que não o afastasse de Deus. ... Isaque, confiando na sabedoria e afeição de seu pai, estava satisfeito com a entrega desta questão a ele, crendo também que o próprio Deus dirigiria na escolha a fazer-se. Os pensamentos do patriarca volveram para os parentes de seu pai...
A verdade sobre os anjos pág. 81.

3a Que consciência devem ter aqueles que desejam formar uma nova família? II Corintios 6:14.

Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? II Corintios 6:14.

Caso aqueles que pensam em casar-se não queiram fazer amargas, infelizes reflexões depois do casamento, precisam torna-lo objeto de considerações sérias, atentas agora. Dado inconscientemente, esse passo é um dos meios mais eficazes para arruinar a utilidade de rapazes e moças. A vida se torna um fardo, uma maldição. Pessoa alguma pode com mais eficácia estragar a felicidade e a utilidade de uma mulher, e torna-lhe a vida mais pungente fardo, que seu próprio marido; e ninguém pode fazer a centésima parte para despedaçar as esperanças e aspirações de um homem, para lhe paralisar as energias e arruinar-lhe a influência e as perspectivas, como sua própria esposa. É da hora de seu enlace matrimonial que muitos homens e mulheres datam seu êxito ou fracasso nesta vida, e suas esperanças de existência futura. Lar Adventista Pág. 43.

"Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" Amós 3:3. A felicidade e prosperidade da relação matrimonial depende da unidade dos cônjuges; mas entre o crente e o incrédulo há uma diferença radical de gostos, inclinações e propósitos. Estão a servir dois senhores, entre os quais não pode haver concórdia. Por mais puros e corretos que sejam os princípios de um, a influência de um companheiro ou companheira incrédula terá uma tendência para afastar de Deus. Mensagens aos Jovens pág. 464.