domingo, 19 de setembro de 2010

“TODO O RESTO É COMENTÁRIO”


Lição 13
18 a 25 de setembro


Verso para Memorizar: “Você, porque julga seu irmão? E porque despreza seu irmão? Pois todos nós compareceremos diante do tribunal de Deus”. Romanos. 14: 10.

Em Seu ministério Jesus tentou corrigir a falsa norma que o mundo desenvolveu no julgar os valores dos homens. Colocou-Se ao lado dos pobres, para tirar da pobreza o estigma que o mundo lhe imprimira. Dela arrancou para sempre a ignomínia do desprezo, abençoando os pobres, os herdeiros do reino de Deus. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 197 e 198.

Tão fraca ignorante e sujeita ao erro é a natureza humana que todos devemos ser cautelosos na maneira de julgar o próximo. Pouco nós sabemos da influência de nossos atos sobre a experiência dos outros. O que fazemos ou dizemos pode parecer-nos de pouca importância, quando, se nossos olhos se abrissem, veríamos que daí resulta as mais importantes conseqüências para o bem ou para o mal. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 483.

Se nós temos a compreensão da paciência de Deus para conosco, não devemos ser achados a julgar ou a acusar ninguém. Quando Cristo vivia na Terra, quão surpresos ficariam os que O acompanhavam se, depois de familiarizados com Ele, Lhe ouvissem dizer uma palavra de acusação, crítica destrutiva ou impaciência. Não esqueçamos que aqueles que O amam devem reproduzi-Lo em Seu caráter. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 489.

DOMINGO: O IRMÃO FRACO (FRACO NO ENTENDIMENTO)

1ª Então que principio devemos tomar de Romanos 14: 1 – 3?

Falando sobre a fraqueza dos que compõe a igreja, Paulo faz uma revelação importante dizendo: Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos (ou as escolhas). Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, (de compreensão) come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu.

Os gentios estavam acostumados a comer a carne de animais estrangulados, ao passo que os judeus tinham sido divinamente instruídos de que, quando animais fossem mortos para alimento, se tomasse particular cuidado para que o sangue fosse derramado do corpo; a não ser assim a carne não poderia ser considerado saudável. Deus havia dado estas injunções aos judeus a fim de preservar-lhes a saúde. Os judeus consideravam pecaminoso usar sangue como artigo alimentar. Consideravam que o sangue era a vida, e que o derramamento do sangue era conseqüência do pecado. Atos dos Apóstolos. Pág. 191.

Por tudo que nos confere vantagem sobre outros - seja educação, seja refinamento, nobreza de caráter e instrução cristã, ou experiência religiosa - achamo-nos em dívida para com os menos favorecidos; e, tanto quanto esteja em nosso poder, cumpre-nos servi-los. Se nós somos fortes, devemos apoiar as mãos dos fracos. A Ciência de o Bom Viver. Pág. 105.

É importante saber que assim como nos dias de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, no período final da história da Terra o Senhor operará poderosamente em favor dos que ficarem firmes pelo direito. Aquele que andou com os hebreus valorosos na fornalha ardente, estará com os Seus seguidores em qualquer lugar. Sua constante presença confortará e sustentará. Em meio do tempo de angústia - angústia como nunca houve desde que houve nação - Seus escolhidos ficarão firmes. Satanás com todas as forças do mal não pode destruir o mais fraco (ou aquele que tiver menor compreensão) dentre os santos de Deus. Anjos magníficos em poder os protegerão, e em favor deles Jeová Se revelará como "Deus dos deuses", capaz de salvar perfeitamente os que nele puseram a sua confiança. Profetas e Reis, pág. 513.

2ª Como Romanos 14: 4 amplia o que acabamos de ver?

Paulo fazendo referencia ao descuido das pessoas da igreja que avaliam as atitudes daqueles que aceitaram o evangelho pergunta: Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para firmá-lo.

O próprio Cristo, quando contendia com Satanás acerca do corpo de Moisés, "não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele". Houvesse Ele feito isso, e ter-Se-ia colocado no terreno de Satanás; pois a acusação é a arma do maligno. Ele é chamado na Escritura "o acusador de nossos irmãos". Jesus não empregaria nenhuma das armas de Satanás. Ele o enfrentou com as palavras: "O Senhor te repreenda". Temos o exemplo de Cristo. Quando estivermos diante de um conflito com os inimigos de Cristo, nada devemos dizer em um espírito de represália, ou que tenha sequer a aparência de um juízo de maldição. O Maior Discurso de Cristo. Pág. 57.

Quando uma pessoa que professa servir a Deus ofende ou injuria a um irmão, representa mal o caráter de Deus diante daquele irmão e, a fim de estar em harmonia com Deus, a ofensa deve ser confessada, ele deve reconhecer que isto é pecado. Talvez nosso irmão nos tenha feito um maior agravo do que nós a ele, mas isto não diminui a nossa responsabilidade. Se, ao chegarmos à presença de Deus, nos lembramos de que outro tem qualquer coisa contra nós, cumpre-nos deixar a nossa oferta de oração, ou de ações de graças, ou a oferta voluntária, e ir ter com o irmão com quem estamos em desinteligência, confessando em humildade nosso próprio pecado e pedindo para ser perdoado. O Maior Discurso de Cristo. Pág. 58 e 59.

SEGUNDA: À MEDIDA QUE VOCÊS USAREM

3ª Que motivo dá Paulo para sermos cuidadosos quando julgamos os outros? Romanos. 14: 10.

“Todos nós compareceremos diante do tribunal de Deus”. A advertência é para que tenhamos cuidado porque todo desprezo dos sofredores de Deus é registrado nos livros do Céu como se fosse demonstrado à própria pessoa de Cristo. Cada membro da igreja deve examinar minuciosamente o coração, e investigar seu procedimento, para ver se estão em harmonia com o Espírito e a obra de Jesus; do contrário, o que ele poderá declarar quando comparecer perante o Juiz de toda a Terra? Será que o Senhor poderá dizer-lhe: "Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo"? E Recebereis Poder - Meditação Matinal. Pág. 313.

Pais são pelas palavras e as obras desta vida, que se decide o destino eterno de todos; sede bastante cuidadosos, pois, para não atirar uma alma tentada no campo de batalha do inimigo. Não provoqueis os jovens à ira. Não estimule neles, por meio de ordens e tratamento ásperos, o impulso para agirem precipitadamente. Muitas vezes aqueles que deviam saber como lidar com os jovens, afugentam-nos de Deus por meio de palavras e atos menos judiciosos. Deus registra esse tratamento aos jovens como um pecado contra Ele próprio. Tratai os tentados de maneira que os atraiais para vós como amigos que não desejam julgar mal nem feri-los. Medicina e Salvação. Pág. 180.

4ª Que declaração do Antigo Testamento Paulo acrescentou ao seu argumento? Romanos. 14: 11.

Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. Nunca devemos esquecer que "todos compareceremos perante o tribunal de Deus”.

Em Seus ensinos, Cristo procurava impressionar os homens com a certeza do juízo vindouro e com a sua notoriedade. Este não é o julgamento de alguns indivíduos ou mesmo de uma nação, mas do mundo todo de inteligências humanas, de seres responsáveis. Será realizado na presença de outros mundos, para que o amor, a integridade, e o serviço do homem para com Deus sejam honrados no mais alto grau. Não haverá falta de glória e honra. ... Maranata! - Meditação Matinal. Pág. 339.

Era desígnio de Deus que o Príncipe dos sofredores em forma humana fosse o Juiz do mundo inteiro. Aquele que velo das cortes celestiais para salvar o homem da morte eterna... Aquele que Se sujeitou a ser denunciado perante um tribunal terrestre, e que sofreu a ignominiosa morte de cruz - é o único que há de proferir a sentença de recompensa ou de castigo.

Aquele que aqui Se submeteu ao sofrimento e à humilhação da cruz terá no conselho de Deus a mais ampla compensação e ascenderá ao trono sendo reconhecido por todo o Universo celestial como Rei dos santos. Ele empreendeu a obra da salvação e demonstrou perante os mundos não caídos e a família celestial que é poderoso para completar a obra por Ele iniciada. ... Maranata! - Meditação Matinal. Pág. 339.

5ª Nesse contexto, como você entende o que Paulo diz em Romanos 14: 14?

Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Paulo expressa sua convicção pessoal, iluminado pelo Espírito, quanto à liberdade cristã e o direito das pessoas recusarem certos escrúpulos desenvolvidos por outros. A convicção de Paulo emanava de uma mente que vivia em comunhão com Cristo e que dessa maneira recebia a luz do Espírito Santo. C. B. A.

É fato que nenhuma atitude é de si mesma imunda, mas se torna pelo propósito com que é praticada. O termo “imundo” se usava para descrever aquelas coisas que ainda que fossem "comuns" para o mundo, estavam proibidas para os judeus piedosos.
C. B. A.

TERÇA: NÃO DANDO MOTIVO PARA ESCÂNDALO

6ª Que principio relacionado com a alimentação pode também ser aplicado a outras áreas da vida? Romanos. 14: 15 – 23. (I Coríntios. 8: 12 e 13.)

Se pela tua forma de te alimentar isso entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não deis motivo para que seja censurado o vosso bem; porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.

Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

Mas, é importante saber que o próprio Jesus não comprou nunca a paz mediante transigências dos outros. Os servos de Cristo são chamados a realizar a mesma obra, e devem estar apercebidos para que, buscando evitar desarmonia, não transijam contra a verdade. E ninguém pode ser fiel aos princípios sem despertar oposição. Um cristianismo espiritual sofrerá oposição da parte dos filhos da desobediência. Mas Jesus recomendou aos discípulos: "Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma". Os que são fiéis a Deus não têm a temer o poder dos homens nem a inimizade de Satanás. Em Cristo lhes está garantida a vida eterna. Seu único temor deve ser atraiçoar a verdade, traindo assim a confiança com que Deus os honrou.
O Desejado de Todas as Nações. Pág. 356.

Todos os que confessarem a Cristo, tem de possuí-lo em si. Não podem comunicar aquilo que não receberam, por que ninguém pode oferecer o que não possui. Os discípulos poderiam discorrer fluentemente acerca de doutrinas, poderiam repetir as palavras do próprio Cristo; mas a menos que possuíssem mansidão e amor cristãos, não O estariam confessando. Um espírito contrário ao de Cristo negá-Lo-ia, fosse qual fosse à profissão de fé. Os homens podem negar a Cristo pela maledicência, por conversas destituídas de senso, por palavras inverídicas ou descorteses. *** Nós podemos negar a Cristo nos esquivando das responsabilidades da vida, ou pela busca dos prazeres pecaminosos. *** Podemos negá-Lo conformando-nos com o mundo, ou por uma conduta indelicada, até pelo amor das próprias opiniões, ou pela justificação própria, também por nutrir dúvidas, por ansiedades desnecessárias, e por deixar-se estar em sombras. Por todas essas coisas declaram não ter consigo a Cristo. O Desejado de Todas as Nações. Pág. 357.

A consciência do irmão débil sofre e se perturba ao ver que crentes a mais tempo se comprazem no que ele considera pecaminoso. Esse pesar pode resultar em sua destruição, pois bem poderia apartar-se da fé cristã porque lhe parece que está relacionada com práticas que ele considera pecaminosas, ou poderia ser induzido pelo exemplo de seus irmãos mais fortes a aprovar cabalmente uma conduta que para ele é pecaminosa. C. B. A.

7ª No verso 22, em meio a toda essa discussão sobre deixar as pessoas agirem conforme a própria consciência, Paulo acrescenta uma advertência muito interessante: “Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova”.

O que significa isso?

Significa nós sabermos que o sábio aproveitamento de nossas oportunidades, o cultivo dos talentos que nos foram dados por Deus, é que nos tornará homens e mulheres que possam ser aprovados pelo Senhor e uma bênção para a sociedade. Tende uma norma elevada, e com indomável energia tirai o máximo proveito de vossos talentos e oportunidades, e avançai para o alvo. A formação de um caráter íntegro é obra da vida inteira, e é o resultado de meditar com oração e em ligação com um grande propósito. A excelência do caráter que possuís tem que ser o resultado de vosso próprio esforço. Os amigos vos podem animar, mas não podem fazer a obra em vosso lugar. Fundamentos da Educação Cristã. Pág. 87.

Significa dizer que a obra do Senhor não deve receber a imagem e a inscrição do homem. Porque de tempos em tempos o Senhor introduz aí instrumentos diversos, mediante os quais melhor se pode cumprir o Seu desígnio. Felizes (Bem-aventurados) são os homens que de boa vontade se submetem a Deus e humilham o seu próprio eu, dizendo juntamente com João: "É necessário que o Senhor cresça e que eu diminua". O Desejado de Todas as Nações. Pág. 182.

Significa também que para sermos felizes, precisamos procurar alcançar um caráter como o que Cristo manifestou. Uma marcante peculiaridade de Cristo foi Sua abnegação e benevolência. Ele veio não para buscar o que Lhe era próprio. Andou fazendo o bem, e isto era Sua comida e bebida. Nós podemos, seguindo o exemplo do Salvador, estar em santa comunhão com Ele; e ao buscar diariamente imitar o Seu caráter e seguir o Seu exemplo seremos uma bênção para o mundo e garantiremos nosso contentamento aqui e uma eterna recompensa no futuro. Beneficência Social. Pág. 309.

Não se condenar naquilo que aprova significa dizer que o Senhor deseja ver felizes todos os Seus filhos, em paz e obediência. Disse Jesus: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". "Tenho-vos dito isso para que a Minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa". Caminho a Cristo. Pág. 124.

E ainda significa dizer que a felicidade que se busca por motivos egoístas, fora do caminho do dever, é volúvel, caprichosa e transitória; dissipa-se, deixando n"alma uma sensação de isolamento e pesar; no serviço de Deus, porém, há satisfação e alegria. O cristão não tem de andar por veredas incertas; não é abandonado a vãos desgostos e decepções. Ainda que não nos sejam dados os prazeres desta vida, podemos, não obstante, sentir-nos felizes por esperar a vida por vir. Caminho a Cristo. Pág. 124.

QUARTA: OBSERVÂNCIA DE DIAS

8ª A que Paulo se refere ao mencionar a “diferença entre dia e dia”? Ele está dizendo alguma coisa sobre o quarto Mandamento? Se não, por quê? Romanos. 14: 4 – 10.

Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Paulo falou sobre o assunto fazendo referencia as leis cerimoniais e a lei moral que estabeleciam as santas convocações. Isso porque havia uma divergência muito grande entre os judeus tradicionais e os conversos ao cristianismo.

Os judeus continuavam na prática dos cerimoniais e acusavam os cristãos de serem desobedientes, os cristãos os consideravam fanáticos religiosos. Os cristãos acreditavam que as leis cerimoniais haviam sido substituídas por Cristo, os judeus tradicionais não acreditavam em Cristo e afirmavam que as leis cerimoniais ainda deviam serem praticadas.

Em questões de consciência, a alma deve ser deixada livre. Ninguém deve controlar o espírito de outro, julgar por outro, ou prescrever-lhe o dever. Deus dá a toda alma liberdade de pensar, e seguir suas próprias convicções. "Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus". Ninguém tem direito de imergir sua individualidade na de outro. Em tudo quanto envolve princípios, "cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo". Mente, Caráter e Personalidade. Vol. II. Pág. 707.

Na verdade o povo de Deus nunca foi orientado quanto a observância de um dia sagrado, mas sim de uma data sagrada, fosse em relação a lei cerimonial ou a lei moral. Os sábados eram datas especificas em que os israelitas comemoravam um acontecimento distinto e sagrado para que o povo se lembrasse de que o Senhor sempre foi o único Deus que verdadeiramente proporcionava libertação, e era a este Deus que eles deveriam adorar.

QUINTA: BÊNÇÃO DE CONCLUSÃO

9ª A que exemplo se referiu Paulo ao mencionar que devemos suportar as debilidades dos fracos? Que importante verdade cristã está presente neste texto? Romanos. 15: 1 - 3.

Para nós que somos fortes na fé, Paulo diz que devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação dele. Porque também Cristo não veio para agradar a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

Deus tem um povo distinto, uma igreja na Terra, que não é inferior a nenhuma outra, mas superior a todas em seus recursos para ensinar a verdade, e para vindicar a Lei de Deus. Tem Deus agentes divinamente designados - homens a quem Ele está guiando, que suportaram o calor e a fadiga do dia, e que cooperam com os instrumentos celestiais para promoverem o reino de Cristo em nosso mundo. Unam-se todos a esses agentes escolhidos, e sejam afinal encontrados entre os que têm a paciência dos santos, guardam os mandamentos de Deus, e têm a fé de Jesus. ... A Igreja Remanescente. Pág. 54.

As circunstâncias podem separar amigos; e as ondas desassossegadas do vasto mar podem rolar entre nós e eles. Mas nenhuma circunstância, ou distância alguma nos pode separar do Salvador. Estejamos onde estivermos, Ele Se acha à nossa mão direita para sustentar, manter, proteger e animar. Maior que o amor de uma mãe por seu filho, é o de Cristo por seus remidos. A Ciência do Bom Viver. Pág. 72.

10ª Que significa ser seguidor de Jesus?

Os seguidores de Cristo devem ser a luz do mundo; mas Deus não lhes manda fazer um esforço para brilhar. E todos os seguidores de Cristo devem participar dessa alegria eterna. Por grande e gloriosa que seja a vida futura, nossa recompensa não é inteiramente reservada só para o dia da libertação final. Mesmo na Terra, podemos pela fé entrar na alegria do Senhor. A Ciência do Bom Viver. Pág. 36 e 504.

Os seguidores de Cristo são aqueles que estão apostos para servir ao próximo. Vejamos a declaração feita em relação a esta situação. Os seguidores de Cristo foram redimidos para ser úteis ao próximo. Nosso Senhor ensina que o verdadeiro objetivo da vida é servir. Cristo mesmo foi obreiro, e dá a todos os Seus seguidores a lei do serviço - o serviço a Deus e ao próximo. Aqui Cristo apresentou ao mundo uma concepção mais elevada da vida, a qual jamais conheceram. Vivendo para servir aos outros, o homem é levado à comunhão com Cristo. A lei de servir torna-se o vínculo que nos liga a Deus e a nosso semelhante. Beneficência Social. Pág. 53.

O seguidor de Cristo deve-se aperfeiçoar constantemente em maneiras, hábitos, espírito e trabalho. Isso se opera conservando o olhar, não somente nas realizações exteriores e superficiais, mas em Jesus. Opera-se uma transformação na mente, no espírito e no caráter. O cristão é educado na escola de Cristo, para nutrir as graças de Seu Espírito em toda a mansidão e humildade. Está-se habilitando para a sociedade dos anjos celestiais. Obreiros Evangélicos, pág. 283.

11ª Que outros versos ensinam a mesma idéia? Como você pode viver esse principio?

Para os que querem cooperar com Cristo eis uma mensagem que pode servir para poderem viver o principio de forma prática.

Jesus vê na Terra a Sua igreja verdadeira, cuja maior ambição é com Ele cooperar na grande obra de salvar pessoas. Ouve-lhes as orações, apresentadas em contrição e poder, e a Onipotência não lhes pode resistir aos rogos para a salvação de qualquer membro provado e tentado do corpo de Cristo. A igreja, prestes a entrar no seu mais duro conflito, será para Deus o objeto mais querido na Terra. A Igreja Remanescente. Pág. 16.

A importante verdade cristã presente na declaração de Paulo para a igreja em Roma foi a de que Cristo buscou ensinar aos discípulos que no reino de Deus não há fronteiras territoriais, nem classes sociais; e que eles deviam ir a todas as nações, levando-lhes a mensagem do amor do Salvador. Sua constante oração por eles era que fossem santificados pela verdade; e Jesus orou com segurança, sabendo que um decreto da parte do Todo-poderoso tinha sido feito antes que o mundo tivesse vindo à existência. Jesus sabia que o evangelho do reino devia ser pregado a todas as nações para testemunho; e que a verdade armada com a onipotência do Santo Espírito seria vitoriosa na batalha contra o mal, e que a bandeira sangrenta um dia haveria de tremular triunfante sobre Seus seguidores. Atos dos Apóstolos. Pág. 20 e 21.

12ª Na conclusão de sua epistola, que bênção Paulo pronunciou sob diversas formas? Romanos. 15: 5, 6, 13, 33.

A bênção pronunciada foi que o Deus de constância e de consolação nos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. E, sejam todos vocês de um mesmo sentimento, sejam compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Testemunhos Seletos. Vol. I. Pág. 448.

Deu-nos o Senhor em Sua Palavra, instruções definidas e inequívocas, e na obediência a elas podemos preservar a união e harmonia na igreja. A Palavra de Deus derrama sobre a vereda da vida humana uma luz que não pode errar. Todo homem terá, afinal, de ficar em pé ou cair por si mesmo, não de acordo com a opinião do partido que o sustém ou a ele se opõe, não de acordo com o juízo de qualquer homem, mas de acordo com o seu real caráter à vista de Deus. Testemunhos Seletos. Vol. II. Pág. 89.

13ª Depois de numerosas saudações pessoais, como Paulo põe fim a sua carta? Romanos. 16: 25 - 27.

Depois de tudo o que foi dito Paulo faz uma declaração dizendo: Agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Porque pareceu bem à Macedônia e outras localidades levantar uma oferta fraternal para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem porque eles se consideram como devedores para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as bênçãos materiais.

Os homens precisam saber que as bênçãos da obediência a lei do amor, em sua plenitude eles só podem fruir à medida que receberem a graça de Cristo. É Sua graça que dá ao homem poder para obedecer às leis de Deus. É isso que o habilita a quebrar as cadeias do mau hábito. Esse é o único poder que pode colocá-lo e conservá-lo firme no caminho do direito. A Ciência do Bom Viver. Pág. 115.

Jesus vem (todos os dias) para dar aos membros da Igreja, individualmente, as mais ricas bênçãos, uma vez que eles Lhe abram a porta. A Igreja Remanescente. Pág. 60.

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