domingo, 25 de julho de 2010

Fidelidade a Deus

O QUE DEUS ESPERA DE SUA “FIDELIDADE”?

Os seguidores de Cristo devem ser a luz do mundo; mas Deus não lhes manda fazer um esforço para brilhar. Ele não aprova nenhum esforço de satisfação própria para exibir uma bondade superior. Deseja que sua alma esteja imbuída dos princípios do Céu; então, ao se porem em contato com o mundo, revelarão a luz que neles está. Sua firme fidelidade, em todos os atos da vida, será um meio de iluminação. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 36.


O QUE DEUS ESPERA DE SUA FIDELIDADE NA “GUARDA DO SABADO”?

Não devemos preparar para o “sábado” mais liberal provisão de alimento, nem maior variedade que nos outros dias. Em lugar disso, a comida deve ser mais simples, e menos se deve comer, a fim de a mente estar mais clara e vigorosa para compreender as coisas espirituais. Um estômago abarrotado quer dizer um cérebro pesado. As mais preciosas palavras podem ser ouvidas e não apreciadas devido à mente estar confusa por uma alimentação imprópria. Comendo demais no “sábado”, muita gente faz mais do que julga para se tornar incapaz de receber o benefício de suas sagradas oportunidades. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 307.

De acordo com o quarto mandamento, o “sábado” foi dedicado ao repouso e ao culto religioso. Toda atividade secular devia ser suspensa, mas as obras de misericórdia e beneficência estavam em harmonia com o propósito do Senhor. Elas não deviam ser limitadas a tempo ou lugar. Aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus. Beneficência Social. Pag. 77.

Como um meio de ensino intelectual, as oportunidades do “sábado” são incalculáveis. Que se aprenda a lição da Escola Sabatina, não olhando rapidamente ao texto da mesma no sábado de manhã, mas estudando cuidadosamente para a próxima semana, no “sábado” à tarde, com recapitulação diária ou ilustração durante a semana. Assim a lição se fixará na memória, como um tesouro que jamais se perderá completamente. Educação, pág. 251 e 252.

O QUE DEUS ESPERA DA ADMINISTRAÇÃO DO “TEMPO” QUE ELE CONSEDE A VOCÊ?

Durante Seu ministério, Jesus dedicou mais “tempo” a curar os enfermos do que a pregar. Seus milagres testificavam da veracidade de Suas palavras, de que não veio a destruir, mas a salvar. Aonde quer que fosse, as novas de Sua misericórdia O precediam. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 19.

Não há “tempo” nem lugar impróprios para erguer a Deus uma prece. Nada há que nos possa impedir de alçar o coração no espírito de oração sincera. Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina, como fez Neemias quando apresentou seu pedido perante o rei Artaxerxes. Onde quer que nos encontremos podemos entreter comunhão íntima com Deus. Devemos ter constantemente aberta a porta do coração, erguendo sempre a Jesus o convite para vir habitar nossa alma, como hóspede celestial. Caminho a Cristo. Pag. 99.

Temos pouco “tempo” para armazenar tesouros de boas obras no Céu. Não cometa um erro nisso. Sirva a Deus com afeições não divididas. Seja zeloso e íntegro. Que seu exemplo seja de tal natureza que ajude a outros decidirem-se por Jesus. Os jovens não sabem o poder que sua influência pode ter. Trabalhem para este “tempo” e para a eternidade. Cartas a Jovens Namorados. Pag. 37.

Os filhos são a herança do Senhor e Lhe somos responsáveis pela administração de Sua propriedade. ... A educação e instrução dos filhos para serem cristãos são o mais elevado serviço que os pais podem prestar a Deus. É uma tarefa que requer paciente labor - esforço de toda a vida, diligente e perseverante. Pela negligência deste trabalho a nós confiado provamo-nos mordomos infiéis. O Lar Adventista. Pag. 269.

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS A RESPEITO DO “NOSSO CORPO” COMO TEMPLO DO ESPIRITO SANTO?

As horas tantas vezes gastas em divertimentos que não refrigeram nem o “corpo” e nem a alma devem ser despendidas em visitas aos pobres, enfermos e sofredores, ou em procurar ajudar alguém que esteja em necessidade. Beneficência Social. Pag. 76.

Os que se consagram a Deus de “corpo”, espírito e alma, purificando seus pensamentos pela obediência da lei divina, hão de continuamente receber nova provisão de poder físico e mental. Haverá sincero anseio por Deus e fervorosa oração, pedindo clara percepção para discernir a missão e o operar do Espírito Santo. Não somos nós os que devemos usar o Espírito Santo, mas Ele que nos deve usar a nós, moldando-nos cada faculdade. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pag. 40.

Cada um receberá no juízo segundo as obras praticadas no “corpo”, sejam boas, sejam más. Recomenda-nos o Salvador: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação". Se encontrarmos dificuldades e, no poder de Cristo, as vencemos; se nos defrontamos com inimigos e, no poder de Cristo, os colocamos em fuga; se aceitamos responsabilidades e, na força de Cristo, delas nos desempenhamos fielmente, então estamos adquirindo preciosa experiência. Aprendemos como não poderíamos fazer de outro modo, que nosso Salvador é socorro bem presente em todo tempo de necessidade. Conselhos Sobre Educação. Pag. 72.

Os que condescendem com o eu e negligenciam cuidar da alma e do corpo daqueles por quem Cristo deu a Sua vida, não estão comendo do pão da vida nem bebendo da água da fonte da salvação. Estes estão estéreis e destituídos de seiva, como a árvore que não dá fruto. São anões espirituais, que consomem seus meios consigo mesmos; mas "tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Conselhos Sobre Mordomia. Pag. 27.

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS COM RELAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DO “TESOURO”?

Cristo tinha colocado nas mãos de Seus seguidores os “tesouros” do evangelho, e sobre eles colocou a responsabilidade de dar as alegres novas de salvação ao mundo. Nossas obrigações são muito maiores, seguramente, do que o foram as do antigo Israel. Atos dos Apóstolos. Pag. 338.

A alma deve ser como uma casa do “tesouro”, cheia de ricas e proveitosas provisões. No púlpito, na Escola Sabatina, na reunião de oração e na sociedade, devemos ter novos temas para iluminar a outros. Devemos seguir o exemplo de Jesus, o Mestre perfeito. Ele educava homens revelando-lhes o caráter do Deus vivo. Disse Ele: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste". É este o importante assunto a ser gravado na mente dos jovens, pois precisam conhecer o caráter paternal de Deus, a fim de serem induzidos a subordinar os interesses temporais aos eternos. Ao contemplarem o caráter de Deus, ser-lhes-á criado no coração um intenso desejo de transmitir a outros a beleza e poder da verdade. Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Pag. 109 e 110.

O QUE DEUS ESPERA DE NOSSA ADMINISTRAÇÃO DOS TALENTOS?

Se aqueles a quem Deus confiou grandes “talentos” intelectuais empregam esses dons para fins egoístas, eles serão deixados, após um período de prova, a seguir seu próprio caminho. Deus tomará homens que não parecem tão prodigamente dotados, que não têm grande confiança em si mesmo, e tornará os fracos fortes, porque confiam que Ele fará em seu favor o que eles próprios não podem realizar. Deus aceitará o serviço prestado de todo o coração, e suprirá por Sua parte as deficiências. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 150.

Deus pôs na igreja, como Seus auxiliares indicados, homens de “talentos” diferentes para que, mediante a sabedoria de muitos, seja feita a vontade do Espírito. Os homens que agem de conformidade com seus próprios fortes traços de caráter, recusando aliar-se a outros que têm tido mais longa experiência na obra de Deus, ficarão cegos pela confiança própria, incapazes de discernir entre o falso e o verdadeiro. Atos dos Apóstolos. Pag. 279.

Os que têm adquirido riquezas adquiriram-nas pela aplicação dos “talentos” que lhes foram dados por Deus; mas esses “talentos” para a conquista de bens foram-lhes dados a fim de que pudessem aliviar os que estão na pobreza. Esses dons foram concedidos aos homens por Aquele que faz o Seu Sol brilhe e a Sua chuva caia sobre todos, justos e injustos, para que pela produtividade da terra tenham abundante provisão para todas as suas necessidades. Os campos têm sido abençoados por Deus, e em Sua bondade fez "provisão para os necessitados". Beneficência Social. Pag. 15.

O Senhor emprega vários instrumentos para a realização de Seu propósito; e enquanto alguns com “talentos” especiais (ou em destaque) são escolhidos “na igreja” para devotar todas as suas energias à tarefa de ensinar e pregar o evangelho, muitos outros, sobre quem mãos humanas nunca foram postas em ordenação, são chamados a desempenhar importante parte na salvação de almas. Beneficência Social. Pag. 64.

Deus dá “talentos” que devem ser desenvolvidos de acordo com as diferentes habilidades por Ele concedidas. Caso o “talento” seja pequeno, Deus tem um lugar para ele; e se esse “talento”, for usado, fará precisamente a obra para a qual Deus destinou. Os “talentos” do humilde suburbano são necessários para o trabalho de casa em casa e podem fazer mais nesta obra do que brilhantes dons.E aquele que usa retamente seu único talento será tão verdadeiramente recompensado como o que usa cinco “talentos”. É por trabalharem segundo a capacidade dada que Deus recompensa os Seus servos. Beneficência Social. Pag. 102.

É IMPORTANTE SABER QUE NÓS SOMOS SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ E JULGADOS PELAS NOSSAS OBRAS. DEVEMOS SABER TAMBEM QUE A RELIGIÃO DESTITUIDA DE CONHECIMENTO É CEGA, (OS QUE SE UTILIZAM DELA ANDAM APENAS PELO TATO). E O CONHECIMENTO DESTITUIDO DE UMA RELIGIÃO PURA É PARALITICO, (E OS QUE SE BASEIAM EM SEU CONHECIMENTO SÓ ANDAM SE FOREM CARREGADOS).

Os que usam uma religião cega são incapazes de conduzirem a outros. Os que usam o conhecimento paralitico são incapazes de ensinar alguém a subir a escada da fé por preceito e exemplo.

Nenhum comentário: