sábado, 19 de maio de 2012

A FAMILIA É UM PATRIMÔNIO DE DEUS


A FAMILIA É UM PATRIMÔNIO DE DEUS

A ORAÇÃO SECRETA

  Temos que orar em família; e sobretudo não devemos negligenciar a oração secreta, pois ela é a vida da alma.        É impossível a alma prosperar enquanto é negligenciada a oração.        A oração familiar e a oração pública não bastam.        Em solidão, abra-se a alma às vistas perscrutadoras de Deus. A oração secreta só deve ser ouvida por Ele – o Deus que ouve as orações.         Nenhum ouvido curioso deve partilhar dessas petições em que a alma assim depõe o seu fardo.        Na oração secreta a alma está livre das influências do ambiente, livre da agitação, e calmamente, mas com fervor, a pessoa busca a Deus.        Suave e permanente será a influência que emana daquele que vê o secreto, e cujo ouvido está aberto para ouvir a prece que vem do coração.        Pela fé calma e singela a alma entretém comunhão com Deus e absorve raios de luz divina que a devem fortalecer e suster no conflito contra Satanás.          Deus é nossa fortaleza.        Caminho a Cristo. Pag. 98.

O ÊXITO DE TODAS AS COISAS DEPENDE DA FAMILIA

  A sociedade compõe-se de famílias, e a sociedade é o que a façam os chefes de família.       Do coração "procedem às saídas da vida", e o coração da sociedade, da igreja e da nação, é o lar.        A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas.            A Ciência de o Bom Viver, pág. 349. 

LAR E FAMILIA

  O Senhor é servido pelo fiel obreiro doméstico tanto quanto, ou ainda mais, do que por aquele que prega a Palavra fora.        Pais e mães deveriam compreender que são os educadores de seus filhos.       Estes representam a herança do Senhor; e deveriam ser treinados e disciplinados de modo a formar caráter que o Senhor possa aprovar.    Quando esse trabalho é feito cuidadosamente, com fidelidade e oração, anjos de Deus guardam a família, e a vida mais simples se torna sagrada.        A Verdade Sobre os Anjos. Pag. 16.  

LAR E FAMILIA

  A lição do bom samaritano não é menos necessária hoje no mundo, do que quando foi proferida pelos lábios de Jesus.       O egoísmo e a fria formalidade têm quase extinguido o fogo do amor cristão, dissipando as graças que seriam por assim dizer a fragrância do caráter.         Muitos dos que professam hoje cristianismo, deixaram de considerar o fato de que os cristãos têm de representar bem a Cristo.       A menos que haja sacrifício prático em bem de outros, no círculo da família, na vizinhança, na igreja e onde quer que estejamos não seremos cristãos, seja qual for a nossa profissão de fé.             O Desejado de Todas as Nações, pág. 497 e 504. 

O LAR DEVE SER UM LUGAR DE EDUCAÇÃO

  Em Sua sabedoria, o Senhor determinou que a família fosse o maior dentre todos os fatores educativos.       É no lar que a educação da criança deve se iniciar.      Ali está a sua primeira escola.      Ali, tendo seus pais como instrutores, terá a criança de aprender as lições que a devem guiar por toda a vida - lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio.       As influências educativas do lar são uma força decidida para o bem ou para o mal.        São, em muitos sentidos, silenciosas e graduais, mas, sendo exercidas na direção devida, tornam-se fator de grande alcance em prol da verdade e justiça.        Se a criança não é instruída corretamente ali, Satanás a educará por meio de fatores de sua escolha.          Quão importante, pois, é a escola do lar!             Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 107.

A NEGLIGÊNCIA DA IGREJA E SEUS RESULTADOS

  Onde quer que uma igreja seja estabelecida, todos os membros devem empenhar-se ativamente em trabalho missionário.         Devem visitar cada família da vizinhança e informar-se de sua condição espiritual.        Se os professos cristãos se empenhassem nesta obra desde o momento em que os seus nomes são postos no livro da igreja, não haveria agora tão disseminada incredulidade, tão profunda iniqüidade, impiedade tão sem paralelo como se observa no mundo presentemente.        Se cada membro da igreja tivesse procurado iluminar a outros, milhares e milhares hoje estariam ao lado do povo que guarda os mandamentos de Deus.           Beneficência Social. Pag. 72.

  E não é somente no mundo que vemos os resultados da negligência da igreja em trabalhar nas fileiras de Cristo.         Por esta negligência tem sido levado para dentro da igreja um estado de coisas que tem eclipsado os altos e santos interesses da obra de Deus.         Um espírito de criticismo e amargura têm penetrado na igreja, e o discernimento espiritual de muitos tem diminuído.         Em virtude disto a causa de Cristo tem sofrido grande perda.        As inteligências celestiais têm estado à espera de poder cooperar com os agentes humanos, mas nós não temos discernido sua presença.          Beneficência Social. Pag. 72.

A INFLUÊNCIA DA MULHER

  Uma mulher verdadeiramente convertida exercerá poderosa influência transformadora para o bem.       Associada ao marido, ela pode ajudá-lo em seu trabalho e tornar-se um meio de encorajamento e bênção para ele.         Quando a vontade e a conduta da mulher são levadas em sujeição ao Espírito de Deus, não há limite para o bem que ela pode realizar.           Beneficência Social. Pag. 157.

A FAMÍLIA O MAIOR PATRIMÔNIO DE DEUS

A FUNÇÃO DO MARIDO

  O espírito que Cristo manifesta para conosco é o que devem manifestar mutuamente os maridos.     Filipenses. 2: 5.     "E andai em amor, como também Cristo vos amou...         Assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas ao seu marido.        Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela".           A Ciência de o Bom Viver. Pag. 361.

  O Senhor pôs o esposo como cabeça da esposa para ser seu protetor; ele é o laço de união da família, unindo os membros entre si, da mesma forma como Cristo é a cabeça da igreja e o Salvador do corpo espiritual.          Que cada esposo que sustenta amar a Deus estude cuidadosamente os reclamos de Deus no que respeita a sua posição.          A autoridade de Cristo é exercida com sabedoria, com toda a bondade e mansidão; assim exerça o esposo seu poder e imite a grande Cabeça da igreja.              O Lar Adventista, pág. 215. 

   O marido e pai retraído, egoísta, despótico, não somente é infeliz, como lança sombras sobre todos os que o cercam em casa.           Ele há de colher o resultado vendo a esposa  desalentada e doentia, e os filhos manchados pelos desagradáveis traços de seu próprio caráter.        A Ciência de o Bom Viver. Pag. 374.

  Um marido despótico é um marido ditador, um marido retraído é um marido omisso, e um marido egoísta é um marido que não visa o bem da família.         

A FAMÍLIA O MAIOR PATRIMÔNIO DE DEUS

  A INFLUÊNCIA DA MULHER

  Uma mulher verdadeiramente convertida exercerá poderosa influência transformadora para o bem.       Associada ao marido, ela pode ajudá-lo em seu trabalho e tornar-se um meio de encorajamento e bênção para ele.         Quando a vontade e a conduta da mulher são levadas em sujeição ao Espírito de Deus, não há limite para o bem que ela pode realizar.           Beneficência Social. Pag. 157.

O SEGUNDO MANDAMENTO

  Não farás para ti imagem esculpida, e nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas abaixo da terra.         Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, e não interferirei nas conseqüências das iniqüidades praticadas pelos pais e que virão sobre os filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam      Mas usarei de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.     

  A obra da mãe é solene e importante - moldar o espírito e o caráter dos filhos prepará-los para serem úteis aqui, e habilitá-los para a vida futura e imortal.         Obreiros Evangélicos. Pag. 203.

  Jesus adquiriu Sua educação no lar.        Sua mãe foi-Lhe a primeira professora humana. Dos lábios da mãe e dos rolos dos profetas, Jesus aprendeu as coisas celestes.       Vivia numa casa de camponeses, e fiel e alegremente desempenhou Sua parte nas responsabilidades domésticas.        Aquele que fora o Capitão dos Céus, era agora servo voluntário, filho amoroso e obediente.         Aprendeu um ofício, e trabalhava com Suas próprias mãos na carpintaria de José.        Orientação da Criança. Pag. 19.

  A mãe é quem ensina o filho a chamar o seu progenitor de pai.     Toda mulher prestes a tornar-se mãe, seja qual for o seu ambiente, deve animar constantemente uma disposição feliz, alegre, contente, sabendo que por todos os seus esforços postos nesta direção será ela recompensada dez vezes mais no caráter tanto físico como moral do seu filho.      E isto não é tudo.         Ela pode, pelo hábito, acostumar-se a pensamentos animosos, e assim encorajar um feliz estado de espírito e lançar alegre reflexo de sua própria felicidade de espírito na família e nos que com ela se associam.         Mente Caráter e Personalidade. Vol. 1. Pag. 131.

 

Nenhum comentário: