domingo, 17 de outubro de 2010

O REPRESENTANTE DIVINO

O representante Divino

Quais as características de um representante de Deus?

Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução... Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Daniel 1: 3, 4 e 6.

 A saúde física e uma aparência formosa eram consideradas qualidades indispensáveis para um magistrado de alta linhagem entre os antigos, e ainda hoje estas características são muito bem cotadas.

• Vendo nesses jovens a promessa de habilidade digna de nota, Nabucodonosor determinou que fossem educados para ocupar importantes posições em seu reino. Para que pudessem ser plenamente capacitados para sua carreira, ele fez arranjos para que aprendessem a língua dos caldeus, e que por três anos lhes fossem asseguradas as vantagens incomuns da educação fornecida aos príncipes do reino. Profetas e Reis pág. 480.

 Quando o povo de Israel, seu rei, nobres e sacerdotes foram levados em cativeiro, quatro de entre eles foram selecionados para servir na corte do rei da Babilônia. Um deles era Daniel, o qual, muito cedo, deu mostras da grande habilidade desenvolvida nos anos subseqüentes. Esses rapazes eram todos de nascimento nobre e são descritos como jovens em quem não havia "defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento" e tinham "habilidade para viver no palácio do rei". Percebendo os preciosos talentos destes jovens cativos, o rei Nabucodonosor determinou prepará-los para ocuparem importantes posições em seu reino. A fim de que pudessem tornar-se perfeitamente qualificados para sua vida na corte, de acordo com o costume oriental, eles deviam aprender a língua dos caldeus e submeter-se, durante três anos, a um curso completo de disciplina física e intelectual. Santificação pág. 18.

Como obter essas características?

TEVE em terra de Uz um varão chamado Jó; e era este homem perfeito e reto, temeroso a Deus e apartava-se do mau. Jó 1:1.

Como Daniel, Jó propôs em seu coração não se contaminar com as coisas que o mundo oferece. Assim ele obteve características importantes para ser um homem em quem pudéssemos ter como referência de obediência e fidelidade a Deus.

E como representante da Divindade cumpriu com seu papel de servo fiel.

Perfeito. Esta palavra não implica necessariamente a idéia de impecabilidade absoluta. Antes bem significa plenitude, integridade, sinceridade, mas num sentido relativo. O homem "perfeito" à vista de Deus é o que atingiu o grau de desenvolvimento que o Criador espera dele em algum tempo dado.

Reto Temeroso de Deus. Expressão bíblica que denota lealdade e dedicação a Deus.

Apartado. A idéia é a de evitar o mau apartando-se dele como se tratasse da presença do perigo. (Comparar com Genesis 39: 7- 9 ). As quatro idéias incluídas neste versículo não são meras repetições mas para impressionar ao leitor com a forma de como Jó era um homem bom com a presença do Espírito Santo na sua vida. Mais bem se contemplam mutuamente formando um quadro total de um personagem que via o principio divino.

José foi um dos personagens provados e mostrou ter obtido a característica de verdadeiro representante de Deus Porque?

Por que a mulher de Potifar pôs seus olhos em José, e disse: Dorme comigo. E ele (José) não quis, e disse à mulher de Potifar: Tenho aqui que meu senhor não se preocupa comigo do que há em casa, e pôs em minha mão todo o que tem. Não há outro maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me reservou senão a ti, porquanto tu és mulher dele; como, pois, faria eu este grande mal, e pecaria contra Deus? Genesis 39: 7- 9.

Potifar depositava muita confiança em José, e isso fez com que esta confiança depositada nele reforçasse seu sereno propósito de ser leal a Deus, o que lhe resultara ainda mais desejáveis, seus excelsos ideais de honra pessoal e integridade.

Como representar a Deus para alcançar o povo?

O personagem chamado pelo senhor foi Moisés: Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Êxodo 4: 10-12.

Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte. Êxodo 3: 10-12.

Eu estarei contigo. Deus não refutou ( debateu, Não estar de acordo com...) os argumentos de Moisés senão que lhe assegurou a companhia e ajuda divinas. Não há nenhuma habilidade humana, nem poder humano, nem inventiva própria do homem que possam realizar o que só é possível cooperando com Deus.

Deus deu a Moisés uma prova de que não seria enviado a uma missão infrutuosa (sem resultado, fracassada).

Moisés pensou nas dificuldades que seriam encontradas, na cegueira, ignorância e incredulidade de seu povo, muitos dos quais estavam quase destituídos do conhecimento de Deus. Patriarcas e Profetas pág. 252.

Quando compreendemos que somos coobreiros de Deus, Suas promessas não serão proferidas com indiferença. Elas arderão em nossa alma e inflamar-se-ão em nossos lábios. A Moisés, quando chamado a servir a um povo ignorante, indisciplinado e rebelde, foi feita por Deus a promessa: "Irá a Minha presença contigo para te fazer descansar." Êxodo. 33:14. E Ele disse: "Certamente Eu serei contigo." Êxodo. 3:12. Essa promessa pertence a todos quantos trabalham em lugar de Cristo, em favor de Seus aflitos e sofredores. O Desejado de Todas as Nações pág. 641.

Devoção e humildade sempre caracterizaram os homens a quem Deus confiou importantes responsabilidades em Sua obra. O chamado divino a Moisés no deserto encontrou-o sem confiança em si mesmo. Ele reconheceu sua incapacidade para a posição a que Deus o chamara; havendo, porém, aceito o encargo, tornou-se um polido instrumento nas mãos de Deus para realizar a maior obra já confiada aos mortais. E Recebereis Poder – Meditação Matinal pág. 259.

Se podemos fazer arranjos de modo que se tenham grupos organizados e instruídos inteligentemente com respeito à parte que devem desempenhar como servos do Mestre, nossas igrejas terão uma vida e vitalidade de que necessitam há muito tempo. Beneficência Social pág. 53.

Na fraqueza de um homem obediente, se revela o poder de um Deus Fiel.

Nenhum comentário: