domingo, 1 de agosto de 2010

Expondo a fé

Lição 6 31 de julho a 6 de agosto

Verso para Memorizar: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1 e 2).

SÁBADO Á TARDE

Paulo sabia que os sacerdotes e príncipes fixaram-se numa rotina de cerimonialismo. Estavam eles satisfeitos com uma religião legal e era-lhes impossível dar a outros as vivas verdades do Céu. Consideravam suficiente sua própria justiça e não desejavam a intromissão de um novo elemento em sua religião. A boa vontade de Deus para com os homens não era por eles aceita como algo à parte deles próprios, mas a relacionavam com seus próprios méritos por causa de suas boas obras. A fé que opera por amor e purifica a alma não achava lugar na união com a religião dos fariseus, feita de cerimonialismo e injunções humanas. Atos dos Apóstolos. Pag. 15.

Ao pecador arrependido, faminto e sedento de justiça, o Espírito Santo revela o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. "Ele... há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar", disse Cristo. "Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito". Atos dos Apóstolos. Pag. 52.

Cumpre-nos guardar-nos do primeiro desvio da justiça; pois uma transgressão, ou uma negligência em manifestar o espírito de Cristo, abre caminho para outra transgressão e outra negligência ainda, até que a mente é dominada pelos princípios do inimigo. Beneficência Social. Pag. 37.

DOMINGO: JUSTIFICADOS, POIS...

1ª Qual é o resultado de termos sido justificados? Que sentimentos tomam conta daquele que alcança essa condição? Romanos. 5: 1 – 5.

Abundante graça foi provida para que o crente possa manter-se livre do pecado; pois todo o Céu, com seus recursos ilimitados, foi posto à nossa disposição. Devemos servir-nos da fonte da salvação. Cristo é o fim da lei, (ou o cumprimento dela) para justiça a todo aquele que crê. Em nós mesmos somos pecadores; mas em Cristo somos justos. Tendo-nos feitos justos, mediante a imputada justiça de Cristo, Deus nos pronuncia justos e nos trata como justos. Considera-nos Seus filhos amados. Cristo atua contra o poder do pecado, e onde este abundava muito mais abundante é a graça. Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 394.

A providência tomada é completa, e a eterna justiça de Cristo é colocada ao crédito de toda alma crente. As vestes, preciosas e sem mácula, tecidas nos teares do Céu, foram providas para o pecador arrependido e crente. "Somos todos justificados gratuitamente pela graça de Deus, e pela redenção que há em Cristo Jesus. "Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus". Mensagens Escolhidas. Vol. I. Pag. 394.

Aquele cuja mente é esclarecida pela revelação da Palavra de Deus e tem entendimento, compreenderá a responsabilidade que tem para com Deus e o mundo, e sentirá que seus talentos se devem desenvolver de maneira a produzir os melhores resultados; pois ele deve anunciar "as virtudes daquele" que o "chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz". Este é o sentimento que tomam conta daquele que alcança a condição de justificado. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 37.

Nada é mais necessário em nossos trabalhos do que os resultados práticos da comunhão com Deus. Devemos mostrar, em nossa vida diária, que temos paz e descanso no Senhor. Esta paz no coração resplandecerá na fisionomia. Imprimirá à voz uma força persuasiva. A comunhão com Deus refletir-se-á no caráter e na vida. Os homens reconhecerão em nós, como nos primeiros discípulos, que estivemos com Jesus. Eis o que dá ao obreiro um poder que nada mais será capaz de lhe comunicar. Jamais devemos permitir sermos privados de tal poder. Carecemos de viver uma dupla vida - vida de pensamento e de ação, de silenciosa prece e infatigável trabalho. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 123.

SEGUNDA: DEUS EM BUSCA DO HOMEM

2ª Qual era a nossa condição quando cristo nos buscou? O que esses versos nos dizem sobre o caráter de Deus? Por que eles são tão cheios de esperança?Romanos 5: 6 – 8.

Está evidenciado que Deus dá prova do seu amor para conosco, porque, quando nós éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Não foi porque nós O amássemos primeiro que Cristo nos amou; mas, "sendo nós ainda pecadores", Ele morreu por nós. O caráter de amor do Senhor é de não nos tratar segundo os nossos merecimentos. E embora nossos pecados mereçam condenação, Ele não nos condena. A Ciência de o Bom Viver. Pag. 161.

O Senhor Deus, por intermédio de Jesus Cristo, estende o dia todo a Sua mão num convite aos pecadores e caídos. A todos Ele receberá. O Senhor dá as boas-vindas a todos que se achegam a Ele. É Sua glória perdoar ao maior dos pecadores. O Senhor tomará a presa da mão do valente, libertará o cativo, e tirará do fogo o tição. O Senhor baixará a áurea cadeia de Sua misericórdia às mais baixas profundezas da ruína humana, e erguerá a degradada alma, contaminada pelo pecado. A Ciência do Bom Viver. Pag. 161.

A condição de vida eterna é hoje justamente a mesma que sempre foi - exatamente a mesma que foi no paraíso, antes da queda de nossos primeiros pais - perfeita obediência à lei de Deus, perfeita justiça. Se a vida eterna fosse concedida sob qualquer condição inferior a essa, estaria correndo perigo a felicidade do Universo todo. E estaria aberto o caminho para que o pecado, com todo o seu cortejo de infortúnios e misérias, fossem imortalizados. Caminho a Cristo. Pag. 62.

Romanos. 5: 9 diz que podemos ser salvos da ira de Deus por meio de Jesus. O que significa isso?

Significa que as palavras de Deus são a fonte da vida. E que ao buscardes essas vivas fontes haveis de, mediante o Espírito Santo, ser postos em comunhão com Cristo. Verdades familiares apresentar-se-ão ao vosso espírito sob novo aspecto; como o clarão de um relâmpago, novas significações cintilarão de textos familiares da Escritura; vereis a relação de outras verdades com a obra da redenção, e sabereis que Cristo vos está guiando; que tendes ao lado um Mestre divino. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 20.

Para os que foram salvos da ira de Deus, Jesus disse: "A água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". À medida que o Espírito Santo vos descerre a verdade, haveis de entesourar as mais preciosas experiências, e falareis longamente a outros das confortadoras coisas que vos têm sido reveladas. Quando com eles vos reunirdes haveis de comunicar qualquer novo pensamento com relação ao caráter ou à obra de Cristo. Tereis nova revelação de Seu piedoso amor para comunicar aos que O amam, e aos que não O amam. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 20.

Obediência a toda palavra de Deus é outra condição de sucesso. As vitórias não são alcançadas por meio de cerimônias ou ostentação, mas mediante a simples obediência ao mais exaltado General, o Senhor Deus do Céu. Aquele que confia neste Líder jamais conhecerá a derrota. A derrota vem em conseqüência da confiança em métodos e planos do homem, deixando o plano divino em segundo lugar. Obediência era a lição que o Capitão dos exércitos do Senhor procurou ensinar ao extenso exército de Israel - obediência naquilo em que não podiam ver nenhum sucesso. Quando houver obediência à voz de nosso Líder, Cristo conduzirá Suas batalhas de tal modo que surpreenderá os maiores poderes da Terra. Conselhos Sobre Educação. Pag. 126.

4ª Que outras razões nos são dadas para nos regozijar? Romanos. 5: 10 e 11.

Uma das razões para nos regozijarmos é que quando éramos inimigos, (ou desobedientes a Deus) fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais agora já estando reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.
Existe Alguma reconciliação entre mim e Deus? Cristo, tão-somente, é capaz de isso fazer, pois "convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque, naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados".

Reconciliação quer dizer que se removeu toda barreira entre a alma e Deus, e que o pecador reconhece o que significa o amor perdoador de Deus. Por motivo do sacrifício feito por Cristo pelos homens caídos, Deus pode com justiça perdoar ao transgressor que aceite os méritos de Cristo. Cristo foi o conduto pelo qual a misericórdia, amor e justiça puderam fluir do coração de Deus para o coração do pecador. "Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Reavivamento e seus Resultados. Pag. 26.


TERÇA: A MORTE TRAGADA


5ª Qual foi o resultado mais funesto do pecado? O que isso explica? Romanos. 5: 12.

A explicação é que assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Este realmente é um resultado muito funesto do pecado deixado como herança para os humanos.

A imortalidade que fora prometida pelo Senhor ao homem sob condição de obediência, foi perdida pela transgressão. Adão não poderia transmitir à sua posteridade aquilo que não possuía; e não poderia haver esperança alguma para a raça decaída, se, pelo sacrifício de Seu Filho, Deus não houvesse trazido a imortalidade ao seu alcance. Uma vez que "a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram", Cristo "trouxe a luz para a vida e a incorrupção pelo evangelho". E unicamente por meio de Cristo pode a imortalidade ser obtida. O Grande Conflito. Pag. 533.

O coração de Deus anseia por Seus filhos terrestres com amor mais forte que a morte. E entregando Seu Filho nesse único Dom derramou sobre nós todo o Céu. A vida, morte e intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, e o pleitear do Espírito, bem como o Pai operando acima de tudo e por tudo, e também o interesse incessante dos seres celestiais - tudo se empenha em favor da redenção do homem. Caminho a Cristo. Pag. 21.

A transgressão da lei de Deus trouxe miséria e morte em sua esteira. Em virtude da desobediência, perverteram-se as faculdades do homem, tomando o egoísmo o lugar do amor. Sua natureza ficou tão enfraquecida, que lhe era impossível resistir ao poder do mal; e o tentador viu satisfeito seu intento de impedir o plano divino na criação do homem, e de encher a Terra de miséria e desolação. Os homens haviam escolhido um governador que os encadeava (ou prendia) a seu carro como cativos. Conselhos Professores, Pais e Estudantes. Pag. 33.

QUARTA: A LEI DESPERTA A NECESSIDADE

6ª Que outros textos revelam a realidade do pecado antes do Sinai?

Temos motivo para incessante gratidão a Deus porque Cristo, por Sua perfeita obediência, reconquistou o paraíso que Adão perdeu pela desobediência. Adão pecou, e os filhos de Adão partilham de sua culpa e suas conseqüências; mas Jesus assumiu a culpa de Adão, e todos os filhos de Adão que correrem para Cristo, o segundo Adão, podem livrar-se da penalidade da transgressão. Fé e Obras. Pag. 88.

O que escolhe uma conduta de desobediência à lei de Deus está decidindo seu futuro destino; está semeando para a carne, ganhando o salário do pecado - a destruição eterna, o contrário da vida eterna. Fundamentos da Educação Cristã. Pag. 376.

Ao se afastarem os homens cada vez mais de Deus, Satanás recebe permissão para dominar sobre os filhos da desobediência. Ele (satanás) lança a destruição entre os homens. Há calamidades em terra e mar. Propriedades e vidas são destruídas pelo fogo e por inundações. Satanás resolve atribuir isto aos que recusam curvar-se diante do ídolo estabelecido por ele. Seus agentes apontam para os adventistas do sétimo dia como a causa da perturbação. Maranata! - Meditação Matinal. Pag. 174.

Não é a grandeza do ato de desobediência que constitui o pecado, mas a discordância com a vontade expressa de Deus no mínimo particular; pois isto mostra que ainda existe comunhão entre a alma e o pecado. O coração está dividido em seu serviço. Há uma virtual negação de Deus, uma rebelião contra as leis de Seu governo. O Maior Discurso de Cristo. Pag. 51.

7ª Com que propósito Deus Se revela mais completamente na lei? Romanos. 5: 20, 21.

O pecado extinguiu o amor que Deus colocara no coração do homem. O trabalho da igreja é reacender esse amor. A igreja deve cooperar com Deus na tarefa de erradicar do coração humano o egoísmo, pondo em seu lugar a benevolência que estava no coração do homem em seu estado de perfeição original. Beneficência Social. Pag. 15.

Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosa oração e da entrega pessoal a Deus, que os primeiros discípulos se prepararam para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O mesmo trabalho, só que em grau mais elevado, deve ser feito agora. Então o agente humano apenas teve de pedir a bênção e esperar que o Senhor aperfeiçoasse a obra a seu respeito. Foi Deus quem começou a obra, e Ele terminará Sua obra, tornando o homem completo em Jesus Cristo. Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Somente os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. E Recebereis Poder – Meditação. Pag. 27.

O propósito de Deus era colocar todas as coisas sobre uma base de eterna segurança. O Propósito divino Para Sua Igreja é torna ela o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Como propósito divino, os membros da igreja a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, devem manifestar Sua glória. Como propósito de Deus a igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos "principados e potestades nos Céus", a final e ampla demonstração do amor de Deus. Atos dos Apóstolos. Pag. 9.

O propósito de Deus ao confiar a homens e mulheres a missão que Ele confiou a Cristo é libertar Seus seguidores de todo procedimento mundano e dar-lhes uma obra idêntica à que Cristo realizou. Medicina e Salvação. Pag. 25.

QUINTA: O SEGUNDO ADÃO

Romanos. 5: 18, 19. Paulo declara que por um ato de desobediência entrou no mundo a conseqüência da morte para todos os nascidos de mulher, assim como por providência divina pela obediência do representante humano a graça (ou uma nova chance) passou para todos os nascidos de mulher que aceitarem esta oferta.

8ª Que contraste nos é apresentado no texto acima? Que esperança nos é oferecida em Cristo?

O contraste se dá pelo fato de que está revelado que a divindade veio fazer pelos humanos aquilo que Adão não fez. Cristo veio pagar a divida que Adão deixou como herança para os seus descendentes. O Senhor veio oferecer para a humanidade a segurança que Adão não deu. Jesus veio trazer a salvação que a humanidade não herdou em Adão. Então nosso Salvador veio fazer o contrario do que fez Adão.

9ª Como são contrastados os atos de Adão e de Cristo em Romanos 5: 15 – 19?

Adão trouxe morte, Jesus trouxe vida. Adão nos deu como herança a desobediência, Jesus veio nos ensinar como sermos obedientes. Adão nos deixou condenados, Cristo veio trazer justificação. Por meio de Adão nós herdamos deficiência e limite, na estatura, na qualidade de relacionamento, na disposição de ser fiel, na sinceridade, na pratica da moralidade. Etc.

A queda do homem encheu o Céu todo de tristeza. O mundo que Deus fizera estava manchado pela maldição do pecado, e habitado por seres condenados à miséria e morte. Não parecia haver meio pelo qual pudessem escapar os que tinham transgredido a lei. Os anjos cessaram os seus cânticos de louvor. Por toda a corte celestial havia pranto pela ruína que o pecado ocasionara. Patriarcas e Profetas. Pag. 63.