sábado, 30 de março de 2013

RECRIAÇÃO


CRIAÇÃO
Recriação Lição 13 23 a 30 de março
 
“Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova Terra, nos quais habita justiça” (2Pe 3:13).
 
A Terra prometida aos mansos não se parecerá com esta, obscurecida pelas sombras da morte e da maldição. "Nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que habita a justiça." II Ped. 3:13. "E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos O servirão." Apoc. 22:3.
 
Não haverá decepção, nem pesar, nem pecado, ninguém que diga: enfermo estou; não haverá cortejos fúnebres, nem lamentações, nem morte, nem separações, nem corações partidos; mas Jesus ali estará, ali estará a paz. Os remidos "nunca terão fome nem sede, nem a calma nem o Sol os afligirão, porque O que Se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas". Isa. 49:10. O Maior Discurso de Cristo, 17-18.
 
Domingo - Um novo começo
 
1. Leia Apocalipse 21:1-5. Que quadro do futuro é apresentado aqui? Que promessas maravilhosas nos esperam? Por que isso é algo que só Deus pode fazer por nós?
 
“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21:1-5 RA)
 
João por revelação viu que Deus fez um novo céu e uma nova Terra (purificou o planeta e os seus moradores), pois o primeiro céu e a primeira terra passaram (estabeleceu uma nova administração); o mar (a divisão de povos, línguas, tribos e nações) já não existe por ser um; Viu também a cidade santa, a nova Jerusalém (a totalidade do povo de Deus, Tanto no céu como na Terra. Heb. 12:22), que descia da parte do Senhor, ataviada como noiva adornada para seu esposo. A Promessa e que Deus habitará com Seu povo. Ele enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor. Apocalipse 21:1-5.
 
Um pouco mais, e veremos o Rei em sua beleza. Um pouco mais, e Ele limpará dos olhos toda lágrima. ... Então, inumeráveis vozes entoarão o cântico: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles." Apoc. 21:3. "Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dEle sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz." II Ped. 3:14. Review and Herald, 13 de novembro de 1913.
 
Sem dúvida, uma das melhores promessas da nossa nova existência é que a morte e o sofrimento desaparecerão para sempre. É claro que Deus não considera positivas essas experiências. Elas não estavam na criação que Deus declarou “muito [boa]” (Gn 1:31). Elas são intrusas; nunca foram planejadas como parte da criação original, e tampouco farão parte da nova criação. Jesus veio para destruir essas coisas, e não teremos que experimentá-las novamente. LES.
 
Segunda - Do pó à vida
 
2. Leia Gênesis 2:7 e 3:19 Do que Adão foi feito, e qual foi o resultado de seu pecado?
 
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7 RA).
 
“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” (Gênesis 3:19 RA)
 
O SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente Gên. 2:7; o resultado de seu pecado foi o inverso disso, foi a separação de seu criador que é morte, fazendo que o homem voltasse ao pó da terra “tu és pó e ao pó tornarás”. Gên. 3:19. “Porque o salário do pecado é a morte”. Rom. 6:23.
 
Deus é um ser, e o homem foi criado à Sua imagem. Depois que Deus criou o homem à Sua imagem, a forma era perfeita em todas as suas peculiaridades, mas não tinha vitalidade. Então um Deus pessoal existente por Si mesmo soprou nessa forma o fôlego de vida, e o homem tornou-se um ser vivo, inteligente e que respira. Todas as partes do mecanismo humano foram postas em movimento. O coração, as artérias, as veias, a língua, as mãos, os pés, as percepções mentais, os sentidos, foram colocados sob leis físicas. Foi então que o homem passou a ser alma vivente.
 
Por meio de Jesus Cristo, Deus - não um perfume, não algo intangível, mas um Deus pessoal - criou o homem e dotou-o de inteligência e poder. … O Senhor é um Deus vivo e pessoal. Um Salvador vivo e pessoal veio ao nosso mundo a fim de tornar sem efeito as enganosas contorções e os sinuosos movimentos de Satanás. Manuscrito 117, 1898.
 
3. Leia Isaías 26:19 e Daniel 12:2. O que acontecerá com os que dormem no pó?
 
“Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.” (Isaías 26:19 RA)
 
“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.” (Daniel 12:2 RA)
 
Os mortos ressuscitarão (do gr. anastasis Levante, levantamento; um despertar, um acordar), viverão e despertarão, terão grande alegria os que habitais no pó, a terra dará à luz os seus mortos. Isa. 26:19. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror da condenação eterna. Dan. 12:2; Mt 25:46; Jo 5:29.
 
Em toda a plenitude de Sua divindade, em toda a glória de Sua humanidade imaculada, Cristo Se entregou a Si mesmo por nós como sacrifício completo e voluntário, e todo indivíduo que vai ter com Ele deve aceitá-Lo como se fosse a única pessoa pela qual foi pago o preço. Assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo, pois os obedientes ressuscitarão para a imortalidade, e o transgressor ressurgirá dentre os mortos para sofrer a morte, a penalidade da lei que ele infringiu. Signs of the Times, 19 de maio de 1890.
 
4. Leia 1 Coríntios 15:52-58. Que ensinamento nesse texto está ligado ao relato de Gênesis?
 
“num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Coríntios 15:52-58 RA)
 
Os mortos ressuscitarão incorruptíveis e os que estiverem vivos serão transformados. O pecado do ser humano iniciado ainda no Éden acarretou corrupção e morte “Assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1Co 15:22).
 
Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo que venceu o pecado e a morte, e por Sua causa temos acesso a vida eterna; Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor. 1 Coríntios 15:52-58.
 
Cristo foi tentado por Satanás de modo cem vezes mais severo que Adão, e sob circunstâncias mais probantes em todos os sentidos. ... Ele redimiu a infame queda de Adão e salvou o mundo. Há esperança para todos os que vão a Cristo e O recebem como Salvador pessoal. Manuscrito 20, 1898 (Manuscript Releases, vol. 8, págs. 39-41).
 
Terça - Restauração do domínio humano
 
5. Compare Gênesis 1:28 com João 12:31. Qual era a posição de Adão e Eva no mundo recém-criado? Quem se apoderou do poder e se tornou o príncipe deste mundo?
 
“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gênesis 1:28 RA)
 
“Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.” (João 12:31 RA)
 
Satanás recebeu o título de “príncipe deste mundo”. Jo. 16:11, "o deus deste século". II Cor. 4:4, por tê-lo usurpado, Deus tinha dado a seu filho Adão o governo ou administração da terra Gên. 1:26-27; Sal. 8:3-8, mas por cair na armadilha, perdeu está condição “Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo”. II Ped. 2:19; Rom. 6:16. Mas graças a cristo, que saiu vencedor na cruz do calvário “e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz”. Col. 2:15 ver também Jo.12:31-33; Mat. 12:29; 28:18; Luc. 11:22; Apoc. 12:10, retomou o que Adão havia perdido “É-me dado todo o poder no céu e na terra”. Mat. 28:19; Heb. 2:8, e por isso pode restituir à humanidade o Éden restaurado, "E a ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio." Miq. 4:8. "Os justos herdarão a Terra e habitarão nela para sempre." Sal. 37:29.
 
Enquanto permanecessem fiéis a Deus, Adão e sua companheira deveriam exercer governo sobre a Terra. Deu-se-lhes domínio ilimitado sobre toda a coisa vivente. Patriarcas e Profetas, 50.
 
Satanás, em virtude do êxito que teve em desviar o homem do caminho da obediência, tornou-se "o deus deste século". II Cor. 4:4. O domínio que uma vez pertenceu a Adão passou ao usurpador. Mas o Filho de Deus Se propôs vir à Terra a fim de pagar a penalidade do pecado, e assim não apenas redimir o homem, mas recobrar o domínio usurpado. ... O apóstolo Paulo a ela [à restauração adquirida do domínio perdido] se referiu como a "redenção da possessão de Deus". Efés. 1:14. Profetas e Reis, pág. 382.
 
Não somente o homem mas também a Terra tinha pelo pecado vindo sob o poder do maligno, e deveria ser restaurada pelo plano da redenção. Patriarcas e Profetas, pág. 67.
 
6. Que verdades encontramos na Bíblia sobre a recuperação do reino de Deus? 2Tm 2:11,12; Ap 5:10; 1Co 6:2,3.
 
“Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” (2 Timóteo 2:11-12 RA)
 
“e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.” (Apocalipse 5:10 RA)
 
“Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!” (1 Coríntios 6:2-3 RA)
 
Se perseveramos com Cristo, também com ele reinaremos, pois aos seus fieis constituiu reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra, no juízo os santos hão de julgar o mundo e os próprios anjos maus que lhes trouxeram tanto sofrimento e dor. (2 Tim. 2:11-12; Apoc. 5:10; 1 Cor 6:2-3).
 
Durante os mil anos entre a primeira e a segunda ressurreições, ocorre o julgamento dos ímpios. O apóstolo Paulo indica este juízo como um acontecimento a seguir-se ao segundo advento. "Nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações." I Cor. 4:5. Daniel declara que quando veio o Ancião de Dias, "foi dado o juízo aos santos do Altíssimo". Dan. 7:22. Nesse tempo os justos reinam como reis e sacerdotes de Deus. João, no Apocalipse, diz: "Vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar." "Serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos." Apoc. 20:4 e 6. É nesse tempo que, conforme foi predito por Paulo, "os santos hão de julgar o mundo". I Cor. 6:2. Em união com Cristo julgam os ímpios, comparando seus atos com o código - a Escritura Sagrada, e decidindo cada caso segundo as ações praticadas no corpo. Então é determinada a parte que os ímpios devem sofrer, segundo suas obras; e registrada em frente ao seu nome, no livro da morte. Igualmente Satanás e os anjos maus são julgados por Cristo e Seu povo. Diz Paulo: "Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?" I Cor. 6:3. O Grande Conflito, 660-661.
 
Quarta - Mais restauração
 
7. Leia Gênesis 6:11-13 e 9:2-4. No tempo do Dilúvio, que mudanças haviam ocorrido na natureza? Após o Dilúvio, que outra deterioração aconteceu no relacionamento entre homens e animais?
 
“A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.” (Gênesis 6:11-13 RA)
 
“Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” (Gênesis 9:2-4 RA)
 
A Terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. “Todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”. Gên. 6:11-13. Depois do Dilúvio, os animais ficaram com medo do ser humano este passou a ser um predador “Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora”, os homens passaram a se alimentar dos animais. Gên. 9:2-
4.
 
Ao olhar Noé para as poderosas feras rapinantes que saíram com ele da arca, temeu que sua família, contando apenas oito pessoas, fosse destruída por elas. Mas o Senhor enviou um anjo a Seu servo com a mensagem asseguradora: "E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da Terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a Terra, e todos os peixes do mar, na vossa mão são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde". Gên. 9:2 e 3. Antes deste tempo Deus não havia dado ao homem permissão para comer alimentos animais; era Seu desígnio que a espécie humana se mantivesse inteiramente com as produções da terra; mas agora que toda a erva verde tinha sido destruída, permitiu-lhes comer a carne dos animais limpos que haviam sido preservados na arca. Patriarcas e Profetas, 107.
 
8. Leia Isaías 65:25 e 11:6-9. Qual é a diferença entre os relacionamentos das criaturas no nosso mundo atual e os relacionamentos prometidos por Deus para o futuro?
 
“O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.” (Isaías 65:25 RA)
 
“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” (Isaías 11:6-9 RA)
 
A promessa mencionada foi dada sobe condição e está relacionada a jerusalém terrestre, a qual o povo não à materializou por sua desobediência, sendo a promessa válida e ampliada para o Israel espiritual (perceba em Isaías. 65 alguns limites terrestres que no céu não se terá), A promessa diz que a criação voltarão ao seu estado original, se fará presente os animais e serão pacíficos e sujeitos novamente ao governo humano, como no Éden. “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR”. Isa. 11:6-9; 65:25.
 
Na Nova Terra, cumprir-se-ão as profecias que os judeus aplicavam ao primeiro advento de Cristo. Manuscrito 69, 1912 (Manuscript Releases, vol. 10, págs. 158 e 159).
 
"A ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio." Miq. 4:8. O reino perdido pelo pecado, Cristo resgatou-o, e os redimidos o possuirão com Ele. "Os justos herdarão a Terra e habitarão nela para sempre." Sal. 37:29. História da Redenção, 430.
 
Quinta - A restauração do relacionamento com Deus
 
9. Leia Gênesis 3:24, Êxodo 33:20 e Deuteronômio 5:24-26. Qual foi o efeito do pecado sobre o relacionamento estreito que havia entre a humanidade e Deus?
 
“E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:24 RA)
 
“E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” (Êxodo 33:20 RA)
 
“e dissestes: Eis aqui o SENHOR, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo. Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR, nosso Deus, morreríamos. Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo? ” (Deuteronômio 5:24-26 RA)
 
O homem foi retirado do Jardim do Éden e interrompeu a comunicação face a face com Deus, devido a desobediência. Isa. 59:1-2. O ser humano ficou a partir dai com medo da presença de Deus. Gên. 3:8-10.
 
Mas o homem teve a promessa que receberia capacidade para ter inimizade com satanás, e se restauraria novamente a amizade e o relacionamento íntimo com Deus por meio do redentor. Gên. 3:15. E novamente veremos o Senhor face a face I João 3:2. “Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face” Apoc. 22:3-4, e reinaremos com Ele. “o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” Apoc. 22:5.
 
A concessão da árvore da vida, no Éden, era condicional, e finalmente foi retirada. Mas os dons da vida futura serão absolutos e eternos. … Restabelecidos à Sua presença, de novo os homens serão, como no princípio, ensinados por Deus: "O Meu povo saberá o Meu nome, ... porque Eu mesmo sou o que digo: Eis-me aqui." Isa. 52:6. Educação, 301.
 
Os puros de coração vivem como na visível presença de Deus durante o tempo que Ele lhes concede neste mundo. E também O verão face a face no estado futuro, imortal, assim como fazia Adão quando andava e falava com Deus no Éden. "Agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face." I Cor. 13:12. O Maior Discurso de Cristo, págs. 24-27.
 
10. Leia João 14:1-3 e Apocalipse 22:3-5. Que promessa Jesus estendeu a Seus discípulos antes de ser crucificado e qual será o resultado?
 
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:1-3 RA)
 
“Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” (Apocalipse 22:3-5 RA)
 
Jesus foi preparar lugar (e não um lugar Mat. 25:34) e, quando acabar de preparar lugar (ou morada que significa direito a nossa entrada no reino estabelecido através do juízo), voltará e nós receberá para si mesmo, para que, onde ele esteja, estejamos nós também. Jo. 14:1-3.
 
Cristo afirmou a Seus discípulos haver ido preparar moradas para eles na casa de Seu Pai. Os que aceitam os ensinos da Palavra de Deus não serão totalmente ignorantes com respeito à morada celestial. História da Redenção, 430-431.
 
Este reino será o Éden restaurado "A ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio." Miq. 4:8. “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” Apoc. 22:3-5.
 
O grande plano da redenção tem como resultado trazer de novo o mundo ao favor de Deus, de uma maneira completa. Tudo que se perdera pelo pecado é restaurado. Não somente o homem é redimido, mas também a Terra, a fim de ser a eterna habitação dos obedientes. Durante seis mil anos Satanás tem lutado para manter posse da Terra. Agora se cumpre o propósito original de Deus ao criá-la. "Os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade." Dan. 7:18. Patriarcas e Profetas, pág. 342.
 
Ali contemplaremos com ilimitada visão as belezas do Éden restaurado. Lançando aos pés do Redentor as coroas que Ele terá posto em nossa cabeça e tocando nossas harpas de ouro, encheremos todo o Céu com louvor Àquele que está assentado sobre o trono. Testimonies, vol. 8, pág. 254.


Nenhum comentário: