domingo, 22 de maio de 2011

"O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA ATUANTE E EFICIENTE"

O ESPÍRITO SANTO é apresentado na Bíblia como sendo uma pessoa ativa que trabalha em função de servir aos que querem ser fiéis a Deus.

Vejamos o que é apresentado em João 14:25, sobre as atividades do ESPÍRITO SANTO. Neste contexto Ele é chamado de "Auxiliador" ou "Consolador" que atua com o propósito de ensinar para fazer a pessoa aprender e depois se lembrar das coisas importantes para a sua salvação.

Assim podemos entender que só uma pessoa inteligente e que tem um conhecimento profundo sobre o plano da redenção pode ajudar de forma prática a alguém que quer usufruir das promessas divinas.

Leia Romanos 8: 26. Então você verá que existe uma demonstração clara sobre as atividades de um ser divino chamado de ESPÍRITO SANTO e que tem interesse no bem estar das pessoas quando elas buscam respostas para suas necessidades.

Leia João 16: 8. Este texto é uma declaração divina afirmando que quando o ESPÍRITO SANTO vier atuar na pessoa que buscar sua atuação Ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Convencer é uma obra que requer muita habilidade, conhecimento, capacidade para argumentar, só falar o que é verdade, materializar os benefícios, conceder as promessas e fazer a pessoa entender o seu próprio futuro. Esta é a obra do ESPÍRITO SANTO que está à disposição de todos os interessados em uma mudança de vida, e o ESPÍRITO SANTOS só atua plenamente nas pessoas que querem mudar de vida.

O ESPÍRITO SANTO é apresentado em alguns momentos sobre formas que não são comuns e parecem irreais, mas tudo tem o propósito de ensinar sobre a atuação do ESPÍRITO SANTO. No pentecostes o ESPÍRITO SANTO é apresentado atuando como fogo.
Leia Atos 2: 3. Neste texto está revelado que naquele momento apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada discípulo pousou uma. ** O fogo sempre é sinônimo de purificação e capacitação, por isso é importante saber que naquela ocasião os discípulos estavam buscando a sua purificação e a capacitação para fazerem a obra a eles designada por Jesus.
Portanto, o ESPÍRITO SANTO se manifestou de uma forma que trazia esta característica, deixando claro para as gerações seguintes que o ESPÍRITO SANTO tem esta função.

Leia Mateus 3: 16. A declaração do texto diz que após ser batizado Jesus saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e foi visto o ESPÍRITO SANTO de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele. É importante saber que a pomba representava a oferta mais simples dentro do ritual judaico e a única ave aceita como sacrifico.
Em Sua simplicidade de atuação Jesus também foi aceito com uma demonstração simples deixando claro para os pobres que Jesus também representava a oferta mais simples oferecida pelos pobres. As palavras este é o meu “Filho Amado” confirmava a aceitação divina do que é simples, mas oferecido com um coração puro e agradecido.

O ESPÍRITO SANTO também foi exemplificado pela chamada chuva temporã e serôdia em Joel 2: 28 e 29. Isso significa que o ESPÍRITO SANTO tem para o cristão a mesma característica que tem a chuva para a terra, ou seja, primeiro vamos tratar da intensidade que é derramar a chuva temporã, (a forte) e serôdia, (a fina) elas têm em sua intensidade o dever de fazer germinar, nascer, crescer e produzir.
É exatamente isso o que faz o ESPÍRITO SANTO quando atua em uma pessoa que tem o desejo de ser transformado. Ele convence essa pessoa a aceitá-Lo para germinar, trabalha para que essa pessoa passe pelo processo de nascer de novo, ser uma nova criatura, atua para que a pessoa cresça na graça e no conhecimento e assim esteja apta para produzir o fruto do ESPÍRITO relatado em Gálatas 5: 22 e 23.

Está relatado em João 3: 5. Jesus respondeu a pergunta de Nicodemos dizendo: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da “água” e do ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus.
Nascer da “água” que é o batismo isso simboliza que a pessoa está limpa por fora, ou seja, não tem do que ser acusada pelas outras pessoas e não tem do que se envergonhar. II Timóteo. 2: 15.
Nascer do ESPÍRITO simboliza a entrega da mente ao controle de Deus, e significa possuir a atuação sobrenatural do “auxiliador” divino para que a pessoa que aceitou a Deus por meio de Sua palavra seja perfeita, e esteja perfeitamente preparada para toda boa obra. II Timóteo. 3: 16 e 17.

O ESPÍRITO do Senhor Deus está sobre mim diz o profeta Isaias, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; enviou-me para apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; fui enviado para consolar todos os tristes; e para ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda ao invés de cinzas, óleo de gozo ao invés de pranto, vestidos de louvor ao invés de espírito angustiado; para que essas pessoas sejam chamadas árvores de justiça, plantação do Senhor, e que assim Ele seja glorificado. Isaias. 61: 1 – 3.
E em cumprimento a esta profecia e para confirmar que todos os profetas eram símbolo de Jesus, Ele quando foi ao templo fazendo referencia a si mesmo leu a mesma passagem. Veja Lucas. 4: 16 – 19.
Isso mostra que o ESPÍRITO SANTO capacita a qualquer pessoa que queira servir de instrumento divino para fazer o bem ao próximo.

Leia Gênesis 1: 2. Neste texto existe uma declaração importante sobre o ESPÍRITO SANTO que diz: A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o ESPÍRITO de Deus pairava sobre a face das águas.
É este ESPÍRITO que hoje atua no desenvolvimento das criaturas obedientes para mostrar de forma materializada como a divindade trabalha unida para a salvação de todos os que neles crêem.
Leia a expressão batismal contida em Mateus 28: 19. Com esta declaração Jesus deixou clara a participação do ESPÍRITO SANTO na vida religiosa dos que buscam servir de exemplo prático sobre os benefícios de andarmos com Deus.
Após o batismo o ESPÍRITO SANTO acompanhou Jesus até o deserto aonde Ele foi tentado e o protegeu de cair na tentação do diabo, isso é exatamente o que o ESPÍRITO SANTO faz hoje após você ser batizado para que você não caia em tentação de forma voluntariosa como alguns fazem.

Nenhum comentário: