domingo, 5 de setembro de 2010

Fidelidade Cristã

Passos importantes para uma alimentação saudável

“Estudando tudo no temor de Deus, acharemos que o melhor para nossa prosperidade tanto física como espiritual é observar o regime alimentar simples”. Regime alimentar pág. 36, parágrafo 41.

O alimento é o material que o organismo recebe para satisfazer suas necessidades de manutenção, crescimento, trabalho e restauração dos tecidos.
Obtendo assim a nutrição do organismo, provindo de cores e formas que cada alimento apresenta, tendo como resultado de uma dieta adequada prevenindo e/ou diminuindo o risco de algumas doenças.
Tais como: Obesidade, Osteoporose, Câncer, Diabetes, doenças cardiovasculares. Etc.

FIDELIDADE NA MANUTENÇÃO DO TEMPLO DO ESPIRITO SANTO

“Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a Sua semelhança, e era seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais plenamente revelasse essa imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador”.

Com o pecado a semelhança divina se deslustrou, quase se obliterando, enfraqueceu-se a capacidade física do homem e sua capacidade mental diminuiu; e ofuscou-se-lhe a visão espiritual. Tornou-se sujeito à morte. Por infinito amor e misericórdia foi concebido o plano de salvação. Restaurar no homem a imagem de seu Autor e levá-lo de novo à perfeição em que fora criado. – tal deveria ser a obra da redenção. “Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida.” Educação pág. 15 e 16.

1-Porque Deus estabeleceu o homem como templo do Espírito Santo? Gênesis 1:27

Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:27

Porque ele pretende Restaurar, Reformar, Transformar, Santificar, Purificar e salvar.

Restaurar e Reformar - Satanás rejubilava por haver conseguido rebaixar a imagem de Deus na humanidade. Então veio Cristo, a fim de restaurar no homem a imagem de seu Criador... Veio para expelir os demônios que haviam dominado a vontade. Veio para nos erguer do pó, reformar o caráter manchado, segundo o modelo de Seu divino caráter, embelezando-o com Sua própria glória. O Desejado de Todas as Nações, pág. 36-38.

Transformar - O Espírito Santo deve ser o instrumento vivo para convencer do pecado. O agente divino apresenta ao orador os benefícios do sacrifício feito na cruz; e ao ser a verdade posta em contato com as almas presentes, ganha-as Cristo para Si mesmo e opera para lhes transformar a natureza. Ele está pronto para nos ajudar nas fraquezas, para nos ensinar, dirigir e inspirar com idéias de origem celestial.
E Recebereis Poder - Meditação Matinal pág. 169.

Santificar - O Espírito Santo produz ações que estejam em harmonia com a lei de Deus. A obra regeneradora do Espírito será vista nas famílias em que são envidados diligentes esforços para manifestar bondade, paciência e amor. O poder onipotente está em atividade, preparando mentes e corações para que se submetam à modeladora influência do Espírito Santo e levando os pais a se santificarem, para que seus filhos também sejam santificados.

Purificar - Justamente na medida em que a Palavra de Deus é recebida e observada, impressionará ela com sua potência e tocará com sua vida toda fonte de ação, toda face do caráter. Purificará todo pensamento, regulará todo desejo. Aqueles que fazem da Palavra de Deus sua confiança, portar-se-ão como homens, e serão fortes. Erguer-se-ão acima de tudo quanto é baixo, a uma atmosfera isenta de contaminação. A Ciência do Bom Viver pág. 136.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9.

Salvar - O amor humano pode mudar; mas o amor de Cristo não conhece variação. Quando a Ele clamamos por socorro, Sua mão está estendida para salvar. A Ciência do Bom Viver pág. 72.

Oh! que certeza esta de que o amor de Deus pode habitar no coração de todos os que nEle crêem! Oh! que salvação é provida; pois Ele pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus... Aquele que teve conhecimento pessoal do comprimento, da largura, da altura e da profundidade desse amor, declarou-nos esse fato surpreendente. Este amor pertence-nos pela fé no Filho de Deus; por isso, a conexão com Cristo significa tudo para nós. Devemos ser um com Ele, assim com Ele o é com o Pai, e então somos amados pelo infinito Deus como membros do corpo de Cristo, como ramos da Videira viva. Devemos estar ligados ao tronco original e receber nutrição da Videira. Fundamentos da Educação Cristã pág. 178.

Os que condescendem com o eu e negligenciam cuidar da alma e do corpo daqueles por quem Cristo deu a sua vida, não estão comendo do pão da vida nem bebendo da água da fonte da salvação. Está estéril e destituídos de seiva, como a árvore que não dá fruto. São anões espirituais, que consomem seus meios consigo mesmo. (REVIEW AND HERALD- 15 de janeiro de 1895).

2- Quais são as conseqüências daqueles que não tem fidelidade com o templo do Espírito Santo? Gálatas 6:7 e 8.

Não vos enganeis; Deus não pode ser burlado: pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito ceifará vida eterna. Gálatas 6:7 e 8.

Aquele que cedeu uma vez à tentação, cederá mais facilmente segunda vez. Cada repetição do pecado diminui seu poder de resistência, cega os seus olhos, e suprime a convicção. Cada semente de condescendência, que é semeada, produzirá fruto. Deus não opera milagre para impedir a ceifa... Aquele que manifesta dura incredulidade, uma obstinada indiferença à verdade divina, não está senão a colher o fruto do que ele próprio semeou. Patriarcas e Profetas pág. 268.

O fato de ter sido objetivo da redenção restaurar a imagem de Deus no homem, levando-o de volta à perfeição em que fora criado, Deus não só é onipotente, mas, também altruísta, não só onisciente, mas, também benevolente, não só justo, mas, também perdoador, e dá muito mais importância ao segundo predicado do que o primeiro. A natureza benevolente, amante e altruísta de Deus era à parte da imagem que Ele mais desejava reproduzir no homem. Para realizar isso, conferiu originalmente o domínio do mundo ao homem. Ele agora atrai a Si homens através de atos de benevolência praticados na vida do mordomo. Um Sacrifício Vivo pg.18 e 19.

3- Deus pela sua misericórdia e benevolência como poderá restaurar aqueles que lhe são fiéis? II Coríntios 3:18.

Por tanto, nós todos, olhando a cara descoberta como num espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18

Olhando . . . como num espelho. É verdadeiro que nossas vidas são como espelhos que recebem a luz de Cristo e a refletem a outros. Bem como o rosto de Moisés refletia a glória de Deus no Sinai, assim também nossas vidas sempre devem refletir a glória do Senhor que brilha no rosto do Salvador para um mundo perdido.

A cara descoberta. No monte Sinai só Moisés recebeu a revelação procedente de Deus sem ter um véu sobre seu rosto. Agora todos podemos acercar-nos a Deus tão efetivamente como o fez Moisés e manter uma íntima comunhão com o Senhor

Somos transformados. O plano da redenção tem o propósito de restaurar a imagem de Deus no homem, transformação que se produz contemplando a Cristo. A contemplação da imagem de Cristo atua sobre a natureza moral e espiritual na mesma forma em que a presença de Deus atuou sobre o rosto de Moisés. O cristão mais humilde que constantemente contempla a Cristo como seu Redentor, reflete em sua própria vida um pouco de a glória de Cristo. Se fielmente continua fazendo-o, irá "de glória em glória" em sua experiência cristã pessoal.

De glória em glória. Esta transformação é progressiva: vai de um estado de glória a outro. Nossa semelhança espiritual com Cristo se produz por meio de sua glória, e dá como resultado o reflexo de uma glória semelhante à dele.

Como pelo Espírito do Senhor. A transformação espiritual que prove de Cristo só tem lugar mediante a ação do Espírito Santo que, ao ter acesso ao coração, renova, santifica e glorifica a natureza, e a recreia à semelhança da perfeita vida de Cristo.

Ao comunicarmos uns com os outros, podemos ser, mutuamente, uma bênção. Se somos de Cristo, nossos mais gratos pensamentos serão em torno dEle. Teremos prazer em falar a Seu respeito; e ao falarmos uns aos outros em Seu amor, nosso coração será abrandado por influências divinas. Contemplando a beleza de Seu caráter, seremos "transformados de glória em glória na mesma imagem". O Desejado de Todas as Nações pág 83.

“Conquanto a imagem moral de Deus fosse apagada pelo pecado de Adão, pelos méritos e poder de Jesus pode ela ser renovada. O homem pode ter a imagem moral de Deus em seu caráter; pois Jesus lhe dará. A menos que se veja no homem a imagem moral de Deus, jamais poderá ele entrar na cidade de Deus como Vencedor.”

Nenhum comentário: